Tecnologia AMD Eyefinity

A alta resolução nos aplicativos 3D e nos jogos 3D é um desejo na maioria dos usuários, pois é um dos fatores mais importantes para a beleza gráfica.

Lembro-me dos monitores com resolução de 640 x 480 pixels e hoje temos monitores com resolução de até 2560 x 1600 pixels. Agora imagine como seria um imagem de 7680 x 4800 pixels!

Como os atuais monitores ainda estão limitados a resolução de 2560 x 1600 pixels, a AMD lançou uma tecnologia que permite ligar até seis monitores simultanemanete, somando a resolução de cada um para formar uma imagem maior.

Já temos possibilidade de ligar até seis monitores de outra forma, mas você provavelmente precisará de duas ou mais placas de vídeo e a configuração entre eles é mais complexa.

Com a tecnologia AMD Eyefinity é possível fazê-lo de forma rápida e simples apenas com uma placa de vídeo.

A série da Radeon que passou a dar suporte a esta tecnologia é a 5000. O modelo precisa também ter uma conexão DisplayPort, já explicada aqui.

Veja um exemplo de como a visão do jogo Dirt2 fica bem panorâmica com três monitores no Eyefinity:

Você pode ainda usar o Eyefinity de forma independente, usando posições, resoluções e imagens diferentes em cada monitor. Inicialmente a sensação que a tecnologia Eyefinity proporciona impressiona.

A tecnologia é compatível com o Windows e com o Linux. Ironicamente, o sistema da Apple, o qual lançou a porta DisplayPort, não tem ainda o suporte da AMD.

Para ver a importância de uma visão panorâmica nos jogos 3D de primeira pessoa, a AMD fez uma comparação de vários jogos sendo executados em um monitor com resolução de 1920 x 1200 pixels e a opção de visualizá-lo com a resolução de 6060 x 1200 pixels com compensação de bisel neste link http://www.amd.com/US/PRODUCTS/TECHNOLOGIES/AMD-EYEFINITY-TECHNOLOGY/FOR-CONSUMERS/Pages/experience-eyefinity.aspx

O que pode incomodar são as molduras dos monitores que cortam as imagens no modo simultâneo, independentemente da configuração, quantidade e posição dos monitores. Alguns fabricantes já lançaram alguns modelos com molduras bem finas para amenizar este problema.

Por enquanto, o que está agarrando a tecnologia deslanchar aqui no Brasil é a falta de monitores com a conexão DisplayPort, pois a maioria das placas de vídeo de alta performance já possuem tal conexão.

One thought on “Tecnologia AMD Eyefinity

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *