Monitor 3D LG D2342P

A onda das imagens em 3D parece que desta vez chegou para ficar, já se fazem 2 anos desde que a febre voltou e ainda observamos muita coisa sendo apresentada e evoluindo.

No início conhecemos a tecnologia 3D estereoscópica da nVidia, com os seus óculos ativos, temos ainda a antiga tecnologia anáglifa com os seus óculos passivos por cores, com uma lente ciano e outra vermelha. Agora vamos conhecer a tecnologia que a LG está trazendo para os nossos lares.

A tecnologia FPR 3D da LG utiliza uma tela polarizada e óculos polarizados, semelhante ao que vemos nas salas de cinema, mas ao invés da tela polarizada circularmente, ela é polarizada horizontalmente. Os benefícios que a LG divulga desta tecnologia são:

  • Flicker-Free;
  • Redução de Crosstalk;
  • Óculos leves;
  • Sem ondas eletromagnéticas;
  • Imagens mais brilhantes.

Mas veja o que realmente é verdade e mentira nestas afirmações.

Flicker-Free

Com a tecnologia 3D da nVidia, é necessário um monitor de 120 Hz para amenizar o efeito de tela cintilante, se um monitor de 60Hz, normalmente comercializado no mercado, fosse mostrar as imagens em 3D com os óculos ativos da nVidia, teríamos como resultados imagens a 30Hz. Embora alguns suportem imagens à 60Hz, a maioria só sente conforto visual a partir dos 75Hz. Então, é fato que os óculos ativos da nVidia cansam mais do que as outras tecnologias. Para se ter uma idéia, imagine aqueles velhos monitores de tubo (CRT) que mostravam imagens a 60Hz, após muito tempo você não sentia um cansaço visual? Eu mesmo não consegui ver por mais de 1 hora um filme 3D com a tecnologia estereoscópica da nVidia, há sensação de náuseas, dores de cabeça e enjoos, alguns já relataram deficiência visual.

Redução de Crosstalk

O Crosstalk Effect ou sobreposição de imagens é quando a tecnologia falha por algum motivo, seja posicionamento do espectador ou por erro na projeção das imagens, então surge, mesmo com o uso dos óculos 3D, as imagens embaçadas. A tecnologia FPR 3D não reduz este efeito como anunciado, apresentando as mesmas deficiências.

Óculos leves

Por não terem circuitos eletrônicos, os óculos 3D da LG realmente são mais leves, pesando apenas 16 gramas (8 gramas o suporte para óculos de grau). Além disso, não é necessário recarregar a bateria dos óculos, são realmente mais confortáveis e são muito mais baratos, mas a principal vantagem é que eles não cansam após muito tempo de uso, pois a tecnologia é passiva. A única deficiência que percebi nos óculos da LG é que são bem frágeis, tanto as lentes quanto a armação são de plástico.

Sem ondas eletromagnéticas

Esta vantagem se dá pelo fato dos óculos não possuírem circuitos eletrônicos.

Imagens mais brilhantes

A tecnologia estereoscópica 3D da nVidia produz imagens mais escuras pelo fato das lentes se fecharem e abrirem constantemente, no caso da tecnologia FPR 3D da LG, as lentes escurecem também um pouco as imagens, mas para compensar, a LG aumenta o brilho e o contraste do monitor no modo 3D para exibir imagens mais vívidas.

Outra vantagem que não foi mencionada pela LG é que o custo de manutenção da tecnologia FPR 3D é bem menor, pois os monitores não precisam de tanta performance e os óculos não tem circuitos para estragar. Além disso, não é necessário cabo HDMI versão 1.4, a tecnologia já pode ser desfrutada através de qualquer conexão, inclusive a analógica VGA de 15 pinos.

Só os óculos 3D com a tecnologia estereoscópica ativa custam mais caros do que o monitor D2342P já com os "dois óculos" embutidos, lembrando que o monitor da LG atende à duas pessoas.

Atualmente o monitor LG D2342P custa pouco mais do que os demais monitores 23 LED do mercado.

Para ativar o recurso 3D nos jogos, filmes ou imagens, você pode instalar o aplicativo TriDef que vem num CD junto com o monitor. Nele você tem o aplicativo LG 3D Game, que procura por jogos instalados no sistema e configura-os para exibição com a tecnologia da LG.

Nos testes que realizei com alguns jogos, a tecnologia FPR 3D funciona muito bem. No jogo Crysis 2, por exemplo, o recurso 3D não ficou bom através do aplicativo LG 3D Game, mas o próprio jogo já possui em opções os ajustes para imagens 3D, basta selecionar o modo entrelaçado e começar a jogar. Nesta segunda opção as imagens 3D ficaram muito boas.

Um problema da tecnologia FPR 3D é o usuário deve estar exatamente no centro vertical de visão, se mover um pouco para cima ou para baixo, já percebemos os efeitos de tela embaçada (Crosstalk) e o efeito 3D é perdido. O fabricante recomenda tomar uma distância entre 50 a 90 cm para que o efeit crosstalk seja reduzido.

Clique para ampliar

Toda vez que você iniciar o LG TriDef, você pode testar o sua posição para obter o melhor resultados das imagens 3D.

Dentro do LG TriDef há uma opção de transformar as imagens 2D em 3D, mas os resultados não foram bons. Se quiser ver imagens 3D com efeitos satisfatórios, é melhor fazê-lo de imagens que foram nativamente produzidas em 3D, como alguns exemplos que a fabricante trouxe com o aplicativo.

Já os vídeos e filmes também dá para transformar em 3D, mas assim como nas imagens, o resultado também não é bom. Alguns filmes em 3D via side by side foram convertidos para o 3D entrelaçado da LG com qualidade excelente, embora às vezes foi possível observar o efeito crosstalk.

Importante mencionar que esta tecnologia 3D não é exclusiva para AMD, nVidia ou Intel, ela funciona em qualquer placa de vídeo com ou sem os drivers do fabricante. A única requisição é a instalação do LG TriDef.

Há um programa chamado Unigine Heaven Benchmark 3D que permite rodar testes no modo 3D, mas nele não havia a opção de imagens entrelaçadas, impossibilitando testar o 3D da LG nele.

Unigine Heaven Benchmark 3D

Embora a tela seja retroiluminada por LEDs, ele não é o dos mais finos, isso talvez se deva à fonte de alimentação embutido no monitor. As principais conexões (VGA, DVI e HDMI) estão presentes, assim como a furação VESA 75.

O suporte que fixa o pé do monitor possui encaixes internos que não são mais acessados quando ele é montado, impossibilitando de guardar o monitor novamente na caixa original.

A proposta da LG é muito interessante para a maioria dos usuários, pois trata-se de uma tecnologia barata, de baixa manutenção e com menos danos à saúde. O resultado 3D só é eficiente com o correto posicionamento vertical do usuário, o que pode impossibilitar o uso da tecnologia para vários espectadores ao mesmo tempo. Um ângulo de visão horizontal acima de 90º graus também pode comprometer a qualidade do efeito 3D.

 

Maiores informações sobre o produto na página: http://www.hardplus.com.br/produto_det.php?PID=LGD2342P

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *