`

iPod Touch vs. iPhone

Postado por em 20 de abril de 2008 | Mobility

Gilson Miranda

Depois de quatro meses “brincando” com o melhor MP4 do momento, o iPod Touch 16GB, resolvi trocá-lo pelo iPhone 8GB e fazer as comparações. Muitos devem dizer que é covardia esta comparativa, que o iPhone é muito superior, mas a verdade não é bem assim.

As principais vantagens do iPhone em relação ao iPod Touch são os recursos de telefone, camera digital e e-mail.

iphone-phone.jpg
  Phone

O recurso Phone foi muito bem implementado, de forma simples e eficiente você consegue todos os recursos básicos de um telefone normal, como registro de chamadas recebidas, feitas e perdidas, Lista de contatos, viva voz, caixa postal, mensagens de textos, personalização de toques e imagens conforme o contato e etc.

O funcionamento do aparelho como telefone celular ocorre de forma normal, como nos demais aparelhos, porém, de maneira mais elegante devido aos recursos que o Apple propocionou ao iPhone.

iphone-mail.jpg
   Mail

Com esta opção você pode acessar a sua conta ou várias contas de e-mail através do adaptador de rede wireless que o iPhone possui. As opções são um pouco limitadas, tendo apenas três caixas: Inbox, Sent e Trash (Entrada, Enviadas e Lixeira). Nào é possível criar, renomear ou excluir pastas.

Você pode também personalizar a assinatura para que seja incluida automaticamente no final de cada mensagem que você escrever, determinar um prazo para checar novas mensagens e demais opções básicas para um programa de e-mail.

Se você quiser acessar às suas mensagens depois, com o iPhone off-line da rede wireless, poderá fazê-lo sem problemas, pois as mensagens já foram baixadas para o aparelho. Você pode acessar a sua conta de e-mail pelo iPod Touch também, mas como ele é feito pelo navegador web Safari, só será possível com o aparelho conectado à alguma rede wireless.

iphone-camera.jpg
 Camera

O acesso a camera é fácil e simples, com apenas dois botões na tela: capturar e Exibir, sendo que em Exibir temos as opções de excluir, usar como papel de parede, enviar por e-mail ou assimilar com algum contato. Faltaram o zoom e inserção de molduras às imagens, recursos já comuns nas cameras dos demais telefones celulares.

A qualidade da lente da camera é muito fraca, em qualquer situação as imagens apresentam altas taxas de ruído, com cores fracas. Abaixo as características das fotos:

  • Resolução: 2 megapixels
  • Dimensão: 1600 x 1200 pixels
  • Bits de cor: 24
  • Abertura do diafragma: F/2,8

Bluetooth

A conexão bluetooth do iPhone é outra vantagem em relação ao iPod Touch, embora ambos tenham uma conexão de rede sem fio pelo padrão IEEE 802.11g, o qual é muito mais rápido.

Como disse no início, o iPhone não tem só vantagens, o problema dele começa com a duração da bateria, que é menor do que o iPod touch, Conforme testes mostrados no iPod touch 16GB vs. Asus Eee PC 4GB, iPod touch conseguiu 23 horas de músicas e 6 horas de vídeo, já o iPhone conseguiu 22 horas de músicas e 5 horas de vídeo. Talvez o recurso de telefonia seja o principal responsável por esta redução na autonomia do aparelho.

A dimensão e peso do iPhone é maior do que o iPod Touch, obviamente devido aos novos recursos incorporados, por isso, o iPod Touch se torna mais portátil.

O conector de áudio do iPhone é muito mais limitado, pois devido ao design utilizado, apenas os conectores P2 mais finos que encaixam no aparelho. no iPod Touch, qualquer plug P2 poder ser encaixado.

O alcance do sinal de rede wireless do iPhone é inferior ao do iPod Touch, não sei bem dizer o motivo, mas a diferença é perseptível. Em alguns momentos, o iPhone não detectou redes em que o iPod Touch continuava enchergando.

A capacidade de memória do iPhone é muito inferior ao do iPod Touch, apenas a metade, embora isso no início não seja muito preocupante, o prazo em que isso vai te incomodar é bem menor, devido ao acumulo de arquivos de áudio, vídeo e demais que vai ocorrendo conforme a sua utilização.

Obviamente o iPhone só é útlil à nós brasileiros se estiver destravado, por este motivo, você perde algumas vantagens como atualização do software, compras pelo iTunes Store, que embora não esteja ainda disponível, em breve estará aqui no Brasil, conforme a Apple do Brasil já nos informou, e principalmente a garantia do fabricante.

Você pode destravar também o iPod Touch, da mesma forma em que o iPhone é destravado, mas felizmente, não é uma atitudade obrigatória para poder usá-lo. a única vantagem de destravar um iPod Touch é a possibilidade de instalar programas de terceiros no aparelho, ampliando mais ainda as funções extras, embora se perca as outras acima mencionadas.

Pelo menos o modelo do iPhone que recebi, versão 1.1.4, não veio com o idioma português.

Até hoje não entendo por que a Apple não colocou alto-falantes no iPod Touch ou nos demais iPods, um recurso muito interessante para qualquer MP3/MP4 Player. Observem que a maioria dos tocadores no mercado possuem algum speaker. Este recurso só está disponível no iPhone. Os alto-falantes do iPhone são stereo, da consagrada Altec Lansing, características que deram uma qualidade muito boa ao áudio do aparelho.

A qualidade na reprodução/exibição de áudio, imagens e vídeo continua a mesma em ambos os aparelhos, assim como os recursos: Navegador web safari, Google Maps, Calculadora, relógio, youTube, Calendário e agenda, Previsão do tempo, Notes, Stocks e iTunes entre outros.

Já é sabido que os aparelhos que tentam fazer de tudo não conseguem a mesma qualidade dos aparelhos que foram fabricados para executar aquela tarefa específica, mas que isso poderia ocorrer com o mesmo fabricante e na mesma linha de produtos, foi uma surpresa.

O que comprar então?

Bem, se você pretende trocar de telefone celular, o iPhone com certeza é a melhor sugestão, mas se você estiver satisfeito com o seu telefone celular e deseja um tocador como os da Apple, aconselho o iPod touch.

13 comentarios ate o momento

13 comentarios ao “iPod Touch vs. iPhone”

  1. pedro

    tb troquei I itouch pelo iphone , prefiro I phone pq tem mais recursos e tava afim de trocar de cel.

    gilson, o mail do iphone nao e melhor do q o gmail no itouch. Toda fez a vou abrir a msg tenho q esperar baixar os anexos tudo de novo, no gmail ele baixa um de cada vez, bem mais rapido. A barrinha de endersco do iphone nao desaparece, ficando a area visivel menor. vc disse que os anexos ficam no iphone mas nao ficam.

    Como faco p desativar o auto completar na hora de digitar?

    21 de abril de 2008 at 20:37

  2. Gilson Miranda

    Oi Pedro,Você tem razão, o Mail do iPhone não fica com os anexos das mensagens guardados na sua memória, então eu exclui o meu endereço de e-mail do iMail e adicionei uma conta gmail nele, abri todos os anexos de uma mensagem e depois voltei neles quando o iPhone estava desconectado, desta forma, ele conseguiu reabrir os anexos mesmo off-line. ;-)

    Observação: O iMail não faz downloads de vários anexos simultaneamente, é necessário esperar o primeiro arquivo estar concluído para fazer o download do próximo.

    Chamei o Mail do iPhone de iMail para facilitar digitação e identificação :-)

    Sobre este auto-completar também não sei como desativá-lo. :-(

    28 de abril de 2008 at 12:24

  3. Erick

    O auto-completar só tem como desativar com as Preferencias Estendidas que só da pra instalar quem tem o Touch com Jailbreaked  e o mesmo para o Iphone!! Procurem no instaler por extended preferences que vao achar ! Depois de instalar entrem em Settings e vejam varias opções novas que ficavam escondidas antes!

    28 de abril de 2008 at 16:34

  4. Gilson Miranda

    Oi Erick,

    Valeu pela força, mas não encontrei o Extended preferences no installer, pesquisei no “all packages” e nada semelhante.

    Outra coisa que estou procurando é como gravar as conversas telefonicas do iPhone, mas ainda não decidi qual software utilizar.

    29 de abril de 2008 at 21:44

  5. FABINHO

    Olá, Gilson, tudo bem? Amigo, como vc já tem uma experiência maior com o Iphone, veja se pode me ajudar. Fiquei “brincando” -- fuçando mesmo -- com o aparelho e acredito que desabilitei o alto-falante do aparelho pois agora ele somente vibra e não consigo escutar o que a pessoa do outro da linha fala. Amigo, você tem alguma pista para que eu possa resolver este pequeno problema. Desde já agradeço a sua ajuda. Abraços.
    Fabio

    8 de maio de 2008 at 19:01

  6. Gilson Miranda

    Fala Fabio,

     

    Bem, não sou tão experiente assim com o aparelho e não sei como resolver este problema por não ter encarado com ele ainda, mas tenho duas sugestões:

     

    O mais básico: Veja no lado esquerdo que há um botão para o controle de volume, próximo ao botão mudo, teste ambos.
    Vá em Settings > sounds e confirme o volume .

     

    Mais avançado: Reexecute o programa Ziphone e veja se todas as configurações são restauradas.

    9 de maio de 2008 at 09:14

  7. Marina

    Olah Gilson,
    Estou na duvida em relacao aos emails.
    Sei que no Itouch eu soh posso acessar meus emails quando estiver perto de uma rede wifi, mas e no Iphone funciona assim tb ou utiliza algum sistema de telefonia para isso?
    Outra duvida eh GPS, melhor no Iphone ou Itouch? Ou eh igual?
    Muito obrigada!
    Marina.

    13 de agosto de 2008 at 13:27

  8. Gilson Miranda

    Oi Mariana,
     
    No iPhone você pode acessar os seus e-mails pela conexão EDGE, consulte a sua operadora para adquirir o endereço do servidor, usuário e senha, além dos planos que você pode escolher para ter acesso.
     
    O recurso GPS só está disponível no iPhone 3G, mas no iPhone versão 1.1.4 voce pode ter um recurso semelhante através do aplicativo Maps e conexão via EDGE.

    14 de agosto de 2008 at 17:01

  9. eu mesmo

    iphone eh melhor e pronto plz sem comentários

    10 de maio de 2009 at 21:05

  10. Renata

    Olá!
    Adquiri um iphone 4 desbloqueado(nao oficial) e quando recebo chamadas ou msg de texto é acionada uma voz que lê tudo alto, um tanto quanto falta de privacidade!! Desabilitei o voiceover e nada. O que eu faço??
    Abs
    Renata

    18 de novembro de 2010 at 10:31

  11. Douglas

    Olá Gilson e Se puderem me ajudar com esta dúvida!
    Mandei um e-mail pelo iphone e acabei escrevendo errado depois mandei outro com o endereço certo. Agora quando vou enviar um e-mail e digito a LETRA (D) inicial do e-mail digitado aparece os 2 e toda vez não lembro qual é o certo ou o errado, tem como eu excluir para ficar com um só?
    Lembrando e o e-mail que eu digitei errado não esta na lista de contatos
    Para:
    Cc:
    aparece os contatos e o e-mail que digitei errado
    Ex: douglas.errado@hot (quero apagar este)
    douglas.certo@hot

    Obrigado

    2 de dezembro de 2010 at 22:40

  12. suzan

    Amigo por favor me ajude…tenho um iphone e n sei como a camera(o icone da camera) sumiu…e n consigo bater fotos…só filmagem pelo cycorder..por favor me ajude!!!!

    9 de julho de 2011 at 23:21

  13. suzan

    por gentileza, se tiver como me ajudar mande para meu e-mail… (suzan_freire@hotmail.com )

    9 de julho de 2011 at 23:24

Retornar a postagem | Comentarios RSS

Deixe um comentario