blogplus

O blog da Hardplus

110V ou 220V? Eis a questão

O Brasil é o único lugar do mundo que possui oficialmente duas tensões na rede elétrica: 110V e 220V. Isso causa muitos transtornos, dúvidas e confusões aos usuários que estão se mudando ou constriuindo uma nova casa. Mas afinal, o que devo escolher para a minha nova residência ou empresa?

Teoricamente, tanto faz se o computador ou notebook está ligado a 110V ou 220V, pois eles vão necessitar da mesma potência para funcionar. Para entender melhor como funciona, iremos nos basear na seguinte fórmula: P = T x i aonde o P é a potência consumida pelo produto, o T é a tensão utilizada e o i é a corrente elétrica.

 

A grosso modo, imagine que a Tensão (T) é a largura de um cano d´água e a corrente (i) é a velocidade em que a água passa por este cano. A quantidade de água que você conseguir encher um balde é a potência consumida. Diante disso, se você duplicar a largura deste cano (aumentar a tensão de 110V para 220V), você irá precisar somente da metade da velocidade de água passando por ele (reduzir a corrente de 50A para 25A), ambos conseguirão encher o mesmo tanto de água no balde (potência consumida em Watts).

então:

  1. 110v x 50A = 5500 Watts
  2. 220v x 25A = 5500 Watts

Só que na prática a história é um pouco diferente, como você tem uma corrente bem mais elevada na rede elétrica de 110V, é necessário fios mais grossos, elevando o custo da construção ou manutenção da sua rede elétrica. Além disso, estes fios esquentam mais e possuem uma resistência maior, ocasionando em perda de energia.

 

No caso de fontes de alimentação para computador, eles foram originalmente concebidos para trabalhar com a tensão de 220V, mas quando são ligados na rede elétrica de 110V, é necessário que a fonte resgate a tensão de 220V através do “dobrador de Tensão” que obviamente consome energia extra.

 

Clique para ampliar

 

Se a fonte de alimentação for ligada a rede elétrica de 220V este processo não é necessário, enviando a energia direto para os retificadores.

 

Isso não quer dizer que você deva colocar aqueles estabilizadores que convertam a tensão de 110V para 220V, deixe que a própria fonte de alimentação faça isso com muito mais eficiência, e muito menos trocar toda a sua rede elétrica para 220V.

 

A rede elétrica de 220V no Brasil geralmente é bifásica, ou seja, possuem duas fases de 110V, isso permite uma flexibilidade muito grande no local, permitindo o eletricista optar por uma tomada de 110V (ligando somente um dos fios positivo) ou 220V (ligando os dois fios positivos na tomada) na mesma residência.

 

O Brasil é o único país do mundo que duas tensões são oficialmente suportadas

O Brasil é o único país do mundo que duas tensões são oficialmente suportadas

 

Se você já é usuário da rede elétrica de 220V e não possui ou não utiliza as tomadas de 220V, comece a adotá-las, desde que o seu equipamento suporte a tensão de 220V, porque senão, ele será danificado. pois o uso constante somente de uma das fases, pode gerar outro problema chamado de distorção harmônica (não tem nada haver com áudio :) ).

 

Os equipamentos que mais consomem energia elétrica, como o chuveiro, ar condicionado, ferros de passar roupas e aquecedores, devem ser ou estar ajustados (em caso de bivolt) em 220V, pois eles são os que mais contribuem para a distorção harmônica.

 

Para os demais equipamentos de 110V ligados a rede de 220V bifásica, é importante alternar a ligação das fases (fios positivos) nas tomadas, diminuindo assim esta diferença na corrente elétrica de ambas as fases. Uma dica é construir a rede elétrica da sua casa com fios sólidos de cores diferentes para cada fase. Os fios sólidos, em comparação com os fios flexíveis de mesma bitola, apresentam um aumento maior da impedância em altas freqüências, devido ao efeito pelicular. O correto aterramento do neutro é fundamental.

 

 Em breve explicarei como fazer um aterramento nas residências que ainda não possuem tal recurso.

304 thoughts on “110V ou 220V? Eis a questão
  • Andre disse:

    Gilson, no Chile também tem as duas voltagens. Não é só exclusividade nossa…
    Alias, quem me dera que fosse 220V. Minha esposa é argentina, e os eletrodomésticos lá tem de 1/3 a 1/4 do preço do Brasil. Quase comprei uma cafeteira da Saeco que aqui sai por 2300 reais aqui e lá sai por 720 reais, já convertido. Fogo…

  • Fernando disse:

    ainda estou com duvidas em relação a tensão de minha casa, devo instalar 220 ou 110v para chuveiro e tomadas.

  • Carlos Poloni disse:

    Na américa latina ainda existem tensões estranhas como o 277V.

  • Willian Machado disse:

    E na Região Sul, que a rede é 220v monofásico, uma fase e um neutro, como proceder???

  • A.D. disse:

    No brasil a distribuição de energia é em corrente alternada… vc fala em positico e negativo? A corrente alternada não tem polaridade. Tem?

  • Elliany disse:

    Ainda tenho dúvidas na hora da compra…devo comprar eletrodomésticos de 110 ou 220v?cafeteiras.bebedouros, micro ondas??? Não sei qual é a v. do meu prédio…

  • FREDERICO disse:

    Amigão, tenho um microondas 110v e agora mudei me para 220v ele tem 1050w de potencia, comprei um transformador de 2000w, mas o micro fica fraco, parece que não tem potência. O que acontece nesse caso? Como resolver isso?

    Obrigado!

  • Frederico,

    Qual é a corrente do seu microondas e do transformador (medido em amperes)
    Qual é a tensão de ambos? (medidos em voltagem)

  • kizz raquel disse:

    Bom dia,

    Vou me mudar para uma cidade que a corrente é 220v e meus eletrodomesticos são 110v, o q faço? vale a pena levá-los, em termos de custo?
    Grata.

  • paulo disse:

    oi gilson. um amigo me disse que nao é bom transforma 220 em 110, no caso usar 1 fase, porque nao é estável. isso faz algum sentido ou é bobagem? eu tenho um estudio de gravaçao e to fazendo a instalaçao elétrica da sala de gravaçao. fiz um aterramento separado pra usar no estudio, com 3 estacas de cobra de 2 metros no quintal. abraço, paulo.

  • Everson de Andrade disse:

    Por que não temos uma energia de unica voltagem? Porque a diferença de voltagem entre regiões??

    Obrigado pela resposta!

  • samanta disse:

    na minha lavanderia tenho 2 tomadas uma 110v outra 220v, agora gostaria de comprar estas maq que lava e seca, qual a melhor voltagem para comprar? 110 ou 220v?
    grta

  • Dagoberto Tersário disse:

    Como faço para transformar um Ferro de passar Roupas de 220 para 110?

  • Dagoberto,

    Você não tem como mudar a tensão do seu ferro de passar roupas, mas pode comrpar um conversor de tensão de 220V para 110V

  • Juliana disse:

    Olá, Gilson
    Tenho uma dúvida em relação a ligações monofásicas 220v. Existe a possibilidade de conversão para 110v? Compreendo a conversão quando se trata de 220v bifásico, mas não faço idéia de como funciona em monofásico…

    Obrigada pela atenção
    Juliana

    PS -- sou leiga no assunto, mas entendo a diferença entre voltagem, corrente e potência.

  • Oi Juliana,

    A rede monofásica consiste em uma via com a tensão (no seu caso 220V) e outra via com o neutro.

    Desconheço um procedimento na rede para tornar uma rede monofásica de 220V em 110V, porém, existe transformadores que mudam a sua rede de 220V para 110V ou vice e versa que é ligado em cada tomada de sua residência ou escritório.

  • Fernanda disse:

    OLá…
    Acho que você pode me ajudar…
    Veja bem, a rede eletrica daqui de PE é de 220v, e acabo de comprar um refrigerador pra rede eletrica de 110v, e agora como foça pra não perder meu eletrodomestico?
    Obrigada!

  • Dilma Rodrigues disse:

    Ola!!

    Gostaria de saber se posso ligar um aparelho que vem de fábrica de 220v numa rede de 110v. Isso danificaria o aparelho ou ficaria tudo bem?

    Obrigada.

  • Carlinhos disse:

    Dilma, o aparelho vai funcionar com a metade da forca. So isso.

  • DIMARZIO GOMES disse:

    Olá Gilson,

    Em um dos seus comentários, você disse que é necessário fazer um “bom aterramento do
    neutro”.

    Acontece que em muitas fontes, eles aconselham a fazer um aterramento do circuito da
    casa independente do neutro, embora o neutro esteja ligado ao terra da rede externa.

    Nos Estados Unidos, faz-se aterramento da casa, independente do neutro.

    Grato!

  • Daniel Nunes de Ávila disse:

    Os chuveiros e aparelhos condicionadores de ar eu comprei 220v…A voltagem da minha cidade é 110v.
    Percebi um a diminuição no consumo de energia.

  • rodrigo disse:

    ola ostaria de saber na minha residencia e 110v quero comprar um ar splt 220v
    precisarei por o conversor o consumo do ar e de 13.4 vai altera o consumo com o conversor muito obrigado…..

  • Renata disse:

    Estou em duvida se compro um ferro de passar 220 ou 110, na minha casa tem os dois tipos de tomada, a minha duvida é o ferro de passar é melhor usar em 220 ou 110, ajuda economizar força ou não? desde já agradeço pela atenção

  • Dayana disse:

    Bom dia!
    Comprei um ar condicionado de 220 V e a minha rede é 110 V (monofásico).
    E agora o que faço?

  • Vivendo Porto Alegre disse:

    Dayana, tu vais ter que procurar a CEEE para saber que capacidade de disjuntor bifásico tu terás que usar na tua caixa de disjuntores. Eles te dirão qual o disjuntor que tu deverás usar (exemplo: 50A bifásico). Dirão pra ti que tu precisarás contratar um profissional para adaptar a tua rede e instalar o novo disjuntor. Feito isso, tu deves retornar à CEEE para informar que a alteração na tua rede está pronta. Em até dois dias úteis os técnicos irão na tua casa trocar o teu relógio.

    Não sei como é o procedimento na AESSul e outras operadoras de energia.

    Abraços

  • Raquel disse:

    Olá caro amigo,

    Gostaria de fazer uma pergunta:
    comprei um ap e vou trocar toda a fiação da minha casa. Não tenho ainda os eletrodomésticos (o que já é bom).

    Hoje ela é 110. Porém tenho vários equipamentos que quero comprar que são 220: ar-condicionado, lavadora/secadora de roupas, chuveiros e torneiras elétricas. O pedreiro me deu a sugestão de colocar toda a rede em 220, inclusive as tomadas comuns, o que acarretaria em comprar só eletrodomésticos 220, que não seria problema (pra uma leiga como eu), uma vez que estão disponíveis no mercado.
    Tu aconselhas o mesmo?
    220 é mais econômico? Faz diferença da rede 110 em que?
    Devo colocar fio-terra nestas instalações?

    Obrigada!
    Raquel

  • Marcelo disse:

    oi raquel, faz como eu fiz lá em casa, instalei tomadas 220v e 110v por toda a casa, assim não perdi os eletrodomésticos que tinha e continuo com a voltagem de 220v. Agora dou preferencia aos eletrodomésticos de 220v, pois dizem que são um puco mais eficientes.

    Não coloquei fio terra porque não tive grana para isso, mas se tiver dinheiro para isso, recomendo.

  • Raquel disse:

    Oi Marcelo,

    Primeiramente, obrigada pela ajuda!

    Bom, no meu caso só vou colocar o fio terra no chuveiro, que foi até onde a grana permitiu, rs.
    Mas como eu não tenho nenhum eletrodoméstico, não tem perigo de eu perder nada.
    Eu terei que comprar tudo do zero, então já compro 220 mesmo.

    Pelo que entendi então não há nenhum problema em se ter uma rede 220. E era isso mesmo que eu queria saber.

    Obrigada novamente!

    Abraços,
    Raquel

  • Gilson Miranda disse:

    Oi Raquel,

    Concordo que os eletrodmésticos de 220V sejam a preferência, mas procure produtos bivolt, ou seja, suportam tanto a tensão de 110V quanto a de 220V e ligue-os na tensão de 220V. Se num futuro precisar de tal eletro/eletronico em 110V, basta mudar a chave seletora ou simplesmente ligar na tomada de 110V (quando for tensão automática).

    Felizmente a maioria dos produtos de informática já são bivolt.

  • leo disse:

    parabéns pela matéira, bem didática, continue se expressando assim!

  • Raquel disse:

    Olá Gilson!!!

    Grande dica!
    Tem uns q n tem como mudar, mas os q eu puder comprarei bivolt sim!

    Abraços,
    Raquel

  • Adriano disse:

    Cara, quem disse que o brasil é o unico lugar do mundo onde há 2 voltagens?

    Que comentário absurdo! Não passe informaçãom errada para os outros.
    Depois que li isto, nem continuei a ler a materia.

  • lia marins disse:

    Gilson cansei de Brasilia estou indo de volta para minha terra querida minas gerais posso ligar meus eletrodomesticos que sao 220 nas tomadas de la que sao 110?

  • ALOIZIO disse:

    gostaria de saber como procedo para ligar meus aperelhos que são 110v em 220v.
    como 220v são dois fases e um neutro,eu posso por em tomadas um fase e um neutro para tirar 110volts.?porque me parece que para ser 220v são ligados os 2 fases e o neutro ok? é assim mesmo.Grato aguardo resposta
    Aloizio

  • Nana disse:

    A desvantagem de ter 110V e 220V no Brasil é que já queimei alguns aparelhos por conta disso. =/
    Por distração mesmo. Nem sempre lembramos de verificar.

  • Vania disse:

    Ola vc poderia me d ar uma sugestao eu tenho uma maquina singer 220 v comprei na Italia e a energia da casa e 110 como faço para pode usar a minha maquina desde ja agradeço

  • sinval disse:

    A tensão 220v é mais eficiente sem duvida,fiz vários testes e os aparelhos em 220v eles emitem menos calor por isso o consumo é menor. o problema é que a ampla cobra pelo aumento de carga e isso torna a diferença insiguificante.

  • sinval disse:

    resposta pra vania. esiste um aparelho transformador de 11ov pra 22ov na casa&video é só comprar um de acordo com a potência de sua maquina.

  • miethehoufer disse:

    queria saber se posso ligar meu notbook na tomada 220v ele é da del ou tem problema ?/

  • Pereira disse:

    Urgente !!!! Me mudei para Joao Pessoa -- PB e aqui a rede eletrica e 220V, todos os equipamentos tais como geladeira, fogao, microondas, maquina de lavar roupa, Tvs, Dvs e etc sao 110V, portanto, nao sei como proceder para ter uma solucao completa e poder utiliza-los com o melhor custo beneficio. Obrigado.

  • Gera disse:

    Tudo jóia Sinval?

    Sinval, preciso saber como medir o aterramento; pois em casa é 220 monofásico
    e como utilizar as pontas de prova do multimetro?

  • Marcelo Aguiar disse:

    Comprei um aspirador Brastemp 1400watts 110 volts por engano na internet, isto porque minha voltagem é de 220.
    Como ligar na minha rede que é de 220V duas fases. esse aspirador de 110v?
    Não quero usar transformador, por causa do preço, face a potencia do mesmo que por certo será mais caro que o aspirador.
    Queri uma exolicação sobre essa ligação de fase neutro e terra e positivo e negativo.
    Obrigado

  • gerson valerio disse:

    caraka amigaõ ,tenho uma duvida usava um aquecedor 110v naõ aguentava ter qu todo banho ligar o djuntor .mudei pr 220v o 220 é duas fase e um neltro, o aquecedor tem,dois vermelho eo terra, ai a duvida ligo os 2fases da rede ou 1 fase e 1 neutro. pois é amigaõ no220v naõ da para aventurar um amigo me disse pr ligar os 2 fases é isso mesmo!

  • ROSE disse:

    conmprei uma lava loucas e depois e vi que era 220v aqui na cidade é 110 e 220 mas essa lavadora é so 220,posso usar na tomada normal de 110,como devo proceder

  • Rose,

    Você pode comprar nas lojas elétricas um transformador de 110 para 220 ou vice-versa, basta pegar algumas informações do seu lava louças como output ou saída: Tensão, informada em V, corrente informada em A ou potência informada em W. Leve isso ao vendedor que ele vai te indicar um transformador mais apropriado.

  • Sandra disse:

    Comprei um lava louças 110v minha rede é 220v. Vale a pena comprar um transformador? Vale o custo benefício em termos de energia?

    Aguardo retorno
    Obrigada

  • sidney disse:

    para saber corretamente qual tensão opera em sua casa corretamente . procure um eletricista . poi no brasil , há mais tipos de tensão elétrica !
    127 V monofásico
    220v bifásico
    220 monofásico (corretamente 380v + neutro pois há perda de 30% da tensão com o neutro)
    residências com sistema trifásico devem ter extremo cuidado ao alterar seus circuitos , ou ao mudar sua carga originária. como eletricista já vi casos graves de alterações de carga errôneas que causaram grandes prejuízos ao residentes .
    quando for instalar um novo dispositivo em sua casa , um bom eletricista poderá te auxiliar a proteger seu patrimônio tecnológico contra a principal causa de danos aos eletronicos ;
    o surto de tensão , pois a maioria dos equipamentos simplesmente não funcionará na tensão incorreta ( há exeções ).

  • simone diez disse:

    ola,
    moro na FLORIDA e estou mudando para BAHIA e la em minha casa a energia ‘e 220 , e eu tenho tudo tudinho mesmo,110, me disseram q tem como eu colocar um so transformador na entrada da casa , aqui tem uns adaptadores pequenos de tomadas.
    qual seria a maneira mais facil e economica pra eu utilizar todos os meus aparelohos em casa?

  • Adriana disse:

    Boa tarde, gostaria que tirassem uma dúvida…
    Moro em Brasília e estou de mudança pra Minas onde a voltagem é 110v; todos os meus aparelhos são 220v. A pergunta é o seguinte: Um aparelho ligado ao um transformador de 110v para 220 v, gasta mais energia do que um mesmo aparelho de 110v? Ou seja , minha geladeira de 220v, ligada ao um transformador de 110v para 220v, gasta mais que uma geladeira de 110v, ligada ao 110?

  • Ve disse:

    Ola Gilson, comprei um aparelho de massagem facial, vi que veio 220v, a rede de minha casa eh de 110v. Sou leiga no assunto, sai pra comprar um transformador, comprei um que transformava 220v para 110v, nao funcionou. Como funciona a coisa, tenho que transformar a energia de casa em 220 para funcionar a maquina? eu pensei que eu tinha que comprar um transformar para mudar a voltagem do aparelho para adaptar em casa, nao a rede de casa se adaptar ao aparelho. To errada? um abraco, espero sua resposta.

  • Oi Ve,

    Alguns transformadores possuem dupla função, ou seja, transformam 220 V para 110V e também tensão de 110V para 220V, se você ligar errado (invertido), poderá ter queimado o seu massageador facial.

    Caso isso não seja o seu caso, verifique se a potência do seu aparelho não é maior do que o limite do transformador.

  • Ve disse:

    Oi Gilson, obrigada pela disponibilidade em tirar nossas duvidas. Veja bem, a potencia do aparelho(nao se posso chamar de frequencia), eh de 50w com vontagem de 220v. O transformador que eu tinha comprado era de 50w ate 1825w. (ele transformava 220v para 110v). Eu fiz um pedido de outro que transforma 110v para 220v e vice versa. Chegando vou fazer o teste, penso que nao queimei ainda o massageador, pois qdo coloquei na tomada nao fez nada, era como se nao tivesse conectado. Obrigada pelas informacoes. Um abraco.

  • nicole disse:

    comprei ums secador que 2000W e minha tomada é 110 se eu ligar vai aver algum dano , ou posso ligalo normalmente, e se minha tomada for 110 e eu comprar um secador de 220 e ligar nessa tomado oque acontecera?????
    me ajudem por favor obrigada

  • Alair disse:

    Gilson, instalei um air split aqui no meu quarto à três dias, porém como o cara que veio instalar, não era eletricista, não deixo nada funcionado, só instalou tudo, caixa, disjunto etc, só não deixou funcionando. Tá, daí eu mesmo tentei fazer a ligação elétrica, como aqui em casa e bifásico 220v conseguir ligar as duas fases, mais assim mesmo o air split não funcionou, daí veio a dúvida, é necessário eu ligar o negativo? Ou deve deixar como está??

  • fellipe disse:

    amigao tenho um microondas de 110 volts so q a minha energia e d 220volts, gostaria d saber se um estabilizador comum ( os usados em pc) resolve ou so uma fonte q resolve valew!!!!!

  • Daillana nunes disse:

    bom dia gostaria de saber pois aqui em minha cidade e 110v mas comprei uma lavadora e secadora 220v mas quando eu li o manual fala q a maquina não é bivolt o que significa isso sera se eu comprar um transformador o aparelho vai funcionar ou não tem jeito mesmo
    se tiver qual é o melhor jeito pra funcionar

    grata fico no aguardo

  • # Quirino disse:

    Bom dia, amigo Gilson! Estive lendo a sua “mini-aula” acerca de circuitos elétricos e devo dizer que gostei muito!… Agora eu tenho um dúvida: “Eu comprei uma cafeteira elétrica de 127V e preciso saber se posso contectá-la numa tomada, cuja corrente elétrica (do meu bairro), é de 110V? Abraço, aguardo contato. (Quirino)

  • Marilda disse:

    Olá!!!!
    Quero comprar um grill, e tenho as 2 voltagens em minha casa,só queria saber em termos de economia qual vale mais a pena,110 ou 220 volts????
    Adorei suas informações…claras …dá para “leigos”(como eu) entender!!!!
    Obrigada!

  • Oi Marilda,

    Opte pela versão 220V, ela na prática pouco mais eficiente do que a versão 110V

  • antonio disse:

    Bom dia! Comprei um ar split de 220v porem a minha tensão é de 110v. Qual transformador que devo comprar para este ar que possui uma potência de 1096w com 5,6 ampèr?

  • Callegas disse:

    Compramos uma geladeira 220V, porém não temos nenhuma tomada no apartamento na voltagem do aparelho, o que seria menos trabalhoso comprar transformador voltagem 110 para 220 ou fazer modificação física na tomada mais próxima da geladeira para termos maior segurança evitando sobrecarregar a fiação bem como queima da geladeira.

  • carolina lehm disse:

    Olá Gilson, que ótimo ter pessoas como você dispostas a ajudar :)
    Saí de SC 220v pra Ribeirao Preto 110v, meu microondas (P.800w) e máquina de lavar roupa (P.400W) são 220v; ambos são de alto consumo, acho que não aceitam apenas o conversor de tensão, tem que ser transformador.. Qual transformador devo comprar?
    O eletricista também indicou trocar as tomadas expecíficas pra esses aparelhos para 110v. O que você sugere? Tem diferença no consumo ($)?
    Aguardo
    Att.
    Carolina

  • José Paulo disse:

    Olá.. pretendo comprar um tablet para estudar e ler, ele virá da china, porém, ele é 220v… ele vem com seu carregador. Gostaria de saber se precisarei comprar um transformador de 110v 220v ou se o proprio carregador do aparelho converte isso??

    Teria como me ajudarem com minha dúvida? Desde já agradeço muito!!

  • José Paulo,

    Provavelmente este tablet é somente em 220V, pois quando é bivolt, eles não destacam esta informação. Você pode adquirir um transformador de baixa potência, pois tablets exigem pouca energia, o inconveniente é levar o transformador junto.

  • Carolina lehm,

    Um transformador de 1500va atende ambos os aparelhos, mas talvez o seu eletricista tenha razão: mudar as tomadas de 220V para 110V talvez seja mais barato, faça os orçamentos e nos retorne aqui por favor.

  • Marcelo Eduardo Carrocci disse:

    Oi Boa Noite, Minha duvida e semelhante a algumas que li nas mensagens acima , meu sobrinho se mudou para poços de caldas -- mg onde a tensão e 110 volts mas a geladeira que ele levou e de 220 volts com 60 watts de frequencia comprei um transformador para mandar para ele que converte a de 110 para 220 com 60 watts de frequencia com 100A que eu não sei o significado , fiz um teste na maquina de café de casa que é 110 volts e deu tipo meia fase , quero dizer ela não deu arranque fazendo o aquecimento normal para que acontece-se o funcionamento , mediante ao ocorrido gostaria de saber , se a geladeira tem um funcionamento diferente da maquina de café e se posso mandar otransformador para ele , o modelo da geladeira é uma (Eletrolux 280) de 220 volts com frequencia de 60 watts , por favor me ajude , muito obrigado e parabens pelo seu blog , grande iniciativa!

  • Marcelo Eduardo Carrocci disse:

    fazendo uma correção no comentario que fiz acima a maquina de cafe da minha casa é 220 volts e eu uso um outro transformador mais antigo que eu não sei dizer as caracteristicas

  • carolina lehm disse:

    Gilson, dito e feito.. os transformadores sairiam no total R$ 165,00 para os dois equipamentos.. um de 700VA para a máquina que tem potência 430W e outro de 1500VA para o microondas que tem potência 800W.
    E a troca das tomadas de 110 para 220 custou R$ 240,00 e valeu mais a pena, pois com transformador tem o incoveniente do tamanho, do peso, da preocupação na hora de limpeza e água próximo, etc.
    Optei em trocar as tomadas… espero também que sejam mais economicas e não exijam muito dos meus equipamentos :)
    Att.
    carolina

  • oi Carolina,

    Fico feliz em ter lhe ajudado ;-)

  • Guilherme disse:

    Não era nada do que eu estava querendo saber huhauhauhuha, mesmo assim agradecido.

  • Demetrius Santana disse:

    Gilson,

    Estou voltando dos EUA (110V) com mundança completa pra Pernambuco (220V), entrei em contato com a companhia elétrica e eles disseram que eu posso solicitar a rede da minha casa em 110V.
    Gostaria portanto de tbm ter 220V disponível na casa, isso é possível a partir da rede original de 110V? Ou terei que solicitar 220V e instalar um transformador na propriedade para converter e alimentar os aparelhos que levarei dos EUA?
    PS: Parabéns pelo blog!

  • Leonidas disse:

    Gilson,

    Estou com um problema semelhante ao que o Demetrius descreveu acima.

    Irei me mudar para Santa Catarina vindo dos EUA, os equipamentos eletricos mais pesados, como secadora ou forno são vendido aqui como 220v, acredito que trifasico, pois a instalação pede 2 fios vivos mais 1 neutro e 1 terra. Seria possivel de alguma forma fazer a instalação destes equipamentos utilizando a rede monofasica 220v de minha cidade? Seria necessario a utiliação de 2 tranformadores 220 x 110v, um para cada fase ?

    Obrigado

  • Oi Demetrius,

    Pede à companhia elétrica de Pernambuco para instalar uma rede bifásica, assim você pode ter tanto 110V quanto 220V em sua nova residëncia. Já para o eletricista, pede para alternar as fases em cada tomada para não sobrecarregar uma das fases 110V.

  • carlos cesar bachiega disse:

    qual fio (milimetros) devo uzar para fazer uma instalacao show de bola na minha casa vou colocar 220 so nos chuveiros aguardo sua RESPOSTA MUITO OBRIGADO

  • bitola de 2,5 para tomadas
    bitola 4,0 para o chuveiro.
    para as lâmpadas, utilize fios com bitola de 1,5

  • Jacks sp. disse:

    o Brasil tem duas tensões elétricas 110/220 volts, porque no início da instalação das primeiras usinas de energia elétrica no Brasil. o Brasil já tinham grandes acordos técnicos e comerciais tento com os Estados Unidos como com vários países da Europa. os primeiros motores e equipamentos adquiridos nos Estados Unidos eram em 110 volts já os adquiridos em países da Europa eram em 220 volts. o Brasil não iam ficar AMARRADO somente a produtos de procedência Estadunidese. esses acordos técnicos/comerciais permitiram que Técnicos Brasileiro adquirissem um melhor grau de conhecimento de uma tecnologia no início da sua descoberta. isso também aconteceu com o caso do telefone trazido apartir de uma visita do Imperador Dom Pedro II ao Estados Unidos, e o primeiro sistema foi instalado no palácio em Petrópolis. por isso que o Brasil tem ótimos Engenheiros elétricos e que culminou com a construção da maior Hidroelétrica do Mundo que é Itaipu.

  • Oi Jacks,

    Muito bem colocado a sua observação, Obrigado.

  • Verinha disse:

    Olá!
    Moro no nordeste e aqui a tensão é 220w, tenho uma maquina de lavar que trouxe de SP que é 110w.
    Posso transformar o mesmo motor em 220w?
    grata!

  • sergio silva disse:

    bom quem pode me ajudar em tres casos:

    primeiro -- tenho uma corrente de 110voltes residencia monofasico, queria usar um ar de 220volts 15btus

    posso usar conversor e qual mais adequado (modelo e especificasões)

    segundo caso -- mesma situação so que queria usar uma maquina de costugra singer

    obrigado!!!

  • Verinha,

    Sua pergunta já foi respondida aqui, favor verificar os comentarios.

  • sergio,

    BTU é uma unidade de energia térmica. Ela é útil para calcular o resultado térmico de um ambiente refrigerado. Por exemplo: um ambiente de 9 m² recomenda-se um ar refrigerado com potência de pelo menos 7.500 BTUs. Então esta informação é desnecessária em nossa matéria.

    Precisamos saber a potência do equipamento que você está querendo ligar para definirmos o melhor transformador.

    Outras observações: Corrente = amperes ou A. Tensão = Volts ou V.

  • robson eduardo disse:

    gostei do conteudo bem explicativo sobre a diferença de tençao de energia entre 110v e 220v.

  • Patrícia disse:

    Boa tarde. Achei interessante o conteúdo do site.
    Tenho uma dúvida:
    A rede de minha casa é bifásica, no entanto não há descrições sobre qual é a voltagem de cada local. Suponho que o chuveiro e a tomada do ar condicionado sejam efetivamente 220.
    TEnho uma ducha 8 temperaturas 110v e no lugar onde eu morava anteriormente ela custava a aquecer, utilizando as 8 potências com temperaturas bem diferenciadas e aquecendo bem somente na 8ª. Agora, eu ainda não consegui utilizar o chuveiro além da temperatura 3, pois aquece absurdamente!!! É possível uma resistência 110 funcionar perfeitamente em 220? Por que isto tem acontecido? O chuveiro pode estragar desta forma?

    Agradeço desde já!

  • Alexandre V Veado disse:

    Resposta para Patrícia: a melhor maneira de descobrir os níveis de tensões de seus circuitos residenciais é medindo-os com um voltímetro, na escala tensão alternada e, colando um adesivo, nas tomadas, indicando o nível de tensão medida (110 ou 220V). Isto evita inserirmos aparelhos nas tomadas erradas e danificá-los totalmente. Como voce expos, provavelmente a ducha está aquecendo em demasia porque ela foi fabricada para uso em 110VAC e está ligada em 220. Por isso aquece muito já nas temperaturas baixas. Com certeza a resistência do chuveiro vai aquecer além do que suporta e vai romper, abrindo o circuito e esfreiando a água, se escolher uma temperatura mais alta além da 3. Não é possível um circuito projetado para 110VAC funcionar perfeitamente em 220. O que vem experimentando é uma tolerância de circuitos. Se elevar a temperatura além do dial 3 vai, com certeza, danificar a resistência da ducha e, se possui o corpo plástico, até pode deformá-lo, derretendo-o. Muito cuidado com ligações elétricas em box de banheiro.

  • sidney disse:

    patrícia .

    o calculo de potencia elétrica é feito pela fase, multiplicada pela intensidade de tensão ( amperagem *A ) mais a diferença de tensão ( voltagem *V )
    supondo que sua ducha seja 7500 watts ( potência ) a 110 V = 68 A ( amperes )
    isso em 110 volts, ou seja com uma fase .
    em 220 a coisa fica feia ! pois são duas fases ! = 136 A de amperagem *220 = 29920 watts de potencia ! esse chuveiro vai causar um incêndio na sua casa ,. pois isso é 4x a potencia para a qual ele foi projetado . o dia que você ligá-lo na oitava temperatura ele pode ate explodir por causa de sobrecarga , fora o dano que pode causar ao sistema elétrico da casa devido ao curto circuito que causará , eletrodomésticos podem queimar devido ao surto causado , e a pessoa te estiver tomando banho pode ate morrer eletrocutada , pois a água diminui a resistência do corpo humano às cargas elétricas.

  • sidney disse:

    para evitar instalações de equipamentos elétricos incorretamente em sua residência, conte sempre com um eletricista qualificado , e se for fazer a alteração de carga ( o modo que nossa cemig chama a modificação de fases no padrão ) e peça sempre ao eletricista que instale dps (dispositivo de proteção de surtos de tensão ) idr (interruptor diferencial de rede elétrica ) planeje bem o aterramento , e use quadros de barramento ( a distribuição de energia é feita através de barras de cobre maciço alternadas e sobrepostas entre si em forma de uma espinha de peixe, aumentando a qualidade de transmissão de energia e dispensando emendas de fios no quadro de distribuição ) . esse tipo de instalação parece caro quando orçado ( na média de 1200 a 3000 reais dependendo da quantidade de circuitos a serem feitos ) ( um notebook para jogos custa bem mais que isso ) e a residencia fica protegida contra raios , sobrecargas, superaquecimento , curto-circuitos , fugas de carga , sobretensões oriundas da rede elétrica .

  • sidney disse:

    verinha

    o motor de sua maquina de lavar é fabricado para trabalhar em 127 V
    não a como modificá-lo por causa das outras peças que existem na maquina ( circuitos integrados placas de comando etc ) recomendo vendê-la , e comprar uma com a voltagem
    apropriada
    se isso não for possível , utilize um transformador 220-127 ( existem transformadores que trabalham tanto em 220-127 como 127-220 ) de pelo menos 1000va .
    porem transformadores consomem energia elétrica que é liberada em forma de calor
    aumentando a conta de energia elétrica .

  • sidney disse:

    Carlos césar bachiega

    a bitola pode variar dependendo do chuveiro .
    hj quando se comprar um chuveiro novo , por norma da ABNT , a bitola correta a ser usada
    na fiação já vem visível no chuveiro ou no manual de instalação do mesmo .

  • sidney disse:

    Leonidas

    se seu forno utiliza duas fases 127 V , ele tem uma tensão de 220 bifásico.
    ele pode ser instalado em 220 monofásico ? sim pode , se for feito por profissional qualificado , para averiguar requisitos técnicos para a instalação do mesmo .

    uma coisa que não existe é neutro em ligações bifásicas ou trifásicas , exigindo aterramento ( fio verde )
    pode haver é o uso do neutro como aterramento , mas não é recomendado

  • sidney disse:

    Demetrius Santana

    se vc tiver duas fazes diferentes à 110 V , você terá 220 bifásico.

  • sidney disse:

    explicando a diferença entre 127 V e 220 V

    quanto menor é a diferença de tensão , maior é a necessidade de carga para funcionar um equipamento .
    ex : um chuveiro de 5500 watts necessita de 50A amperes para funcionar ao máximo em 127 V , mas em 220 ele necessita apenas de 25A
    em uma casa com varias fases a qualidade de energia é maior e os circuitos podem ser maiores tbm por causa da voltagem maior
    porem isso causa um custo maior de disponibilidade ( normalmente se paga um custo base por fase instalada na propriedade ) que é diferente tbm com a finalidade do uso da energia .
    por isso ma maioria das residencias brasileiras são MONOFÁSICAS ( tem apenas uma fase ).
    alguns estados tem a voltagem em 220 para suprir deficiências em geração de energia , pois uma voltagem menor causaria uma perda de tensão que desestabilizaria a rede elétrica do estado e causaria um efeito dominó ( redes de transmissão de energia operam a 75kv para diminuir a perda de energia entre a fonte geradora e a distribuidora )

  • sidney disse:

    um chuveiro 5500 funcionando a 127 V , necessita de fiação de 10 mm .
    porque?

    a causa disso é a intensidade de tensão necessária para o chuveiro = 50A

    em 220 =25 A . a fiação necessária passa a ser de apenas 4 mm

    por isso redes em 220 tem um custo menor de instalação

  • sidney disse:

    três cálculos legais para vc saber se sua instalação elétrica suporta tudo que está funcionando nela .
    legenda : V = voltagem . A = amperagem . P = potencia ( lembrando que watt é = potencia tbm )

    para saber a potencia : V*A=P

    para saber a voltagem : P/A=V

    para saber a amperagem : V/P=A

    soma-se todas as amperagens e se compara com o disjuntor do padrão de energia
    o resultado da soma deve ser menor que a amperagem do disjuntor do padrão

  • Sidney,

    Muito obrigado pelas suas explicações.

  • Patrícia disse:

    Boa tarde Sidney, muito obrigada pelo alerta. Só me confirme uma situação, não seria possível instalar em um chuveiro 220v uma resistência 110v pelo fato de esta última necessitar de fiação mais ‘resistente’, Mas o inverso é possível, não é?! Portanto, se eu gastar 13 reais numa resistência 220 todos os riscos que estou correndo serão sanados, certo?! Apenas preciso que me confirme para poder tomar as providências cabíveis, mas muito obrigada mesmo!!!

    E só uma obs qto a um comentário seu, no Paraná não existem taxas cobradas para medidores bifásicos ou trifásicos, o único diferencial é que o mínimo de 30kW cobrados no mono passa a ser 50 no bi e 100 no tri, e caso haja necessidade de reparos ou serviços pela empresa responsável pelo fornecimento os valores são então variáveis, possuindo uma tabela.

  • Carlos pereira disse:

    Gostei muito de todos os comentários, continue , pois é muito legal, estamos por dentro destas informações.

  • arlindo rodrigues disse:

    comsiderando que o preco do kwh cobrado pela cemar seja 0,581518. qual eo gasto mensal da energia eletrica d republica

  • sidney disse:

    patrícia

    trocar a resistência não sana a situação .
    os componente que constituem o chuveiro foram feitos para 127V . trocando a resistência , você apenas atrasa o problema . uma ducha de 5500 a 6000 watts para 220V tem um baixo custo e será mais seguro que que seu chuveiro atual

  • Charles disse:

    Gilson

    Gostei muito da sua pagina!
    Aqui em Brasilia, a tensão é 220v e estou com uma dúvida de como instalar uma secadora de roupas GE que trouxe dos USA, ela é 220 v, mas a tomada dela é uma que vem com 4 fios, pelo que eu entendi um deles é o terra, o outro neutro e os outros dois la nos USA eram ligados em duas fases 110v que davam os 220v. Será que posso ligar esses fios diretamente nos 220v ?

    Obrigado!

  • oi Charles,

    Primeiramente você deve certificar-se de que a sua rede elétrica de 220V seja bifásica ou monofásica.
    Geralmente a monofásica de 220V é um fio com tensão de 220V e o outro fio o neutro. As bifásicas de 220V são dois fios com 110V cada uma.
    Chame um eletricista e pede a ele para fazer as devidas adaptações.

  • Rosi disse:

    Gilson, a casa em que resido é 110V (aluguel), mas comprei uma central de ar de 220V. Algumas pessoas me deram a opção de comprar um transformador (obtive informação que eleva o valor da conta de energia). Outras, a opção de chamar a companhia para colocar bifásico. Gostaria de saber do profissional qual a melhor opção.

    Grata
    Rosi

  • Rosi,

    O mais correto é pedir a companhia elétrica para colocar bifásica em sua residência, mas esta opção é muito mais cara. Ela é mais viável se você possuir muitos equipamentos em 220V, se você possuir somente esta central de ar, acho melhor comprar um transformador mesmo.

  • Maíra Toantto disse:

    Olá

    Gostaria de saber como devo proceder meu eletrodomesticos são todos 110 vlts e minha casa nova aki em SC é 220 volts. tem como mudar a energia da casa toda??? muito obrigadooo

  • kel gomes disse:

    Oi Gilsom, bom eu quero comprar um forno de embutir, so q a voltagem é de 220v, aki em casa td é 110v, o q eu faço, me ajuda porfavor, bjs e fika na paz!!!!!

  • kel gomes disse:

    porfavor me envia tbm por email. kelzinhawilliamar@hotmail.com.bjs

  • Kel,

    No seu caso, recomendo procurar outro modelo que seja 110V.

  • Gilson Ferreira disse:

    Oi xará, antes de mais nada gostaria de parabenizar pelo seu grande trabalho e profisionalismo. Meu problema é o seguinte! Moro Na Europa a mais de 10 anos nos quais acumulamos uma boa quantidade de Eletrodomesticos; como lavadora de roupa, climatizador, geladeira, lava louça etc… que são na maioria 220-240V. 50HZ. Finalmente resolvemos retornar para o Brasil e como iremos residir no Espirito Santo (à principio de aluguel) onde a voltagem é 110v., queríamos saber se podemos resolver este problema de diferença de tensão, e qual o modo melhor, considerado que além do valor econômico dos mesmos também são coisas que não gostaríamos de deixar pra traz. Antecipadamente, muito obrigado.

  • Oi gilson Ferreira,

    Lamento em informar-lhe que os seus eletrodomésticos não irão funcionar aqui no Brasil, pois a frequência daqui é de 60Hz. Além disso, imagine o custo de transporte de tudo isso que parece ser grande e pesado da Europa para o Brasil e o custo do eletricista em transformar a tensão de uma casa de ALUGUEL de 110V para 220V!

    Não sei se na Europa é comum vender este tipo de coisa usada, mas se houver a possibilidade, faça-o.

  • Gilson Ferreira disse:

    Caro Gilson, obrigado pelo retorno. Porèm apesar do transtorno e do custo, è possível transformar a tensão e sobretudo a frequência, existem aparelhos para isso? muito obrigado!!!

  • oi Gilson Ferreira,

    Sei que é possível alterar a tensão da casa de 110V para 220V ou vice-versa, mas não sei se é possível para a frequência.

  • Vinícius disse:

    Se seu ligar um carregador de pilhas de 220V. com saída de 3V e 250mA em uma tomada de 110V, vai carregar a bateria ou pode dar problemas?

  • Osmar guedes disse:

    Amigos comprei uma cafeteira saeco e estou em duvida pois na caixa tem um selo que diz 127v til 60hz 1500 w. Made in Romania. Moro em Recife aqui e 220 e na propria cafeteira junto a alimentacao de energia tem escrito 10a 250V , um amigo disse que posso ligar sem tranformador e ai, qual a opiniao de voces ?

  • valdeci disse:

    como e faço para ligar uma lampada em dois que é duas fase que da 220 só não tenho o neutro

  • valdeci disse:

    como e faço para ligar uma lampada em dois fios que é duas fase que da 220 só não tenho o neutro

  • valdeci,

    Se a lampada for de 220V, pode ligar os dois fios de 110V na boquilha. (cada fio em cada contato da boquilha viu!)

  • Osmar,

    Já vi eletrodomésticos que estava escrito tensão de 127V no aparelho e no cabo 250V. Isso é um conflito de informação muito séria, pois o cabo permite tensão de até 250V, mas o aparelho não.

  • Osmar guedes disse:

    Gilson e um tranformador para esta maquina 1300 w E muito grande ? Um estabilizador de computador serve ?

  • Osmar guedes disse:

    Entao e necessario comprar um tranformador nao e ? Tem escrito 1300w isto me da nocao do que eu vou precisar ? Aqueles estabilizadores para computador servem ?

  • Não é muito grande, um transformador que tenho de 1500va é mais ou menos deste tamanho:

    Comprei lá no Ponto do Eletricista (na Av. Olegário Maciel), que apesar do preço bom, o atendimento é péssimo. Não volto mais lá para economizar.

  • Osmar,

    Para um produto com potência de 1300 Watts, recomendo um transformador de pelo menos 1700 VA.

  • Marco Silva disse:

    Olá, preciso da sua ajuda.
    Comprei uma XBOX360 em Portugal. Entretanto, vou me mudar para a Venezuela e lá a potência é diferente da de Portugal.

    Venezuela- 110V
    Portugal-220V

    O transformador de ligar a XBOX à corrente eléctrica indica que ele trabalha com uma tensão de 230V. Dizem que se eu o ligar à corrente electrica, a fonte pode queimar.
    Há forma de dar a volta a isto?

    Obrigado.

  • Carlos disse:

    Ola Gilsom bom minhs duvida é eu tenho na minha casa 110 e 220v e liguei somente o chuveiro em 220v mas se eu ligasse os dois fios de 110v juntos (220v) e o fio negativo separado no chuveiro eu teria uma corrente de 330v ?

  • Oi Marco,

    Ligar um dispositivo 220/230V numa rede elétrica de 110/127V não danifica o seu aparelho. ele somente fica lerdo, fraco e não funciona devidamente, mas o contrário queima na hora.
    Antes de comprar um transformador de 110V para 220V, certifique-se também da frequência de operação, se é 50Hz ou 60Hz.

  • Oi Carlos,

    Não, você continuaria com a tensão de 220V

  • Jb Junior disse:

    Gilson, por favor me ajude.

    Mono no nordeste (aqui é 220), quero comprar uma geladeira Frost Free que é 110. Liguei para 4 eletricistas que eu conheço (que já trabalharam pra mim) e todos eles disseram que tem que tem um transformador (entrendo 220 e saindo 110), só que como é para colocar num apartamento nao queria colocar uma caixa feia ao lado de meu regrigerador. A pergunta é REALMENTE pode ser feita na própria instalacao uma toma 110 no meu apartamente só pra ligar essa geladeira? Muito Obrigado.

  • Jb Junior,

    Esta solução do transformador é a mais prática. A transformação pode ser feita, mas vai precisar fazer um buraco na parede e tentar embutir o transformador dentro dele, o acabamento provavelmente não vai ficar bom.

    Tente acomodar o transformador atrás da geladeira, no chão.

  • FRANCIELI Oliveira disse:

    Oi eu queria uma ajuda, pois comprei um eletrodoméstico com a voltagem de 230v e minha região é de 220v, terá algum problema se ligarmos este eletrodoméstico?obrigada pela atençõ.

  • Oi Francieli,

    A tensão de 220V a 240V não tem problemas, pode ligar.

  • Marco Silva disse:

    Olá Wilson.Muito obrigado pela sua ajuda,vou verificar.

  • Marco Silva disse:

    Olá Gilson, já confirmei a indicação do transformador XBOX 360.

    É a seguinte:

    IMPUT AC 200-240V~ 2.5 A, 43-63Hz

    OUTPUT DC 175W

    12V Paralelas coníinua e descontínua 14.2A , 5Vsb Paralelas coníinua e descontínua 1A

    Mais uma vez….MUITO OBRIGADO

  • Marcio Cicero Araujo disse:

    Ola Gilson,

    Resido nos Estados Unidos e estou me mudando para o Brasil, aqui a energia e 110v e comprei os eletronicos aqui sao todos em 110, mas irei residir em Goias onde a energia 220v. O que voce me recomenda, terei que comprar varios transformadores para cada eletronico ((geladeira, fogao, maq lavar/secar, tv, etc…) aqui que tem um preco acessivel, ou, comprar um conversor grande e instalar ou mudar a fiacao da casa.

    Obrigado,

    Marcio Araujo

  • Marcio,

    Se a tensão de 220V de Goiás for bifásico, então recomendaria um eletricista que troque uma das tensões de 110V pelo Neutro, assim toda a sua casa estará automaticamente em 110V.

    Se for monofásico, então veja com a distribuidora de energia elétrica a possibilidade de mudar para 110V.

    Um transformador geral não é recomendável.

  • laysa disse:

    eu tenho uma Chapinha que veio dos Estados Unido, e ela é 110 v, e onde eu moro só pega 220v. só que meus amigos disseram que eu posso ligar ela um estabilizador do computador.
    eu posso relamente ligar no estabilizador?

  • Laysa,

    A energia elétrica que a distribuidora entrega para gente á alternada, podendo variar de 10% para mais ou para menos, quando ela excede esta faixa, há riscos de danificar os nossos aparelhos, então o estabilizador procura manter esta energia dentro deste patamar.

    Para transformar a energia da sua casa de 200V para os 110V da sua chapinha você precisa de um transformador de 220V para 110V. É importante apresentar a chapinha ao vendedor para que ele escolha a potência mais apropriada do transformador.

  • Caroline disse:

    Gilson,
    poderias esclarecer uma dúvida minha?
    é que eu comprei uma grill,pela internet (groupon) no pedido eu solicitei 220v.
    Mas quando chegou ela marca na caixa 240v
    tem algum problema eu ligar ela no 220?

  • Oi Caroline,

    Nenhum problema, dentro dos 10%

  • tamara disse:

    oi Gilson,

    um transformador de energia de110 para 220v consome mais energia? uma aparelho ligado
    24hs (ex:geladeira) consomeria o mesmo que um chuveiro eletrico?

  • powerfull disse:

    Você diz “dobrador de tensão que obviamente consome energia extra”, baseado em que você afirma isso? concordo em usar 220v direto é melhor, mas convenhamos a diferença no circuito de uma fonte com dobrador e sem é apenas um capacitor eletrolítico a mais, e para o bom entendedor sabe que capacitores armazenam energia e não “consomem” nada, se um capacitor começar a “consumir” ele aquece e explode.

  • luiz pedo da silva disse:

    tenho maquina de lavar roupas consul 10 kls tensao 127 quando a maquina estaligada no processo do ciclo de agitar a roupa quando o motor fica girando nos dois sentidos direita e esquerda as luzes da casa piscam me ajude por favor o que fazer pra resolver esse problema; desde ja agradeço muito.

  • luiz pedo da silva disse:

    obs: se eu ligar uma fase ligada em um disjuntor com cabos de 2.5 m.m. em uma rede do padrao que e uma bitola de 16m.m. resolve ou nao,aguardo respostas obrigado.

  • oi luiz,

    Qual é a potência desta máquina?
    Parece que ela está forçando a sua rede elétrica, acho importante chamar um eletricista e avaliar a fiação da sua casa.

  • luiz pedo da silva disse:

    obs:a potencia da maquina de lavar roupas consul 10 kls 127 volts 750 watts esta ligada em uma rede eletrica de 220 obvio usando fios do ramal de 2.5 m.m. conectado em uma das fases da rede de 4 m.m. a pergunta e se eu ligar essa fase independente em um disjuntor somente para a maquina no quadro de distribuiçao vai eliminar esse problema de ficar piscando as luzes?

  • luiz pedo da silva disse:

    mais uma duvida a casa possui varios aparelhos eletrodomesticos e dois chuveiros de +- 7000 watts de potencia se eu substituir esses fios da rede do poste padrao por cabos de 16 m.m. vai melhorar alguma coisa?

  • luiz pedo da silva disse:

    obs gerais: fios que sai do medidor ou relogio de luz para interior da casa bitola=4m.m. vai ate caixa de distribuiçao;fios que sai da caixa de distribuiçao;chuveiro=6m.m.,tomadas;interruptores etc=2.5m.m. aguardo respostas grato.

  • luiz pedro da silva disse:

    ola gilson,gostaria de saber tambem se e viavel colocar caixa de distribuiçao (quadro de disjuntores) com 8 disjuntores distribuidos para 2 chuveiros 220 v.7000 watts,tomadas para geladeira,forno eletrico 127 v. 600 watts,bebedouro 127 v. tvs,computadores,ventiladores de teto,lavadora de roupas,ferro eletrico,secador de cabelos =127v. 1200 watts,cerca eletrica com alarme etc. cabos de entrada de energia=16 m.m.,cabos de saida=chuveiros=6 m.m.,lavadora de roupas=2.5 m.m.,redes para demais tomadas=10 m.m., rede para iluminaçao; interruptores campanhia etc.

  • luiz,

    a bitola que sai do padrão até à sua casa deve ser a maior, então os 4mm são ineficientes, uma vez que o seu chuveiro está com 6mm. O ideal é que fosse o contrário: 6mm do padrão até a caixa de distribuição e 4mm da caixa de distribuição até o chuveiro.
    A bitola do fio que chega à sua casa varia também conforme a distância que o padrão está da sua casa.
    Minha casa por exemplo, a viação é de 16mm, uma vez que o padrão está a mais de 600 metros da minha casa.

  • luiz,

    Você sabe qual é a distância e a bitola desta fiação que sai do padrão até à sua casa?
    Fiação com bitola maior aquece menos, em altas temperaturas a capa de alguns tipos de fios podem derreter, aumentando os riscos de curto circuito.

  • Jacks sp. disse:

    galera é preciso ficar atento quando a instalação elétrica é antiga. você ainda encontra medidores de padrão antigo que indica carga de até 50 ampères. se você for fazer uma instalação com carga maior naturalmente é preciso pedir para a concessionária AUMENTAR a carga. tudo vai depender da quantidade de carga que os aparelhos vão consumir. sempre ficar atento a norma 5410 da ABNT. vamos pegar por exemplo o caso do chuveiro. os chuveiros vendidos no comércio normalmente sua potência fica na faixa entre 5400 watts e 7500 watts. NUNCA use fios com bitola de menos de 6mm no chuveiro. tem fabricante de chuveiro que na própria carcaça do chuveiro vem indicando: potência, tensão, corrente (disjuntor), bitola do fio. todo MEDIDOR (relógio de luz), vem indicando a amperagem MÁXIMA. sempre existe um tolerância entre a carga pedida pelo consumidor e o valor máxima do medidor. só para lembrar BITOLA do FIO e sua CORRENTE ELÉTRICA mais usado são: 1,5mm suporta 15 ampères. 2,5mm suporta 21 ampères. 4mm suporta 28 ampères. 6mm suporta 36 ampères. 10mm suporta 50 ampères. 16mm suporta 68 ampères. 25mm suporta 89 ampères. acompanhando a NORMA da ABNT, a LEI de OHM, e fazendo o circuito direitinho da tudo certo. o Gilson está de parabéns com o Tema do Site. atenciosamente.

  • paulo disse:

    ola
    no lugar onde moro a energia paça 208/9w mas preciso de 220w pois minhas maquinas de cozinha e roupa funcionam mal, nao sei o que fazer ???? preciso de ajuda obrigado

  • Leo disse:

    Arabia Saudita e majoritariamente 220, ja morei la

  • luciana disse:

    eu fui viajar com meu secador 110 e chegando la usei uma rede de 220 claro que meu secador queimou né
    mais ai eu comprei outro com potencia 220 e agora oque eu faso quando eu voutar pra casa???
    sera que se eu usar o secador 220 na tomada 110 ele tambem vai queimar???

  • luciana,

    não vai queimar, ele apenas vai trabalhar com 50% da potência, vai observar ele lerdão, então você pode ligar ele no transformador de 220 > 110V.

  • Thiago Vitor disse:

    eu liguei meu computador de 110v direto na tomada de 220v.. e ouvi um disparo.. há riscos dele ter queimado? Muito Obrigado, o seu blog ta de parabéns!

  • luiz pedro da silva disse:

    gilson bom dia,fiz uma instalaçao para um chuveiro com tensao de 127 volts e com uma potencia de 5500 watts ,ligado com cabos;fase e neutro de 6 m.m. independentes em um disjuntor da pial de 40 amperes saindo da caixa de distribuiçao ligados em uma rede padrao com cabo de 6 m.m. em um disjuntor de 50 amperes(chave geral) esta correto?fico muito grato se vc dar uma resposta ate +…

  • luiz pedro da silva disse:

    gilson o fio fase de 6 m.m. do chuveiro de 127v. e 5500 watts hora ou outra derrete porque acontece isso?

  • paulo laia disse:

    qual ar condicionado consome mais 110 ou 220? a diferenca e muito grande?

  • marta disse:

    qual o preço de um transformador modelo 350 para máquina de costura?

  • thays disse:

    Olá,boa tarde!tenho um sitio,pois onde moro ainda não chegou luz.puxei fio do poste ate minha casa equivalente a 5 kilometros e meio,aprendi fazer 110 com uma fase puxando do poste e a outra fazendo terra.chegou luz.uso um transformador com entrada 110 e saida p dentro de casa 220.consigo ligar luz ,televisão.mas acho ainda muito fraca,pois nao posso ascender muitas coisas q oscila tudo.ha lembrando q o cabo q puxei a luz é de aluminio todo encapado.gostaria de saber se a possibilidade de aumentar a amperagem e como?desde já grato,aguardo o contato.

  • karime disse:

    Ola gilson, tudo bem?

    Tenho um secador de cabelos 220, e outro 110. O que percebo de diferenca entre eles, é que o secador 220 é muito mais quente e mais forte que o 110.

    Isso realmente ocorre?

  • vinicius disse:

    gostaria de saber, a patir de qual tenção ou corrente eu posso usar um disjuntor de media e alta tençao. gostaria de uma tabela como achamos em baixa tençao.

  • FELIPE disse:

    Bom dia Gilson minha irmã veio de são paulo para o recife e os eletros domésticos dela são
    110v mas a rede no Recife e 220v o que se deve fazer para ela usar os eletros domésticos dela desde já agradeço.

  • NEYLA disse:

    Oi Gilson, parabéns pelo seu site, mas quero mesmo que me tire uma dúvida,eu tenho uam garrafa elétrica que veio da Inglaterra, ela é 220-240-50Hz 1850-2200w, e funciona muito bem, Gostaria de saber se são somentes aparelhos com resistência que funcionam. Os que são através de motores é que não funcionam.
    Grato.
    Neyla

  • Felipe,

    Favor verificar os comentários acima, sua pergunta já foi respondida.

  • Neyla,

    A frequência elétrica da sua garrafa é de 50Hz e nossa frequência elétrica é 60Hz, não sei ao certo as consequência de operá-lo fora destas especificações, mas pode ser que com o tempo ela apresente algum problema. Caso a sua rede seja 110-120V, sua garrafa elétrica está trabalhando em 50% da capacidade, mas isso já não tem problema em relação à frequência elétrica.

    Todos os aparelhos de 220-240V, independentemente do tipo de funcionamento, funcionam em 110-120V, mas com metade do potencial.

  • Alexandre disse:

    # Carlinhos
    Dilma, o aparelho vai funcionar com a metade da forca. So isso.
    13 de dezembro de 2010 at 17:34

    Eu não sei de vc quis dizer força = potencia, mas se for a potencia, ai quando a gente diminui pela metade a tensão, a potencia é somente 1/4 da potencia inicial, e nao a metade…

  • Eduardo disse:

    Olá, instalei ar condicionado de 40 ou 60.000 btus trifásico 220v e cada vez que uso o aparelho as lâmpadas da casa que estão acesas no momento piscam com intervalo regular de 35 segundos aproximadamente A fiação está dimensionada corretamente e o aparelho possui um disjuntor só para ele Tem alguma dica de como resolver este problema?

  • TATIANA disse:

    Olá Gilson!

    Muito legal a sua postagem, antiga mas muito útil!
    Você saberia dizer se, eu tendo um eletrodoméstico, tipo ferro de passar roupa, de 220v, e levar pro Brasil usando um conversor, esse aparelho vai consumir mais energia que o normal?
    Ou seja, compensa eu levar meus aparelhos daqui (Espanha) que são todos 220, para o Brasil e então usar um conversor? ou melhor chamar o eletricista e instalar tomadas 220?

    Obrigada!!

    Tatiana

  • Tatiana,

    Depende da quantidade de itens que você for trazer da Espanha, se for pouca coisa, vale a pena usar o transformador, o consumo de energia do eletro doméstico aumenta muito pouco em relação a tensão nativa.

    Agora se você trouxer muitas coisas, então sai mais barato modificar a rede elétrica da sua casa para 220V bifásico (2 vias de 110V), assim você terá na sua residência tanto 110V quanto 220V.

  • ely disse:

    Quando usamos um transformador p/220 ele consome muita energia? pq aqui é110 e comprei um freeser 220 mais não sei se consome muito

  • Ayelen disse:

    Oi Gilson,
    estou de mudanca para SP, meus eletro-domesticos da cozinha sao 220v, sei que o apartamento para onde vou tem 220v nos chuveiros e pia da cozinha, isso significa que qualquer tomada do apto que esteja em 110v contem os fios necessarios e podem ser convertidas para 220v?

    Grata,

    A

  • Silvano m silva disse:

    Olá meu amigo, tenho um grill 110v-15A o mesmo esta com a resistencia queimada , é possivel trocar a resistencia por uma 220, e quais cuidados tomar.

  • jacks sp. disse:

    Ayelen. nem todos eletrodutos que tem uma tomada com circuito com tensão de 110 volts passa dois fios fase. peça para um eletricista qualificado fazer essa verificação e testar. caso não passe os dois fios fase para a tomada que você necessita, peça para o eletricista fazer um circuito em 220v com bitola de fio e disjuntor de acordo com a potência do aparelho que será ligado nessa tomada. lembre-se que todo eletricista precisa de ter a norma NR10 que é renovado a cada 2 anos.

  • oi ely,

    conforme acima comentado, a perda de energia é muito pouca.

  • Oi Ayelen,

    Provavelmente todas as tomadas tem a outra fiação de 110V desligada, mas pode ser também que o eletricista não se preocupou com isso e você terá que chamar outro para passar a segunda fase nas tomadas da cozinha, de qualquer forma, o serviço vai ficar mais barato do que outros colegas que comentaram aqui, que estão mudando para uma casa que só tem 110V.

  • LILI disse:

    Oi Gilson,

    tudo bom?
    eu estou com um duvida importante… eu tenho uma sala comercial que so possui tomadas 110V. No final do mes eu vou participar de uma feira no EXPO Center Norte e la so tem a opcao de 220V para ligar os aparelhos.
    Eu estarei levando uma impressora 110V (da qual vou usar um transformador para 220V), mas eu pretendo tambem comprar um frigobar e nao sei qual a melhor voltagem… 110V ou 220V? Considerando que a minha sala e 110V e so vou usar o frigobar em 220V durante 5 dias de feira.

    O que eu faco? Eu agradeceria muito se voce pudesse responder isso o quanto antes…

    Abracos Lili

  • Oi LILI,

    Um frigobar é muito mais caro do que um transformador de tensão, então optaria por comprar um frigobar de 110V (que vai ser usado por mais tempo em sua sala) e um transformador de 110V para 220V (que vai ser usado apenas por 5 dias) do que o contrário.

  • Reginaldo disse:

    tenho uma cafeteira de 110 volt mas eu queria saber se eu posso troca a resistência para 220 volt sem ter que usar o transformador ?????

  • Ana Paula disse:

    Olá! Tenho uma impressora cuja voltagem é 120V. MInha cidade é 220.
    Comprei um transformador de 150VA (W).
    Posso usá-lo sem medo? Att, Paula

  • Ana Paula,

    Qual é o modelo da sua impressora?

  • Israel Nonato disse:

    Eu tenho uma bomba submersa (bomba sapo) para ser ligado em um poço a aproximadamente 600 metros da rede eletrica, como devo fazer para obter os 110volts chegando na bomba?

  • Israel,

    Devido à grande distância entre o ponto de distribuição elétrica e a bomba, recomendo usar fiação mais grossa, com uma bitola em torno de 2,5mm se o fabricante recomendar 1,5mm, por exemplo.

  • Catheriine disse:

    Olá Gilson,
    Me mudei de para o Rio de Janeiro-RJ (110v) e estou com sérios problemas!!! Gostaria de saber como faço para utilizar meu ar-condicionado que é 220v aqui no Rio que é 110v. Tenho como utilizá-lo? Quais são as opções?
    Gostaria de sua ajuda!
    Att,
    Catherinne.

  • david disse:

    eu tenho um apartamento no Rio de janeiro-RJ aqui é (monofasico 110v),e comprei um ar condicionado 220v,por ser apartamento é posivel pedir para a consecionaria trocar o medidor para bifasico e pedir para o tecnico modificar a instalação ou é mais facil comprar um tranformador? o que vc me indica? Obrigado!

  • Catheriine,

    Tem sim, só utilizar o transformador de 110V para 220V na tomada em que você for ligar o ar condicionado.

  • eduardo disse:

    oi; tenho duvida com ligar o motor na rede elétrica ele existe 4 fio, um amarelo, preto, azul, e o outro é laranja, como eu posso identificatório. gostaria de ser agudado.

  • Isso ocorre porque provavelmente o motor é bivolt, ou seja, funciona tanto em 110V quanto em 220V, você precisa consultar o manual ou o adesivo colado no próprio motor com as instruções de quais fios ligarem para uma determinada tensão.

  • Raimundo Lira Maciel disse:

    Gilson, gosto muito de ler sobre eletricidade e gostei de suas respostas tudo isto porque acabei de fazer o curso de eletricidade no senai

  • gyselly disse:

    Olá,a voltagem da minha casa é 220V…e comprei na internet sem me tocar que o aparelho é 127V…como faço?!eu teria que comprar um transformador?!qual seria a forma mais barata de agir no meu caso?

    Atenciosamente.

  • Ivani disse:

    Boa tarde Gilson! Gostei muito das suas respostas. Tenho uma pergunta: Comprei uma máquina bivolt que veio com 4 fios soltos e com o esquema ilegível. Tem uma entrada para ligar os fios com 03 parafusos para aperto. Entendi que para 220v eu devo ligar o fio marrom numa extremidade e o azul na outra. Minha dúvida: O que fazer com os dois fios restantes (vermelho e amarelo). Coloco os dois no furo de meio e aperto ou é difgerente? Grata pela resposta. Ivani

  • jaciara muniz disse:

    comprei por engano um lavadora 220v , mas na minha região a voltagem é 110v, o que devo fazer, posso usar assim mesmo sem danificar o produto? obrigada.

  • Sarah disse:

    Olá, Gilson. Comprei um aparelho com voltagem de 110v e minha energia é 220v. Ele tem 60Hz e 400w de potência. Qual transformador você me indica? Tenho que comprar um com capacidade maior que 400w? Obrigada.

  • Sarah,

    Depende da energia reativa do seu aparelho, mas como regra geral, toma-se uma margem de 30%, então, um transformador em torno de 500VA talvez já seja suficiente. Se o aparelho for portátil, leve-o para um vendedor de uma loja elétrica, caso seja um aparelho de grande porte, leve o manual. Mas não adquira um transformador que fuja muito disso, como um de 1500va ou 3000va por exemplo.

  • Fabiano disse:

    Gilson,
    Boa tarde!

    Quero comprar um ar condicionado split 220v, porém minha rede é de 110v. COmo é feito o procedimento no caso?

    No aguardo,
    Sds

  • joana disse:

    ola gilson trouxe minha secadora de roupa dos estados unidos mas e 220 e minha casa e 110 posso usar transformador e qual deveria usar obrigada.

  • Patricio disse:

    Tenho uma lavadora de alta pressão ( 1600w), porém em minha residencia ele não funcionou. A rede elétrica da minha casa é de 110v. O parelho também é de 110v. Qual poderia ser o problema? O aparelho liga, porém não funciona?

  • Danielle disse:

    Gilson,
    atualmente todos os fornos eletricos de embutir só são comercializados na voltagem 220V.
    Adquiri um, porem moro em um apartamento cuja voltagem é 110V.

    Como devo proceder para fazer a instalção do forno sem danifica-lo?

    Obrigada!

  • Danielle,

    Você pode pedir a um eletricista para colocar esta tomada em 220V ou comprar um transformador de 110V para 220V, o que sai mais rápido e barato, mas um pouco perigoso, porque se este transformador ficar dentro da baia junto com o forno, ele pode lhe trazer dores de cabeça em breve devido às altas temperaturas que ele pode atingir.

  • Tatiane de Oliveira disse:

    Gilson, tenho um microondas 110 e aqui na empresa é 220, eu consigo um transformador para usa-lo ou vai ficar fraco, podendo dar um curto, ou sei la , queimando??? Sabe o preço mais ou menos, o q vale mais a pena?? Ai me ajuda Gilson, preciso muito de um micro aqui, ja queimei varios potes no banho maria rsrsrrsr

  • Alceu disse:

    Olá! Parabéns pelo blog.
    Tenho em casa duas tomadas (110 e 220) e vou comprar um freezer. Qual seria a melhor opção em termos de desempenho e economia?
    Desde já agradeço!
    Abs!

  • Oi Alceu,

    Opte por equipamentos 220V

  • Oi Tatiane,

    O transformador não vai deixar o seu microonda fraco, nao vai dar curo ou queimá-lo, basta observar a potência dele (em Watts) e adquirir um transformador com VA com 30% a mais da potência, por exemplo: Se o microonda for de 100W, compre um transformador de 110V para 220V com 130VA.

  • jefaso disse:

    ola!!!resolva a minha duvida tbm …estou no japão e pretendo levar varios produtos eletronicos da qui…tenho energia 220 e 110 no brasil….anteriormente ja levei aparelhos made in japan. e coloquei na 110 do brasil o mais proximo do que o aparelho era 100v q e oq tem por aqui mas acabei queimando-o….queria um sistema q fornecesse energia 100v somente ex;minha oficina ja q seria varios aparelhos…nao queria varios transformadores mais so um transformador geral nao sei…com saidas direto da tomada com 100v..arigatoo!

  • Thyago disse:

    Ola.
    Tenho um ipad 2 da apple onde fala que ele tem um “adaptador de alimentação USB de 10 W” e a rede aqui da minha casa é de 220 V. Posso carrega-lo sem nenhum medo? ou danificará o aparelho?

  • Neiva disse:

    Oi. Tenho um microondas brastemp 38litros que é 110v e minha rede é 220v,meu condomínio é monofásico,o que devo fazer,tenho um transformador de até 1000 e o micro tem 1250w de resistencia. Freq 2450mhz. Potencia 1.7kw.
    O que devo fazer?
    Qual transformador comprar?
    Pensei de até levar em uma assistência técnica p trocar p 220v,não sei se vale a pena
    Socorra-me,por favor
    Aguardo resposta.
    Att
    Neiva

  • Thyago,

    Veja se nas especificações do Input impressas neste adaptador de alimentação está escrito 100V 240V, caso sim, é sinal que ele é bivolt e poderá ser ligado em qualquer rede de 110V ou 220V

  • eliete disse:

    gostaria muito da ajuda de vcs, moro no Rio, a voltagem é 110v, mas meu marido foi transferido para João Pessoa sendo a voltagem de 220v, o pior que meus eletrodomésticos são novos, principalmente a geladeira e máquina de lavar, e ar condicionado, o que devo fazer, comprar transformador, qual tipo, ou ter que comprar tudo de novo me ajudem por favor.

  • eliete,

    Acho mais viavel voce acrescentar a tensao de 110V na nova casa

  • luiz pedro da silva disse:

    bon dia gostaria de saber qual e a melhor e mais eficiente maneira de emendar cabos eletricos da rede padrao para a residencia,emenda comun ou usar conectores tipo splt bolt qual e o que da mais conduçao eletrica,ou soldar os cabos.obs:cabos de 16 e 10m.m. flexiveis

  • silvio disse:

    gostaria de saber como faço para enverter 220 p/ 110.na minha casa.

  • Se a eletricidade for bifasica, e nas tomadas ja estiverem o fio neutro, basta trocar uma das fases de 110V pelo neutro.
    Se a eletricidade for monofasica, chamar um eletricista ou a companhia de distribuicao de energia.

  • nilma maria bezerra disse:

    eu gostaria de saber
    pq o meu notbook nao veio com a chave que muda de 220 para 110
    e eu gostaria de saber tb se eu posso ligar ele na 110 pq eu comprei um tem 2 semnas e eu li o manal dele e nao tem dizendo se ele pega 110 pq no manual dele so ve dizendo que ele e 220
    bjks e tenha uma linda tarde.

  • Nilma, tenha você também uma linda manhã.

    Veja se na fonte do seu notebook possui escrito assim: Input ou entrada: 100V ~ 240V, ou 110V ~ 220V ou algo parecido.
    Geralmente estas fontes de alimentação são bivolt, ou seja, suporta automaticamente as duas tensões.
    Se não encontrar tal informação, pode ligar numa rede de 110V e observar se o notebook vai funcionar normalmente, o contrário é que não pode ser: notebook de 110V ligado à uma rede de 220V.

  • Antonio Carlos disse:

    Gilson,

    Solicitei aumento de carga junto à Cia. de 40 amperes para bi de 100 amperes, na minha chácara. Logo no primeiro mês dobrou minha conta de luz. Fiz todos os testes e não constatei nenhuma fuga de energia. Tirei da tomada todos os equipamentos, geladeiras, freezeres, etc. e o relógio fica imóvel.

    Que pode estar acontecendo??

    Grato

    AC

  • silvio disse:

    ola caros
    recentemente mudei me para o brasil (PR) e trouxe uma lavaroupas e uma geladeira 220v, sendo todas as tomadas aqui 110v, optei usar transformadores, alem do incomodo a conta vinha um absurdo, depois de ler as postagens, descobri q a casa que comprei é bifase, meus problemas acabaram… muito obrigado a todos. (transformador para uso continuado no conviene, gasta muito mais, esquenta muito, e é incomodo)

    abrassos a todos

  • TOM disse:

    Gilson bo dia,

    preciso de uma orientação… comprei uma lava e seca LG e uma lava louças eletrolux ambas são 110, porem as tomadas na minha residencia para estes dois equipamentos são 220. Você acha melhor eu trocar os equipamentos que comprei para 220 ou pedir ao meu eletricista mudar a voltagem da tomada para 110. Não sei qual é a melhor opção.

    grato,

  • Tom,

    Quantas tomadas de 220V você tem?
    Quantos eletrodomésticos você tem em 220V e em 110V?
    Quanto custa para o eletricista acrescentar tomadas de 110V?
    Quanto lhe custa trocar os equipamentos?

    Como dito anteriormente, o ideal de uma residência brasileira é ter as duas tensões.

  • marcya disse:

    Olá! acabei de comprar um notebook gostaria de saber se posso carrega-lo em qualquer rede?

  • Flavia disse:

    Ola… Desculpe por ocupar teu tempo com uma inutilidade, mas sendo mulher eu mesmo me dou um certo desconto.
    Moro em Londres e estou indo embora definitivo daqui. Possuo um excelente secador de cabelo que no Brasil custa horrores… A voltagem aqui eh de 240w e moro no ES no Brasil e o secador possui motor DC e nao eh bivolt…. tenho que usar um transformador de energia no Brasil para que ele funcione?

  • Isa disse:

    Olá, preciso de uma ajuda urgente!
    Estou prestes a comprar um secador importado, ele é 110V potência de 1500W.
    Moro em SC, aqui é 220V.
    Pesquisei em algumas eletrônicas para colocar um transformador, mas não estou confiante ainda!

    Por favor, me ajude!

    Grata

  • leonardo disse:

    boa noite , estou para comprar um martelete , minha duvida é qual a melhor voltagem já que o mesmo tem em 110v e 220v. dizem que o 220v é mais forte que o 110v essa informacao é correta ? agradecido … abcs a todos

  • Dayane disse:

    Olá,
    Efetuei a compra de uma casa e observando o projeto elétrico percebi que o quadro com os disjuntores teem potência para apenas um chuveiro, visto que tem-se espaço para fazer uma suíte gostaria de já deixar um circuito reserva para o futuro chuveiro. No entanto o padrão comportado no projeto é monofásico 110V. Gostaria de saber se ao colocar um padrão 220V é possível alocar mais um circuito de chuveiro no projeto e ainda se eu posso ter os meus eletrodomésticos 110V em casa. Soube que eu posso fazer isso puxando apenas uma fase para cada circuito compreendido na casa. Isso se daria se o padrao fosse bifásico e na hora de distribuir eu levasse uma fase e o neutro para cada circuito. Estou correta??
    Ainda, como teria que ser o aterramento para esse projeto?
    Sou de minas gerais.
    Obrigada!

  • Chris disse:

    Gostaria de saber se posso ligar um aparelho 220v em tomada 240v?

  • Robson Jr disse:

    Boa noite , eu quero ligar uma tomada 220 ,mas eu tenho duas fazes 110 em minha casa como eu faço??

  • Robson Jr.

    Basta ligar cada fio de 110V em cada tomada, assim, você terá 220V bifásico.

  • Vanessa Balieiro disse:

    Boa tarde, Gilson e parabéns pelo blog.

    Uma máquina de costura 110v ligada em uma rede 220v com o transformador específico para ela corre o risco de não funcionar direito(como por exemplo, perder potência) ou de se danificar com o tempo? Ou o transformador adequado supre tudo o que ela necessita?
    Obrigada!

  • Ester disse:

    Boa tarde, Gilson,
    Moro numa cidade que é 220v. Vou mudar para um apartamento em outra cidade que é 110v. Meus eletrodomésticos são novos ou seminovos (lavadora, fogão e geladeira). Posso mandar mudar para 220 as tomadas onde serao instalados ? Caso não, é seguro usar conversor ?
    Muito legal seu blog. Obrigada!

  • nedi disse:

    tenho uma esteira 110 mas minha casa e 220 como posso converter o motor ??

  • oi nedi,

    Através de um transformador de 110 > 220V.

  • Tin disse:

    FELiZ 2013 Sr Gilson tenho a curiosidade de saber se o ar condicinado produzido para funcionar em 220 Volts funconará se liga-lo em 127 V ..Tenho alguns aparelhos cujos trafos são multi voltagens e funcionam, digamos a “meia potência” qndo nos seus trafos são selecionadas as tensões 220 ou até 240 Volts (ligando-os a minha rede AC 127 Volts) ..Ainda não comprei mas pretendo tmb ter um chuveiro “vendido” para 220 E ao liga-lo na alimentação 127 não terei o incômodo de que no verão a posição verão(nos produzidos para 127) ser impossivel de se alguem “normal” TOMAR BANHO só quero quebrar somente o gêlo da água fria ..Mesmo no verão alumas caixas mantem a água gelada ..Como é para banho, gósto de ter a água levemente aquecida ..Obrigado e PROSPERiDADE para o Senhor !!

  • Dinara disse:

    Gilson, tenho uma dúvida! Comprei notebook que possui cabo de Força 250V, mas aqui em casa possuo tomada de 110v…ele funcionará normalmente ou terei que converter?

  • Marcelo disse:

    Boa tarde Gilson, tudo bem? Feliz 2013.

    Eu preciso instalar na cozinha do meu ap uma tomada 220v para ligar o aquecedor de água (Lorenzetti) Tenho um tomada 110v que é do fogão e gostaria de usar o mesmo conduíte para levar o fio até o quadro de força. Isso é possível? Eu queria tb, instalar um novo disjuntor só para essa tomada nova. Eu notei q o disjuntor do chuveiro possui dois fios vermelhos de bitola mais grossa q os outros. No quadro eu notei q tem espaço para mais disjuntores, inclusive um parafuso sem uso na barra do terra. Posso copiar a mesma instalação do chuveiro, usando um disjuntor igual, para essa tomada?

    Obrigado,

    Abraço!

  • Fabio disse:

    Bom dia!

    Tenho na minha casa instalação de 110 e 220v, preciso comprar uma roçadeira para cortar grama, a pessoa que faz este serviço recomendou comprar o equipamento para 220v, pois segundo ele esquenta menos e ele terá uma vida útil maior. É procedente esta observação, motores elétricos ligados em 220v esquentam menos, tem maior durabilidade e melhor desempenho?

    Grato

    Fabio

  • suely disse:

    eu morava em goias onde a energia é 220v,e me mudei para o espirito santo onde a energia é 110v.minha televisao funcionou normalmente e o dvd tbm.mas nao quis ligar minha geladeira sera que ela suporta a eletricidade?e uma geladeira electrolux modelo dc42,2 portas frost free. desde ja agradeço!!!

  • Rosiele disse:

    Olá Gilson tudo bem, quero comprar uma secadora, mais ela é de 220v e na minha residência é 110v, estou com medo de usar transformador, será que vai haver algum problema futuro se eu colocar transformador???? Abraços até mais…

  • ronilda maria de assis disse:

    comprei um aparelho com tensao 220v potencia 475w e frequencia 50-60hz posso comprar um transformador de 1.500va obrigada.

  • Enio disse:

    Olá, gostei muito do site, da para tirar muitas duvidas, estou colocando a minha, Na minha casa a voltagem e 220 volts,

    ganhei um microondas eletroluz me 28 freq.2450 potencia 1.620 corrente 13,8 voltagem 127, vc,poderia me qual as peças que devo trocar para passar para 220 volts, já sei que o magnotron e o trafão ,gual as outras?

  • krika disse:

    Olá Gilson!
    Minha dúvida é a seguinte:
    Desejo comprar um climatizador que vende em 110 e 220V. Qual devo comprar? Morro de medo de sobrecarga! Não entendo nada disso.

    Grata.

  • abgail disse:

    queria tirar duas duvidas, meu secador é de 127v, posso coloca – lo em uma tomada de 220v? E um transformador com potencia de 50w eh suficiente para usar um secador de 1700w?

  • lucas cardoso do santos disse:

    climatizador,pc,e frigo bar 80L uma tomada 220v aguenta ?

    um pc gamer

    frigo bar http://www.pontofrio.com.br/eletrodomesticos/Refrigeradores/Frigobar/Frigobar-Consul-CRC08A-80-L-2797.html

    climatizador http://www.pontofrio.com.br/eletrodomesticos/Climatizadores/Climatizador-de-Ar-Electrolux-CL07F-Frio-c-Controle-Remoto-247865.html

    uma tomada só aguenta pelo menos 2 desses de uma vez ?????

  • Gabriel disse:

    Olá Gilson!
    minha casa tem um relógio trifásico e cada fase vai para um lugar diferente da casa e as tomadas estão com 110v(monofásica), me falaram que é bom para não sobrecarregar a rede, você acha aconselhável mudar a rede para 220v(bifásica)?

  • diamanti sines portugal disse:

    para quem vem falar de situaçoes tecnicas…. deveria dar se ao luxo de explicar bem pois a Tensão nunca e simbolizada por T mas sim por u ou v (mais em electronica) e para ser simples….. de explicar a quem constroi casa…. o que mais se usa no mundo sao os 230 volts em monofasica (uma so fase) ou 400 volts (trifasica) as antigas voltagens 220/380 volts. mas se dao erros graves como chamar T a tensao……. epa…. cuidado com esses conselhos….

  • diamanti sines portugal disse:

    P= U x I
    U = P / I
    I = P/U

    Potência= P watts (W)
    Tensão = U = volt (v)
    Corrente electrica = I = Ampére (A)

    nao a que enganar…… para iniciados isto xega para compreender….

  • Leticia disse:

    Para um equipamento fabicado para receber uma energia de 50Hz, caso essa energia passe a ter uma frequência de 60Hz, pergunta-se: quais as possíveis consequências em relação ao seu funcionamento?

  • Ana disse:

    Estou retornando de Espanha para o Brasil e levarei meus eletrodomesticos. Todos sao 220v, porém o que mais me preeocupa é que sao de 50w, alguns marcam de 50 a 60w. Funcionarao no Brasil? Tenho como solucionar isso caso ñ funcione? Obrigada desde dá e parabéns pelo blog, muito bom!

  • Vinicius Lara disse:

    Eu trouxe uma lavadora de louça da frança e gostaria de utilizar aqui no Brasil, acontece que a rede da frança é 220 monofásica. De maneira que um dos pinos corresponde à fase e a outra ao neutro.

    Aqui no Brasil a rede 220 é bifásica, gostaria de saber como posso proceder para conseguir utilizar o aparelho aqui? Há alguma maneira de fazer uma nova instalação que fique correta para este caso ou algum transformador para essa função.

    Obrigado pela atenção

    Vinícius

  • Caro Vinicius,

    Os produtos com tensão 220V podem receber esta voltagem tanto em um pino com o valor de 220V quanto nos dois pinos no valor de 110V, logo, você pode ligar sua lavadora na tensão bifásica do Brasil.

  • Marília disse:

    Olá,

    Moro no interior da Bahia (110V) e ganhei um Tablet Proxton (marca espanhola) com corrente 220V, mas não sabia que era 220V, coloquei para carregar durante muitas horas normalmente na tomada (110V) e não carregou. Fiquei preocupada, daí, quem me deu o presente avisou que era 220V. E agora? Será que danificou a bateria? Ele aponta assim: A carregar 0%. Tentei carregar via notebook, mas continuou 0%. O que faço?

    Grata.

  • vitorio disse:

    Prezados
    Sou de BH -- MG , gostaria de saber , moro em uma casa onde tenho dois banheiros , tem como funcionar os dois chuveiros juntos sem que os disjuntores desarme, o que seria preciso fazer, se o meu padrão e monofásico , e tem apenas um disjuntor para os dois chuveiros , alguém pode me enviar uma solução

  • Denisvaldo de souza disse:

    estou precisando de um helpp seu . num circuito 220 vlt para um chuveiro compativel com dr mas porem a alimentaçao é 380vlt ele funciona normalmente

  • CICERO DE SOUSA disse:

    TENHO UMA CASA QUE A REDE ELETRICA E 220V MAIS TENHO 2 CHUVEIRO ELETRICO 2 ARCONDICIONADO MAIS QUANDO LIGO TODOS O VENTILADOR PERDE FORÇA E AS LUSES PISCA O QUE DEVO FAZER. SOU DE CRATO CEARA

  • helen disse:

    ola Gilson,bom dia.Eu trouxe uma lavadora de roupas da Espanha e ñ funciona aqui.ja chamei o tecnico que constatou que ñ ha problemas com a lavadora;ele me disse que acha que o problema é a rede eletrica pq a lavadora esta sem potencia.a lavadora é 220,tenho as duas redes instaladas em minha casa(110 e 220)pensei em comprar um tranformador com potencia de 3000 para ver se funciona;eu,como o vinicius que trouxe a lavadora da italia temos o mesmo problema.meu ar tb ñ funciona com o bifasico(220)de aqui e minha lavadora a pressao antes funcionava,mas agora esta perdendo a potencia.ñ sei o que esta acontecendo e infelizmente ñ encontro quem me ajude com este problema.Ñ queria me desfazer da minha lavadora e comprar outra aqui.se vc sabe alguma soluçao,por favor,me passe.ah,um outro tecnico me disse que poderia ser o aterramento,a minha casa tem um bom aterramento,mas ñ sei como teria que fazer em respeito a lavadora.obrigada.Helen Portela

  • Taiguara disse:

    Tenho uma duvida. Qual gasta mais energia eletrica ? uma lampada de 20W de 12V , ou uma de 20W de 220V. ??
    Grato

  • vitorio disse:

    a lampada que gasta mais energía e a 20 w x 12 v , a potencia e a mesma a tensão que é diferente , e tambem a amperage
    12 v 1,666 A é a 220 v 0,09 A

  • André Luís disse:

    Bom dia!comprei uma fritadeira 50-300w 250v/16A,tenho que ligar em 220v para ela esquentar o correto?

    Grato desde já.

  • Lucineia Ventura disse:

    Ola!! Tenho um secador 220-230V, posso usa-lo em uma rede de tensão 210V?

  • sim, sem problemas, pois está dentro da margem de 10%

  • Denise disse:

    Moro em Recife e estou reformando um apto para morar. Gostaria de comprar alguns eletrodomesticos não disponíveis em 220V. Posso ter as duas correntes (110 e 220V) no novo apto? Como fazer?

  • fernando melo disse:

    caro amigo gilson miranda,gostei muito dos seus comentarios sobre eletricidade,minha pergunta é a seguinte estou querendo comprar uma prensa para estampar camisetas porém a prensa é 110v,se eu comprar um transformador de 220 v para ela servirá pois estou em dúvida,pois a prensa tem temperatura de 200 graus selsius não tem problema se eu usar este transformador moro em recife pe,me diga como devo fazer,obrigado,

  • fernando melo disse:

    caro amigo gilson miranda,gostei dos seus comenterios sobre eletricidade,minha pergunta é a seguinte,estou querendo comprar uma prensa para estampar camisetas,porém a prensa é 110 v,se eu comprar um transformador de 220 v,para ela servirá,pois estou com dúvidampois a prensa tem temperatura de 200 graus selsius,não tem problema se eu usar este transformador,moro no recife,pe como devo fazer,obrigado

  • fernando melo disse:

    olá gilson eu sou o fernando do recife estou fazendo uma retificação na minha pergunta aqui em recife a voltagem é 220 e a prensa que quero comprar é de 110 v, se eu colocar m transformador de 220 v não vai dá problema, pois a prensa tem temperatura 200 glaus selsius,quando está ligada por gentileza me der uma sugestão,desde já agradeço fernando

  • fernando melo disse:

    olá gilson eu sou o fernando do recife,estou fazendo uma retificação na minha pergunta,aqui no recife a voltagem é 220v,a prensa que quero comprar é 110 v,se eu colocar um transformador de 220 não vai dar problema,pois a prensa tem temperatura de 200 glaus selsius quando está ligada,por gentileza me der uma sugestão, se estou certo na minha conclusão,desde já agradeço fernando.

  • Fabio disse:

    Alguem aqui saber responder essa minha dúvida?
    Instalei um condicionador de ar de 30 mil btu em minha fazenda, mas suspeito que a rede 220 v não está oferecendo a potencia adequada. Caso isso se confirme, ou seja, que a rede esteja com 190 a 200 v, é possível corrigir isso pontualmente sem ter que trocar o transformador geral da minha rede?
    A rede é 220v em cada um dos fios positivos.

  • JUNIOR disse:

    oi gilsom.parabenns pelo seus esclarescimentos ;gostaria de pedir por favor que voce explicasse com mais detalhesa resposta da pergunta de ISREL NONATO, pois tenho grande interesse ;obrigado.

  • Antonio Machado disse:

    Boa tarde,

    Venho aqui ver se alguém me pode ajudar a solucionar um problema que tenho. Como me mudei de Portugal ( 220 v a 50 hz)para o Brasil (Espirito Santo 110 v a 60 hz) e trouxe vários electrodomésticos, inclusive uma máquina de lavar roupa, supus que ao pedir ao electricista para alterar a tensão para 220 v estaria solucionado o problema. Acontece que a máquina não trabalha e apareceu uma indicação no visor que depois de ter ligado para a assistência técnica em Portugal, me disseram que o problema estava na oscilação, que na Europa é de 50 hz e aqui de 60 hz. Alguém sabe como posso resolver este problema? Será que se pode mexer nas especificações do circuito de entrada da máquina alterando a oscilação, ou há algum tipo de aparelho exterior para o mesmo fim. Não gostaria de comprar outra máquina, visto esta ter sido bastante cara. Agradeço desde já a quem me puder ajudar a solucionar o problema. Obrigado

  • Flor de Lis Meireles disse:

    Bom Dia,

    tenho uma duvida e se o senhor poder me solucionar ficarei muito agradecida, eu compre uma pracha para cabelo de voltagem 127V e na minha casa eu já tenho um transformador com potencias de 110v para 220v, posso ligar o aparelho (Pracha ou secador) neste transformador? ou tenho que comprar outro transformador?

  • Ana disse:

    olá, gilson! meu filho mora em república em SP e vai morar sozinho, a partir do ano que vem. Vai precisar de geladeira e eu encontrei uma promoção muito boa e queria comprar já. Dúvida: compro 220V ou 110V? Se não estou enganada, pelo que eu li aqui, a 220 seria melhor. Deduzo isto pois como não se sabe onde ele vai morar, se imóvel novo ou antigo, penso que mesmo a tensão sendo 110, daria pra chamar um eletricista e fazer uma tomada 220 pra geladeira, pois se a bitola do fio for menor, é melhor a geladeira 220. Talvez eu esteja completamente enganada no meu raciocínio, por isso peço ajuda pra você! Existe a possibilidade de não dar pra transformar nem uma tomada em 220??? obrigada.

  • sandra disse:

    Olá.
    Estou num dilema pois minha casa é de 110 volts(monofásico), mas quando ligo o chuveiro juntamente com outros eletro domésticos a energia cai.
    Agora quero comprar um ar condicionado 12.000 BTUs e o eletricista me orientou que devo fazer nova instalação de acordo com padrão COPEL(Cia Paranaense de Energie Elétrica) pois o meu é muito antigo e daí será bifásico com 110 v para tomadas e 220 v para aquecedor e chuveiro.
    E se eu não quiser fazer nada destas mudanças e comprar um ar condicionado portátil 110v e ter o cuidado de não ligar juntamente com outros aparelhos, você acha que dará???

    obrigada

    Sandra

  • Wilson Silva disse:

    tenho um compressor bivolt e quero usá-lo em só em;127 v o motor tem apenas 4 terminais sendo 1,2,3 e 4
    Grato Wilson

  • Paolla disse:

    Boa Noite, vou comprar um forno elétrico 1600w, porém no meu apartamento é tudo 110v, e não pode mudar, devo comprar o forno 110v mesmo, ou devo optar por um 220v e adquirir um transformador? Desde ja muito obrigado

  • cARMEN lÚCIA disse:

    meu apartamento é bifásico e meus aparelhos são de 110 , moro a dez anos aqui nunca deu problema. lendo aqui bifásico é 220v , nunca me liguei nisto. pode acarretar algum problema?

  • Fernanda disse:

    Olá,
    Queria saber se a economia de energia é substancial (principalmente a longo prazo) quando utilizamos aparelhos 220V em relação aos que operam em 110V.
    Também, se uma lava e seca gasta muita energia, compensando comprar a 220V. E quais os eletrodomésticos que gastam mais energia.
    Agradeço desde já a atenção.

  • Welton disse:

    Boa tarde! tenho um microondas Brastemp Clean 110 w e quero usar com 220 w, gostaria de saber qual o transformador que devo usar para ligar o aparelho a rede 220.

  • Fran disse:

    Comprei um secadora na Europa. 220v e 50hz. Cheguei no Brasil liguei no 220v. Ela só fez ligar e não tem força p secar. O que eu faço? Terei q mandar trocar alguma coisa? Ou precisa de transformador. Me ajuda! Obg.

  • renata disse:

    Gilson,
    Nos tb estamos com um problema de uma secadora de roupa samsung dos eua e estamos nos mudando para curitiba. Ela liga painel mas qdo vai puxar a energia para funcionar, cai ou melhor desliga. O q devo fazer obrigada?

  • julianoap disse:

    Paolla tanto faz ligar um forno em 110v que na verdade é 127v quanto em 220V o consumo de energia será sempre o mesmo se a potencia do forno for a mesma para ambas as voltagens, você só vai ter economia em 220 na instalação da fiação que em 220 poderá utilizar fios mais finos, a compra de um transformador eu penso que seria um gasto desnecessário, e sem vantagem alguma, qualquer duvida de uma olhada neste link http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletrica-domiciliar/1821-el008.html

  • Simone disse:

    Oi Gilson,
    Estou me mudando para Joao Pessoa (220w) e gostaria de saber se posso usar lustre com ventiladores de teto que comprei nos Estados Unidos. Procurei na caixa destes lustres e nao vi nenhuma indicacao da voltagem.
    E os lutres que comprei em Minas (110w) poderao ser instalados?
    Bastaria eu comprar lampadas 220w? Nao vi nenhuma postagem sobre lustres e nao tenho a minima ideia, e para todos os meus eletro domesticos vou ter comprar transformadores.
    Obrigada

  • luna disse:

    Oi gilson
    Li alguns comentários mas não consegui entender muito bem. É mais negócio ar refrigerado em 110 ou 220 ?Eu tenho uma ligação trifásica mas não tenho nenhum aparelho 220. Agora quero comprar ar refrigerado novo. Devo optar pelos modelos 220 e fazer a troca da fiação e do quadro de luz? Isso custa caro, vale a pena?

  • Joanderson Pacheco disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se tem como me ajudar a trocar os fios do
    Motor industrial -- Bivolt 110v 220v
    Medidas: 35 x 25 x 20
    da maquina industrial de costura reta de 110 V para 220 v ?Passo a Passo,
    Obrigado,aguardo retorno.

    Joanderson Pacheco

  • fernando melo disse:

    Olá gilson Miranda,te fiz uma pergunta o ano passado,precisamente 25 de junho de 2013,perguntando a seguinte,se eu comprar uma prensa de 110v,e na minha cidade é 220v.como devo fazer,pois a prensa tem temperatura selsus de 200 graus,e o time é entre 12 a 25 (segundos) porém vc não me respondeu,por gentileza,me responda,pelo seu comentári0s vc é bom no que diz então me mande,um retorno se possível ainda hoje ok?Desde já fico muito agradecido.

  • fernando melo disse:

    é VERDADE PORÉM VC NÃO ME DEU UM EXPLICAÇÃO,SOBRE MINHA PERGUNTA PORQUE? VC. NÃO GOSTA DO RECIFE,POIS É UMA CIDADE MARAVILHOSA,ONDE MUITAS PESSOAS CHEGAM AQUI SEM NADA E NÓS POR SERMOS HOSPITALEIROS SEMPRE QUE PODEMO AJUDAMOS,.SEI QUE ISSO NÇÃO TEM NADA HAVER C/ MINHA PERGUNTA,POIS FIQUEI UM POUCO INTRIGADO POR VC NÃÓ RESPONDER MINHA PERGUNTA OK? TUDO BEM SE VC NÃO QUER RSPONDER QUE DEUS TE DER MAIS SABEDORIA,

  • Oi Fernando, conforme os comentários abaixo, basta comprar um transformador de 110V para 220V, lembrando que a potência máxima do seu aparelho não pode ultrapassar 90% da potência máxima do transformador.

  • vanessa disse:

    gostaria de saber,comprei um forno eletrico 220v,e preciso testá-lo p ver se funciona.pois tenho que colocar a tensão de 220v em casa.mas o prazo pra troca e rápido.e agora?… e como tenho que fazer para colocar 220v em minha residência…se possível me responda rápido…desde já agradeço!!! ah,cheguei a testar em um transformador e o forno não ligou….

  • denise Araujo disse:

    comprei um microondas em uma loja, e o vendedor não mim falou se era 110V ou 220V, no fina estalei e o microondas queimou, nesse caso quem paga o prejuizo, a loja deve mim dar um novo produto?

  • Oi Denise,

    Entende-se pelo bom senso e pela legislação que a responsabilidade pela compra é do comprador, é ele que deve certificar-se das características, das responsabilidades, dos riscos e das compatibilidades com os demais itens de sua propriedade. Já o vendedor deve oferecer um produto dentro das especificações técnicas determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com o prazo mínimo de garantia previsto no Código de Defesa do Consumidor, Documento fiscal e manual para o usuário.

    No seu caso, o lojista não é obrigatório trocar o produto, uma vez que a imprudência ao utilizá-lo foi do usuário, mas é bom comunicar tal fato ao vendedor, talvez ele consiga resolver o seu problema.

  • Victor disse:

    Boa Noite.

    Gilson,a troca da rede :por cabo de 2,5 mm rígido sendo velho e descascado para cabo 4 mm novo,sendo que dentro da casa continua a cabo antigos tem amento de consumo,essa rede tem 10 metros de extensão é sendo duas fases e um neutro.

    Obrigado

  • Victor,

    Entenda que a bitola da fiação de um imóvel vai reduzindo a medida que sai do padrão até às tomadas, se ela começa com 4mm e chega com 2,5mm dentro da casa, teoricamente está correto. O que deve estar contribuindo para o aumento no consumo talvez seja o fato dele estar em alguns pontos descascados, o que contribui para o “vazamento” de energia.

  • Yvan disse:

    A minha pergunta não tem nada a ver com isso mas precisava de uma resposta.

    Tenho um Grill de 1300 W que perdi o termostato ( que cláro era de 1300W )
    Comprei outros dois termostatos para esquentar o grill, o problema é que um era de 1500W e o outro é de 1200W ( sim, tive esse dom !!!).

    A dúvida é a seguinte, para não estragar o grill que tém uma etiqueta mostrando 1300W seria aconselhável usar o termostato de 1200W ou o de 1500W ?

    Não vale responder que o ideal seria usar um de 1300W porque não pretendo comprar outro rsrrs.

    Obrigado

  • André disse:

    Yvan, use o de 1200W, se usar o outro seu grill vai esquentar mais que o normal e pode queimar (literalmente). Espero ter ajudado.

  • Liz Valadares disse:

    Olá!
    Na localidade onde moro a energia eletria é 220v. estou tentada a comprar uma lava e seca Lg de 12 kg com sistema de agua quente, mas só encontro com um preço bem abaixo, as de 110 v. Quando encontro de 220v está muito caro. O sistema do edificio é trifasico.
    Gostaria de saber se posso comprar e utilizar um estabilizador para converter a saida de 220 para 110.
    caso positivo, gostaria de saber qual o tipo e potencia do estabilizador que deveria comprar?
    Se voce puder me indicar uma boa marca e que seja barato, pois do contrario, nao valeria a pena a economia do preco da maquina.
    outro ponto que gostaria de esclarecimento; O ESTABILIZADOR CONSOME MUITA ENERGIA?
    GRATA
    LIZ

  • Matheus disse:

    Bom dia. Moro num apto no RJ com rede bifásica 110V e possuo 3 ap der arcond: janela 7500 Btu 100V, Split 12000 Btu 220V e Janela 15000 Btu 220V.
    É possível instalar outro split de 12000 Btu 220V? Terei problemas se os quatro aparelhos estiverem ligados ao mesmo tempo?
    Ou para isso terei q pedir a concessionária aumento de carga?

  • andreia disse:

    ooi..bom dia..Moro em Goiânia aqui avoltagem é 220v,uma amiga trouxe umamaquina de corte de cabelo do EUA e nela tá escrito 120V-60hz, tenho q usar adaptadores? ou posso ligar direto na rede?

  • zenaldo disse:

    Olá estou querendo comprar um aparelho de ar condicionado e minha energia é monofásica 110 e os ar condicionado só tem 220 o q tenho que fazer, trocar o padrão ou não precisa?

  • Eliseu disse:

    Olá eu gostaria de saber se eu posso ligar um notebook que é 110~220 em uma tomada que é 240.

  • sim, pode, porque 240V está dentro dos 10% do 220V do seu notebook.

  • Márcia disse:

    Bom dia.. A anos atrás comprei uma casa no litoral norte no qual a instalação de tudo por lá é 220v. Gostaria de saber como faço para identificar se a geladeira é bivolt ou só 220v?

    Obrigado

  • wagner disse:

    amigo gostaria de saber sobre uma duvida ok

    e o seguinte se eu pegar um fio positivo de uma rede de 110v e um outro fio positivo de outra rede de 110v para ligar um ar condicionado de 220v então gostaria de saber se os medidores das 2 redes vão dar consumo
    ate então estarei no aguardo muito obrigado

  • Bruno disse:

    Gilson,

    Minha residência é monofásica e comprei um split 220 de 7500btu. Estou usando um transformador de 2000w.
    Quero saber se devo desligar o transformador quando o ar condicionado não estiver em uso ou se é melhor manter o transformador ligado (energizado).
    O consumo do transformador ligado, com o ar condicionado desligado, é alto ou baixo?
    O fato de ligar e desligar o transformador diariamente reduz a vida útil dele?
    Obrigado!

  • João N disse:

    Olá, e parabéns pelo excelente artigo.

    Vou começar construir e estou com uma dúvida. Vou construir minha casa e a rede elétrica da cidade é 110v. O sistema da minha casa será bifásico e quero colocar a rede elétrica de 220v. Se no futuro eu for vender a casa e o novo dono quiser mudar para 110v, seria possível? Sei que existe uma diferença de espessura entre os fios da rede 220 e 110 (220 -- fio mais fino. 110 -- fio mais grosso). Teria algum problema?

  • rafaela disse:

    olá,morava numa cidade q a energia era 110v e me mudei para uma outra cidade onde a energia da cidade inteira é 220v meus aparelho são quase tds são só 110v mas nos fios dos meus aparelho vem q eles são 250v 25A-10A tem como eu saber e ele podem funcionar sem o transformador????

    Obrigado

  • Luciana Duarte disse:

    Boa Noite!

    Moro em Boston, ganhei uma maquina de secar 220V, porem moro num predio velho , onde a fiacao e 110,existe alguam outra alternativa , alem de puxar a fiacao do 1 andar?

    grata

    Luciana

  • Gilmar Amorim merencio disse:

    Minha maquina d lavar e 220 e na minha casa n tinha tinha tomadas 220 eu puchei uma tomada do meu chuveiro so q minha conta ta vindo muito caro o q devo fazer?

  • drielly disse:

    Ola ,minha chapinha e de 110 v na tomada esta de 250 v posso usar

  • luciana disse:

    me ajude comprei uma pipoqueira eletrica da braese mas não fui informada da voltagen ela e 127v, mas minha regiao so pega 220v ja usei todos os tipos de esTABILIZADOR QUERIA SABER SE POSSO INVERTER A VOLTAGEN OU TEM ALGUM APARELHO QUE POSSA USAR POR FAVOR ME AJUDE.

Deixe uma resposta