Onda verde

Depois dos alertas que os cientistas fizeram sobre a saúde do planeta, a preocupação da população fez com que as indústrias se adaptassem ao novo cenário, que consiste em agredir menos a natureza para obter os equipamentos tecnológicos, mas até o momento, quem realmente fez algo importante?

O primeiro passo que as indústrias deram foi imposta pela União Europeia através do RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances, Restrição de Certas Substâncias Perigosas), uma diretiva européia que proíbe que certas substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação de equipamentos, como o cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente (Cr(VI)), bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (Pb).

 

Como o mercado europeu é muito forte, as indústrias tiveram que se adaptar rapidamente a esta nova diretiva, mas infelizmente, nada mais do que isso foi feito pela maioria das indústrias.

 

A China e os E.U.A., os países que mais poluem no mundo, continuam obtendo recursos naturais da mesma forma em que se obtinham no século passado. De forma arcaica, ineficiente, poluidora e devastadora. É incrível imaginar que o país mais desenvolvido do mundo continua obtendo parte de sua fonte de energia através do carvão!

 RoHS

Outras indústrias exibem com orgulho os selos de recliclagem ou RoHS em seus produtos, mas não optimizaram o processo industrial para amenizar os impactos contra a natureza. Já aconteceu inclusive de indústrias que utilizaram do selo RoHS mas que continham uma das substâncias proibidas em seus produtos.

reciclagem

Infelizmente as empresas descobriram que as propagandas influenciam mais os seus consumidores do que a atitude em si, pois a maioria dos seus clientes não certificam-se da realidade. Há empresas que gastam mais em propagandas "Green" do que na adaptação de suas indústrias para amenizar a poluição.

 

A falta de concientização não é só por parte das indústrias, mas também pela população, que embora ciente do problema, tão pouco faz para contribuir. Você por exemplo:

  • Faz coleta selectiva do seu lixo?
  • Entrega as pilhas e baterias usadas para o local apropriado?
  • Utiliza papel reciclado ao invés do papel branco?
  • Cobra dos órgãos públicos providencias contra aqueles que poluem?
  • Reduziu o consumo de carne?

7 thoughts on “Onda verde

  1. Anderson

    tem muita coisa a fazer, uma delas e acelerar a substituição do CFC, e investir em carros eletricos e não mais com combustiveis fosseis, e dar mais valores as varias formas de energias renovavéis...

    Reply
  2. Leu

    Legal esta materia, minha placa mãe tem o selo RoHS, mas não adianta todas estas certificações se o usuário não sabe escolher o produto pra o seus fins.
    Por exemplo:
    Um lojista que vai a uma loja de informática para comprar um PC para controle de estoque ou para o caixa.
    A loja vende um PC de R$700 que consome 180W de energia.
    Bom, com um pouco de pesquisa na net, você encontra um PC (Nettop) por um preço similar se não + barato que consome míseros 50W (com monitor LCD).
    O problema é achar as tais placa mãe Combo's com processador Atom no Brasil.
    É um nicho no mercado com uma enorme lacuna.
    Em breve eu vou montar um PC só para navegar na net e fazer downloads
    Com uma placa mãe INTEL D945GCLF - 1 HD 2,5 80GB usado.
    Mas ai ta o problema, aqui no Brasil não se fabrica gabinete para Nettop todos são importados e com preço não condizente como produto. So me resta vezar um gabinete de PVC expandido. Outro problema e achar fontes barata para Nettop então eu decidi usar uma fonte de 300W Mtek LC-300TFX.

    Reply
  3. Anderson

    Ola Frederico,
    a população bovina mundial é uma das maiores puluidoras do planeta, pela forma do sistema digestivo dos animais bovinos a quantidade de gas metano liberada no ambiente é altissima, se muito não estou errado a população bovina mundial esta entre as 5 mais poluentes do mundo...
    Não comer carne seria uma forma de evitar o investimento em mais cabeças de gado...

    Reply
  4. Post author

    Oi Frederico,

    Ti disculpo, e para você entender melhor, segue dois vídeos em português para reflexão:

    httpv://br.youtube.com/watch?v=EghRqeZA-TU

    httpv://br.youtube.com/watch?v=SKz6sgnUgdg

    Reply
  5. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *