`

Como funciona o Touch Pad

Postado por em 22 de fevereiro de 2008 | Mobility

Administrador

O touchpad é um dispositivo que utiliza células sensíveis a pressão. Todo o dispositivo recebe uma pequena carga de energia, e quando é pressionado forma a corrente elétrica entre a placa superior e inferior, cada célula gera uma corrente diferente ao ser pressionada, então o microprocessador identifica o valor das cargas e sabe quais células foram pressionadas, para gerar um movimento ele identifica quais as primeiras e quais as ultimas células pressionadas, gerando linhas retas em intervalos de microssegundos. Essas linhas geradas a cada microssegundo juntas formam o movimento do cursor.

41 comentarios ate o momento

41 comentarios ao “Como funciona o Touch Pad”

  1. guess

    vc tem certeza disso? pega um touch pad e tenta mover o ponteiro usando um objeto q nao seja seu dedo, axo q vc eh soh imaginativo demais… tecnico de menos, touchpads identificam vetores x e y usando a capacitancia proporcionada pela pele do dedo em sua superfície, existem sim touchpads q reconhecem pressao, mas esses representam 5% do mercado e é somente usado em casos especificos pois nao possuem a mesma durabilidade dos outros 95%

    3 de novembro de 2008 at 22:55

  2. Cristovao

    Antes de criticarem, leiam http://pt.wikipedia.org/wiki/Touchpad .

    12 de novembro de 2008 at 10:07

  3. Marcio Gomes

    # guess

    Procura mais informaçoes antes de duvidar de certos depoimentos, pq aqui nao colocamos posts que nao seja com informaçao totalmente confiavel, se quiser aprender mais pesquisa em sites como http://www.google.com.br

    12 de novembro de 2008 at 21:49

  4. Fischer

    Boa tarde.
    É interessante complementar com o texto da Wikipedia em Inglês, que fala de ambos os casos (pressão e capacitância) citados acima:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Touchpad
    Abraço.

    20 de novembro de 2008 at 14:21

  5. Zezinho

    Me desculpem a ignorância mas eu também fiquei intrigado com o fato do touch pad funcionar apenas quando uso os dedos. Tentei fazê-lo funcionar com outros objetos e não obtive êxito, também cobri meu dedo com um pano para tentar exercer a mesma pressão, mas dessa maneira o touch pad não funcionou.

    7 de maio de 2009 at 23:39

  6. Rafael

    pow eu naum tenho certeza naum, pela pouca experiencia q eu tenho com touch pad, mas acredito q seja pela eletricidade do impulso nervoso….. pq somente as partes do corpo humano q conseguem movimentar o cursor do touch pad….

    13 de maio de 2009 at 01:22

  7. angelodemoro

    Bem… Apenas uma curiosidade!!
    Quem possui um notebook com touchpad synaptics faça o seguinte teste

    - abra o sensor de pressão ( um mini-app vinculado ao driver do mouse… geralmente fica no canto inferior direito da tela. )
    - aproxime seu dedo no touchpad ( NÃO ENCOSTE!!!! )

    Você verá que o sensor capta a presença do seu dedo sem ao menos encostar a superfície do touchpad.

    para maiores informações:
    http://www.synaptics.com/solutions/technology/proximity-sensing

    14 de maio de 2009 at 09:16

  8. Rodrigo Cardoso

    Aqui, pro povo parar de encher o saco:

    http://www.baixaki.com.br/info/1020-o-que-e-touchpad-.htm

    21 de maio de 2009 at 00:45

  9. Fabio Antonio Thomaz

    cara.. como voces viajam…

    TouchPad funciona assim:
    -são duas membranas com água entre elas.. ao passar o dedo, vai fazendo ondas no interior que são captadas por micro-helices que geram energia e movimentam o ponteiro.
    Quanto a só funcionar com o dedo e não com outros materiais:
    - voces acham que o computador é burro ? fala sério..
    um equipamento que efetua diversas operações por segundo não iria saber diferenciar um dedo de outro material ???
    Bah…

    25 de junho de 2009 at 11:07

  10. hahahaha, boa Fabio!

    25 de junho de 2009 at 18:41

  11. Bolívar Butzke

    hahahaha

    Tanta imaginação em uma página só hehehe, não sei o de vocês, mas no meu acer velho pelo que sei o negócio é por calor mesmo, por isso outros objetos não movimentam o mouse… no meu hp novo é como @angelodemoro disse..

    LOL

    20 de julho de 2009 at 16:52

  12. MATEUS

    hehehehehe…

    touch pad hã…

    9 de setembro de 2009 at 15:31

  13. ana

    pooooxaaaa.
    engraçado foi o m. gomes dizer pro outro procurar em sites como google.com sendo que quem colocou informação parcial foi ele :P
    e diz que as informações provêm de fontes ‘totalmente confiáveis’. huahauaha
    e, se fossem, no mínimo iria citá-las só pra esfregar na cara do outro. como não tinha, linkou o google.com mesmo huahauahuhauahu

    17 de setembro de 2009 at 20:53

  14. Bruno

    oi, eu sou tec de hardware, mas não possuo qualquer tipo de conhecimento sobre os Touchpads, mas o que me parece é que seja algum tipo de receptor de energia. deve concerteza tarbalhar com os nosso 0,5Volts( ou 1,5V, não sei!!) que o nosso corpo erradia para interromper algum tipo de sinal no qual trabalha. se calçar-mos uma luva, mesmo fazendo mt força , n funciona, mas se o dedo estiver mesmo pressionado contra a luva, ele funciona. Tudo leva crer que seja por modo electrico e não pela pressão exercida em si. Se alguém souber mesmo, mesmo, como funciona agradecia a informação. Brigd

    19 de outubro de 2009 at 12:38

  15. Shumaka

    mas se puserem um papel por cima e depois usarem o dedo funciona… e comigo tambem dá de utilizar uma t-shirt fina…lá se vao as teorias de reconhecimento do dedo pelo computador e da energia por agua abaixo…
    cumps

    25 de novembro de 2009 at 13:07

  16. Leandro Stigliano

    è por energia mesmo, mas não que a enegia do nosso corpo faça o movimento, o Touch tem carga positiva, e os eletrons do dedo trocam de carga com o mouse, não é por pesão não, e se usar um pano fino ou papel funciona porque mesmo assim ocorre a trasferencia, isso é + -- como aqueles abajur que acende com o toque, ou alguns botoes antigos, que era só encostar que funcionava, não precisava apertar, ou teclados de celulares como da LG, o chocolate eu acho, que é só passar o dedo, o Ipod tb, aquela rodinha,,, vish, um monte de coisa..
    Os de pesão são como so dos caixas eletronicos, que nen da Nossa caixa Nosso banco, que tem algumas areas sensiveis ao toque, mais são botoes trasparente, não da pra fazer movimento, que nen o do mouse.

    6 de janeiro de 2010 at 08:27

  17. JurunaPictures

    Sempre tive curiosidade de saber também. Fiz uma experiência agora. Achei incrível. Botei um pedaço de papel ofício em cima dele e consegui mover o cursor. Depois dobrei a camada e também consegui. Cheguei a 4 camadas de papel e mesmo assim ele funcionou. Daí cheguei a conclusão de que vou cortar um papel no formato exato e tentar fixar em cima dele, pois assim, fica mais fácil e conserva mais o bicho. É a camisinha touch pad!

    3 de abril de 2010 at 07:15

  18. Haikiri

    simples. os mouses de note sao com capacitores em paralelo como uma malha, nao é presão nem calor, é por indução (capacitancia). Nestes circuitos a base sensivel de cada ponto sensivel é ligada a um resistor muito alto que é ligado ao negativo… isso para manter o circuito inerte, quando o dedo se aproxima a energia estática energiza os pontos que excitam os transistores de cada ponto sensivel, esta variaçao é amplificada por u circuito super heteródino que envia um sinal de certeza ao CI do mouse que entao o transforma em dado digital por 0 e 1 para o computador.

    19 de maio de 2010 at 11:07

  19. thiago

    poxa se for possivel eu queria uma informacao….e que o sensor do touchpad estava clicando normalmente….so que algumas pessoas andaram mexendo no meu pc e agora nao consigo mais clicar no sensor….consigo somente arrastar a seta para os lados e pra cima e pra baixo!! quando quero clicar tenho que ir no bota que tem a baixo e que serve tambem para clicar com o botao direito se fosse no mouse comum!!

    ficaria feliz se alguem pudesse me explicar o que devo fazer….muito obrigado!!

    19 de junho de 2010 at 23:20

  20. Nilson

    Poxa vida, o touch pad é apenas uma matriz com milhares de microcapacitores, estes microcapacitores informam a posição x e y. Sensores do tipo capacitivo funcionam captando a diferença que ocorre em seus dielétricos. O dedo fornece um diélétrico diferente de uma faca por exemplo, e assim o touchpad é calibrado para um dielétrico igual ao do dedo.
    Existem também membranas que são feitas com matrizes resistivas, são duas camadas: 1 com uma camada de material resistivo e outra camada condutora.
    Este tipo que funciona por pressão gerando uma ddp, seria do tipo piezoelérico, e naum acredito seja usado nestes touchpad’s.
    Os touchpad’s com microcapacitores, são fabricados em uma pastilha de silicio, o que facilita a construção destas.

    Nilson
    Engenheiro Controle e Atutomação

    28 de junho de 2010 at 22:03

  21. Vinícius

    Muito boa sua explicação, e ainda dizendo que é engenheiro, até o papa confia

    30 de junho de 2010 at 14:39

  22. anonimo

    Não sou engeneiro, mas já trabalhei com eletronica muito tempo e sei bastante, e o que o amigo acima falou é verdade, o touch pad é feito com duas membranas capacitivas que tabalham em frequencia x, e quando uma determinada quantidade de capacitores alteram suas frequencias as inforações se tornão relevante pro microcontrolador informando assim a posição ( x , y ) do mouse, que logo é processado sistema operacional do computador.

    13 de setembro de 2010 at 21:15

  23. Rodrigo Corrêa

    Bom na realidade o que ocorre é o seguinte… o touch pad é formado por duas membranas de couro de preá em paralelo, entre essas membranas existem nanoguinomos imersos em água da jamaica, quando uma das membranas é tocada por um dedo (pode ser o furabolo, ou o pai de todos) faz cócegas no couro de preá que gera um impulso nervoso para o processador do notebook com a ordem para coçar o ponto tocado com a pata traseira, esse impulso é redirecionado para os nanoguinomos que começam a correr com suas patas na direção e sentido do impulso, a webcam do notepad filma essa movimentação de nanognomos e envia os dados por sedex10 para a xuxa meneguel (único ser capaz de enxergá-los) que identifica a velocidade e direção da movimentação dos pequenos seres cabalísticos. Após criteriosa análise a “rainha dos baixinhos” isere os dados em suas músicas de trás pra frente e distribui no mercado fonográfico. Os dados são coletados novamente por uma larga rede de testemunhas de jeová (http://WTW.) que os pregam em sites altamente confiáveis, ou os distribui por e-mails interessantíssimos sobre mensagens subliminares. Estes dados então são captados pela caixa de e-mail do Outlook de seu notebook e redirecionados a um dos nanoguinomos que dispõe de um nanomouse eu um nanomousepad, ele então desinverte a movimentação contida na mensagem de e-mail (previamente invertida pela patroa do Praga e do Dengue) e a reproduz em seu nanomouse em cima de seu nanomousepad.

    25 de novembro de 2010 at 10:58

  24. Marcello

    ri muito rodrigo correa

    25 de fevereiro de 2011 at 22:03

  25. andré

    não é nada disso, vou explicar em detalhes, é só esfrega o dedo que o celular ou mouse sente cócegas e vai logo para onde está apontando só para vc para.

    4 de março de 2011 at 14:41

  26. Augusto

    FAÇAM O TESTE!!

    Peguem um prego grande, aqueles de fixar vigas e pé-direitos. Passem a cabeça do prego no touch e vejam como funciona.

    Será que textura também influencia?

    10 de abril de 2011 at 21:13

  27. doidão

    Passei o piru e deu certo!

    12 de abril de 2011 at 14:20

  28. mar

    tem 1 bolsa com xixi la dentro ,é isso q faz com q ele funcione!!kkkkkkkk

    8 de junho de 2011 at 22:37

  29. Macilio

    Gente eu tenho uma explicação talvez razoável. Tenho Curso superior em fisica e vou tentar explicar uma forma possível de funcionamento do desse equipamento.

    Imaginem uma linha de pequenas celulas em linhas retas horizontais que nao se ligam. A primeira celula da linha horizontal (x) tem uma carga possitiva de 1volt a segunda celula na mesma linha tem uma carga negativa de 1volt. Nosso dedo he um condutor de eletricidade, assim como todo nosso corpo (quer, prova? coloca o dedo na tomada de 220v). A terceira celular tem carga positiva de mesmo modulo(tensao) das demais e a quarta carga negativa, a quinta positiva e a sexta negativa e assim sucessivamente ate o final da linha x. Assim, logo quando colocamos o dedo em uma determinada possicao, tipo celula 1 e 2 fechamos o circuito que permite a passagem do eletrons de uma celula a outra indentificando onde o circuito foi fechado e portanto a possição do dedo. Nao sentimos a passagem de energia pq he muito pequena a voltagem. Agora imagina essas linhas tb na vertical e juntas com as horizontais. Ao move o dedo, os pequenos interruptores sao fechados e abertos, identificando o sentido de movimentação. Acho que isso he suficiente para fazer um touch pad funcionar, mas nao posso afimar com precisao se todos sao assim ou se ha algum funcione assim.

    11 de junho de 2011 at 20:49

  30. Artur S Maciel

    Explicações variadas e interessantes. Acredito mais nas que se assemelham ao da Wikipedia. Parabéns aos que se dedicam a ajudar quem precisa de informações.
    Obrigado!

    15 de junho de 2011 at 19:21

  31. dion

    o touch do pc é capacitativo.. quer saber o que é capacitativo.. vai no google :p

    1 de julho de 2011 at 00:43

  32. Rodrigo

    “# Macilio
    Gente eu tenho uma explicação talvez razoável. Tenho Curso superior em fisica e vou tentar explicar uma forma possível de funcionamento do desse equipamento.
    Imaginem uma linha de pequenas celulas em linhas retas horizontais que nao se ligam. A primeira celula da linha horizontal (x) tem uma carga possitiva de 1volt a segunda celula na mesma linha tem uma carga negativa de 1volt. ”
    Tem alguma coisa errada na minha universidade.. lah eles me ensinaram que a unidade de carga era Coulumb e nao Volt. Volt eh unidade de tensao. Tu aprendeu isso aonde? uhhusauhsauh pra eu nunk ir estudar lah…

    2 de julho de 2011 at 23:50

  33. Carol

    bom eu peguei uma pilha comum e passei do lado positivo e não funcionou…..ai eu virei e passei do lado negativo eeeeeeeee FUNCIONOU.

    14 de setembro de 2011 at 15:42

  34. josias vitor

    sim ,esse tipo de mouse percebe um tipo de carga estatica presente em nosa pele ,se vc pegar um pedaço de papel e isolar o dedo nao funciona mas por exemplo se vc colocar uma moeda sobre o touch ele funciona ,pedaços de papel aluminio tbm o acionam .

    26 de outubro de 2011 at 20:20

  35. xande

    A grande verdade é que o touchscreen e o touchpad funcionam por detecção sônica sintonizada na frequaencia dos microimpactos. O funcionamento é bem simples. Várias células retiradas das carcaças de moluscos são colocadas dentro de uma matriz com um plásma liquido e inerte. Essas células são sensiveis a tensões que variam desde 0,2 volts até 1,7 volts. Quando o touchpad é tocado, a tensão do dedo, que varia exatamente nessa faixa de tensão, afeta as células que com o choque elétrico variam seu tamanho e batem contra o vidro gerando um impacto sônico. As frequencias dos impactos são diferentes sendo que quando o touch é tocado, a célula bate contra o vidro mas quando o touch é pressionado ou leva um toque mais forte no momento em que simula o click do botão do mouse, o vidro bate contra a célula gerando um tom sônico diferente. Microsensores sônicos detectam esse impacto e transformam em informações que serão processadas pelo processador gerando um posicionamento tridimensional(X,Y,Z) movimentando o cursor ou executando a ação nesta posição. Resumindo, o touch funciona na cabeçada. Claro que com o tempo as células morrem mas como são muitas células a durabilidade é razoável. Essa informação é 100% confiável e foi endossada pelo Dr Suahab Afed Especialista em nanocélulas de moluscos da Universidade de Bagdad. Caso queiram mais informações, consultem o site http://www.pegaostrouxas.com.

    31 de outubro de 2011 at 10:06

  36. hahahahaha, xande, sua explicação foi ótima :-)

    2 de novembro de 2011 at 03:54

  37. Augusto

    Mas não é só o dedo que funciona. Tente com um prego, desses de pregar “ripa”. Passe a cabeça do prego no Touch. Funciona meio lento, mas funciona. Essa história de passar corrente confere.

    27 de fevereiro de 2012 at 23:25

  38. eduardo souza

    entao assim…… se ele funciona por energia estatica entao se eu utilizar algo que roube a energia estatica do meu corpo o touch pad fica inutilizavel correto ?????

    4 de fevereiro de 2013 at 15:31

  39. isaias

    Todas as explicações estão erradas……

    Calor não é, se fosse assim um pano aquecido faria o mouse funcionar, e não funciona….

    Pressão não é, pois qualquer objeto que você coloque não o faz funcionar….

    Carga estática, daquelas que fazem acender um abajur também não é pois mesmo que você isole o dedo com plastico ou outro material isolante o mouse funciona do mesmo jeito….

    Capacitancia seria a teoria mais aceita, mas não encontrei nenhuma prova ….

    4 de fevereiro de 2013 at 22:07

  40. LUIZ

    JENTE ELE FUNCIONA DEVIDO A ELETRECIDADE STATICA QUE A JENTE TEM NO CORPO .OK .

    7 de outubro de 2013 at 22:15

  41. Anynha

    Tudo muito confuso!!!! :p

    29 de março de 2014 at 20:45

Retornar a postagem | Comentarios RSS

Deixe um comentario