`

Como particionar o HD?

Postado por em 26 de dezembro de 2008 | Geral

Administrador

Esta sim é uma ótima pedida para aqueles que desejam um pouco mais de segurança em seus arquivos e facilitar a organização de suas pastas. Eu sempre indico aos meus clientes criar ao menos 2 partições onde o C: seria apenas para o seus sistema operacional e a segunda partição no caso seria para o backup (onde seria salvo todos os arquivos pessoais que a pessoa não gostaria de perder).

Assim sendo se o sistema der algum problema grave do qual você nem consiga acesso ao mesmo, com o particionamento seus dados estariam no D: á salvo e assim poderia reinstalar o sistema tranquilamente formatando o C:. Obvio que existem varias maneiras de se salvar antes os dados que estão no sistema defeituoso antes de se formatar o HD, porem são meios mais demorados e complicados.

Em fim se trata de uma ótima dica que alem da segurança pode ajudar também na organização dos seus arquivos. Agora vamos ao que interessa…Como fazer?

Existe varias e varias possibilidade de se particionar um HD que vai desde softwares específicos como por exemplo o partition magic, a as próprias ferramentas do sistema como o gerenciamento de disco do Windows.

O que vai depender é se seu HD é primário ou secundário, se esta vazio ou cheio de arquivos…

Se for primário, ou seja o “HD do sistema” fica um pouco mais complicado sendo possível via Windows só através de softwares específicos como o partition magic. (veja foto abaixo)

Partition Magic 8.0

Partition Magic 8.0

Como pode se ver atráves da foto no menu a esquerda você pode usar a opção “resize a partition” e pelo proprio sistema fazer alterações na sua partição com arquivos ou sem arquivos (respeitanto o espaço livre) e assim criar novas partições mesmo que esta partição ja esteja em uso.

Explicando melhor, você pode pegar a partição C: que esta com sistema e dividir ela em 2 por exemplo, mesmo ela estando em uso. Após terminar de escolher as opções o programa irá reininciar e fazer as alterações e caso ocorrá tudo certo, quando o sistema iniciar novamente provavelmente seu HD estara particionado. (O interessante desta ferramenta é poder particionar a partição cheia de arquivos, porem exige um nível básico de conheceimento)

Outra opção para particionar o HD primário é através da instalação do sistema (Windows, Linux) todos dão esta possibilidade. (veja a foto da instalação do Windows).

Momento de particionar o HD

Momento de particionar o HD

Este é o exato momento da instalação do Windows onde você pode particionar o seu HD, bastando seguir as opções listada pela propria instalação do sistema. Neste caso você aperta “C” para criar uma partição…uma pergunta será lhe feita ” se você deseja usar o tamanho maximo da HD”…Respondendo “não” você poderá escolher manualmente o tamanho para a primeira particão e o que restar ficar para a segunda partição.

Se você fizer como o sugerido acima a segunda partição terá de ser ativada após o sistema ser instalado. Para fazer isso tera de usar o utilitário do próprio Windows o “gerenciador de disco”.

O gerenciador de disco também é o programa indicado para se particionar os HDs secundários que apesar de precisar do sistema para tal uso é a forma mais fácil e rápida de se particionar o disco.

Através do menu iniciar/Painel de controle/Ferramentas administrativas/Gerenciamento do computador/Gerenciamento do disco você poderá ativar a parte do HD que não esta sendo usada ou criar partições muito facilmente num HD secundário.

Observação: Sempre que ligar um HD novo, ou gaveta externa com HD novo ao seu computador é necessário iniciar o disco através deste utilitario.(veja a foto abaixo)

Gerenciador de Disco do Windows

Gerenciador de Disco do Windows

Este é o exemplo do gerenciador de discos do Windows com 2 HDs onde a parte preta (não alocado) significa a parte que não esta em uso e para criar  uma partição basta clicar com o botão direito do mouse em cima e seguir as opções (criar,excluir, formatar em FAT32 ou NTFS dentre outras opções).

Como ja dito antes existem varias maneiras de se particionar o disco e o mais interessante é o benefício que se passa a ter após tal tarefa, claro que cada pessoa tem seu geito de utilizar o computador e em alguns casos talvés o particionamento não faça diferença nenhuma. Mas acredito que este post deva ser interessante e auxilar muitas pessoas que não conheciam tais possibilidades.

21 comentarios ate o momento

21 comentarios ao “Como particionar o HD?”

  1. Oldemar

    Quando um usuário partilha a máquina com outras pessoas, suas informações ficam armazenas dentro do seu usuário no “document and settigns”. Esta pasta esta (à principio) vinculada à raiz do disco do sistema, é possível configurala para um outra partição?

    29 de dezembro de 2008 at 08:17

  2. Leonardo

    Ola Oldemar…Esta pasta no caso e de documentos compartilhados…como ela faz parte do sistema acredito que ela deva ficar no C: mesmo…ate dei uma procurada aki ja que você fez a pergunta, mas não vi nenhuma possibilidade de personalização desta pasta…procurei ate nas diretivas sem sucesso.Então acredito que a resposta seria não mesmo…Te aconselho compartilhar uma outra pasta,e que esta sim você poderia colocar em qualquer lugar que desejar. Abraços

    29 de dezembro de 2008 at 09:10

  3. dirceu danilo

    prezado amigo, gostaria de orientaçao no sentido de como reverter meu hd ao estado unico de uma partiçao com obviamente o espaço fisico real que e +- 8gb usando o partition magic…por favor me ajude pois estou com dificuldade pois meu programa e em ingles ai complica

    27 de janeiro de 2009 at 09:42

  4. Leonardo

    Ola Dirceu….Uma forma seria excluir todas as partições e criar uma nova definindo o
    tamanho maximo…vc poderia fazer isso ate pela instalação do
    sistema mesmo…porem perderia todos arquivos…Caso queria fazer pelo partição
    magic mesmo a opção de redimencionar as partições seria “rezise a partition” porem tanto para este procedimento como para os proximos passos sera necessario atenção ao que esta sendo perguntado e um certo conhecimento para finalizar o procedimento corretamente…abraços

    27 de janeiro de 2009 at 12:17

  5. pacman

    Ola amigo, boa noite! Podeira me tirar uma duvida?
    Eu preciso usar o usar o programa partição magic pois nao quero perder os arqivos que estão no Hd inclusive os drivers da placa mãe que nao consigo encontrar nem no site do fabircante, pois bem minha pergunta é a seguinte:
    Qndo eu fizer a partição do meu HD poderei fazer um back up de todo o meu drive “C” para o recem criado drive “D” sem problemas? Poderei inclusive formatar meu drive “C” e utilizar as informações contidas no back up no drive “D” para reistalar minha placa mãe?

    Obs. A placa mãe é nada mais nada menos que uma pcchip 812LMR….fico no aguardo, se souber onde encontro ou se tiver esses drivers ficarei muito grato se enviar para meu e-mail.

    Atenciosamente,

    PACMANGRU

    4 de março de 2009 at 21:16

  6. Leonardo

    ola amigo (pacman) vc consegue particionar uma partição com arquivos sim, pelo partion magic sem os perder, porem vc tem que ler direitinho para não clicar em ferramentas erradas. se vc utilizar as ferramentas adquadas vc conseguira. Vc pode tmb criar uma unidade com seu espaço livre e depois mover seus arquivos de backup para ela manualmente. Sobre formatar a unidade “c” pelo partition magic não é possivel pois o proprio programa esta instalado nesta partição

    5 de março de 2009 at 09:11

  7. Sandro

    Bom dia, Leonardo.

    Eu precisei particionar o meu HD para instalar dois sistemas operacionais, o XP e o Vista, deu tudo certo, estou com os dois sistemas rodando normalmente, porém só consigo conexão com a Internet no Windows Vista, que já estava instalado. Pelo Windows XP não consigo a conexão, creio que deva ser alguma configuração específica que deva ser feita.
    Minha conexão é banda larga via cabo (100 Mbps).
    Agradeço, se puder me auxiliar no procedimento a ser adotado.

    Att,

    Sandro.

    12 de março de 2009 at 10:36

  8. nancy

    oi,eu tbm instalei dois xp (sp 2 e sp 3)mas porque não consegui desinstalar o 3 e precisava só do 2.
    só que deve funcionar como se fossem dois,não tenho certeza se vc souber me dizer já agradeço.
    mas tive de inicio o mesmo problema ,só me conectava na internet pelo pimeiro.DEPOIS DESCOBRI QUE NÃO TINHA INSTALADO O DRIVER DA ETHERNET, NA SEGUNDA INSTALAÇÃO.e pelas informações que coletei tem que instalar tudo igual nos dois.

    É ISSO SE TE AJUDAR………. BOA SORTE.ABRAÇOS!!!!!!!!!!!!!!

    23 de março de 2009 at 22:52

  9. gato-seko

    prezado leonardo o meu hd ja teve dois s.o agora tenho apenas um depois de muito tempo o meu pc ficou estranho ele congela e aparece uma tela azul
    dizendo que o windows foi desligado para proteger os arquivos e manda desligar a
    memoria cache e retirar hadwares recentes……………………
    o que é isso se puder ajudar eu agradeço desde já…………….

    21 de abril de 2009 at 22:56

  10. Leonardo

    Ola Gato-seko…É dificil dizer assim apenas, sem avaliar pessoalmente no local. pode ser varias coisas. pode ser seu sistema operacional,pode ser alguma peça (fisicamente falando). so fazendo testes mesmo pra ter certeza. desconfio das memorias. (faça teste via dos com o mentest) pra ver se suas memorias estão ok. e tente tambem reinstalar seus sistema para eliminar esta possibilidade…persistindo os poblemas ai so avaliando e testando seus pc inteiro mesmo. abraços

    22 de abril de 2009 at 09:06

  11. Amarilio

    Leonardo bom dia! Te agradeço por encinar a particionar o hd, pois eu sempre perguntava a algumas pessoas e elas sempre me falavam que era muito trabalhoso. Mas cosegui graças a DEUS e a vc. Muito obrigado! Um forte abraço

    25 de abril de 2009 at 12:28

  12. Eric

    Olá Amigo gostaria de saber se é possivel usar o win xp o vista e o win 98 em um HD e como faço pois tenho algums programas que dependem dos 3 sistemas operacionais
    obrigado

    29 de abril de 2009 at 18:56

  13. fabio

    olá eric tem como sim e mais vc pode usar os tres ao mesmo tempo basta vc virtual pc e intala-lo em sua maquina com isso vc pode instalar varios sistemas operacionais dentro do proprio windows evitando assim o dual boot e o melhor é que oque vc instalar no seu sistema operacional virtual fica só no virtual otimo pra quem gosta de testar outros sistemas e ate mesmo programas evitando assim danos ao registro vc pode baixa-lo no site da microsoft ou no baixaki.
    http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/
    http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-virtual-pc.htm

    13 de maio de 2009 at 13:11

  14. neji

    É possivel eu instalar o windows XP em um HD q nao esteja vazio sem perder os dados q estao nesse HD após a instalaçao do windows??

    29 de junho de 2009 at 21:21

  15. Leonardo

    ola neji….sim é possivel…basta na hora que vc for instalar, escolher a opção…atualização ao inves de nova instalação…sendo assim vc instalara por cima do sistema antigo e os arquivos de usuarios não seram excluidos.

    30 de junho de 2009 at 09:08

  16. Gabriel

    Não estou conseguindo passar a memoria não alocada para outra partição que já existe issu é possivel sem o partion magic ?

    30 de junho de 2009 at 23:49

  17. Daniel

    oi tenho um hd particionado em duas partes, só q deixei pouco espaço na unidade D
    queria saber se tem como passar mais capacidade de memoria da unidade C para unidade D
    ñ posso formatar agora pois são 60 GB na unidade D e ta cheio. a unid.C tem 245 GB!!!
    obgado.

    26 de agosto de 2009 at 18:36

  18. Rafa

    Vou particionar o meu HD em duas partes uma só para o sistema e outra para os demais arquivos, aplicativos e drivers . Meu HD é de 160 GB, qual seria a a quantia de MB para cada partição mais recomendada?? Desde ja agradeço! Abraço

    12 de janeiro de 2010 at 22:44

  19. Joao Marcos

    Man quando eu vou particionar o meu HD , tipo quando eu formato meu pc la tem particionar mostra assim “espaço não particionado 8MB”,ai quando eu clicko pra particionar ele aparece essa mensagem “a partição ou espaço não particionado selecionado é muito pequeno para é muito pequeno para o windows xp.
    Selecione uma partição ou espaço não particionado cujo tamanho seja de pelo menos 1206 megabytes …
    meu notebook é de 160 GB queria saber como reparar este problema. esta mensagem foi na hora da formatação na no momento que vai particionar espero resposta.
    Muito Obrigado, meu email pra contado : joao-bacana17@hotmail.com

    15 de janeiro de 2010 at 19:00

  20. Alexandre

    Leonardo

    Utilizo o windows 7, e particionei através do gerenciador de disco. Só que ele me deu opção da diminuição até certo ponto. o sistema me informou que eu não poderia diminuir mais por conta de um arquivo não movível que está no C, fiz a desfragmentação para poder otimizer mais o C e repeti a diminuição. Mas o resultado foi o mesmo.
    Não consegui diminuir passando daquele ponto.

    11 de julho de 2010 at 15:27

  21. Kauê

    Me responde uma dúvida?
    Olha… Eu queria saber o seguinte. Tenho meu computador com HD particionado entre C: e D: só que meu D: está com a memoria lotada 899gb usados e 1 gb livre, queria aumentar a memoria dele, no caso transferindo mais uns 250 300 500 gb do C: para o D:. Corre algum risco eu tentar aumentar a memoria do D: e todos os arquivos salvos nela serem deletados ?
    Pois foram intensas horas de download de filmes, arquivos, desenhos, seriados, jogos, video-aulas, principalmente seriados e video-aulas de guitarra. To com muito receio de perder todos estes dados pois são de grande importância, e deram muito tempo de download =x. Queria saber o que fazer, se preciso salvar todos estes arquivos em um outro local antes de tentar aumentar a capacidade da memoria ”D:”? Ou posso baixar o programa e já particionar a memoria aumentando a capacidade do Disco D: que não corre nenhum risco de perdas ?
    Windows Vista SP2.
    Memoria 6gb
    HD: 1 hd de 1000gb e outro de 500gb
    Ajude-me, desde já fico grato.

    13 de setembro de 2011 at 02:48

Retornar a postagem | Comentarios RSS

Deixe um comentario