`

Como mudar as teclas do seu teclado

Postado por em 25 de junho de 2009 | Geral, Mobility

Gilson Miranda

Nada como a sensação de receber um novo notebook, mas ainda observo que alguns clientes ficam frustrados ao descobrir que este novo notebook possui o layout do teclado no idioma diferente. Isso se deve ao fato destes notebooks, sejam da marca HP, Asus ou Sony, serem importados, os quais obviamente carregam o teclado no idioma da mesma nação.

Embora a maioria dos clientes consigam se adaptar rapidamente ao novo layout de teclado, é um incômodo quando eles voltam a operar um teclado no layout Poturguês Brasil ABNT, situação mais comum para aqueles que possuem um computador desktop em sua casa ou no trabalho.

Depois de algumas solicitações de nossos clientes, pesquisei com alguns fornecedores a possibilidade de comprar separadamente um teclado com layout Português Brasil ABNT para os modelos de notebooks que comercializamos, mas a maioria não possui tal produto. Então decidi contactar os próprios fabricantes a fim de comprar o tal periférico, também não obtive sucesso, eles alegam que: não possuem layout brasileiro para tal modelo, não vendem este tipo de periférico para modelos internacionais ou são muito caros.

Depois de mais algumas pesquisas pela fantástica internet, descobri que a Microsoft oferece uma solução gratuita, rápida e eficiente para tal problema, conheça o Microsoft Keyboard Layout Creator

Este simples software da Microsoft permite aos usuários criar, alterar ou personalizar o layout do teclado. É possível personalizar qualquer tecla para representar qualquer caractere, inclusive aqueles exóticos do mapa de caractere, ou então até 4 caracteres de uma só vez. Podemos ainda criar arquivos de instalação com o layout personalizado para que sejam instalados em outros computadores ou até mesmo um macete para proteger o seu computador de usuários indesejáveis.

Para instalar o software Microsoft Keyboard Layout Creator 1.4 você precisa primeiramente que o Genuine Microsoft Windows esteja validado em seu sistema, isso geralmente não é problema para os proprietários de notebooks atuais, pois a maioria deles já vem com uma licença do Windows original, basta clicar no botão Continue e em seguida no botão download para iniciar a transferência do arquivo MSKLC.exe de 10,1 MB. As bibliotecas .NET Framework 2.0 da Microsoft também devem estar instaladas no seu sistema. Este programa é compatível com o Windows 2003 Sever, Windows XP com pelo menos o Service Pack 1 já instalado ou o Windows Vista.

Uma vez instalado, abra no menu iniciar o programa Microsoft Keyboar Layout Creator 1.4

Clique para ampliar

O software já lhe entrega um layout em branco para personalizá-lo, para acrescentar funções às teclas, basta clicar em qualquer desenho de tecla no layout apresentado e digitar ou colar da área de transferência o caractere que você gostaria que ele representasse. Você pode também pressionar a tecla no teclado físico que o programa já seleciona a tecla correspondente no layout, pressione mais uma vez que a janela se abrirá para você entrar com o novo caractere.

Você pode digitar ou colar até 4 caracteres para representar a tecla selecionada

Você pode digitar ou colar até 4 caracteres para representar a tecla selecionada

As teclas chaves, como Ctrl, Alt, Shift e demais em destaque cinza não podem ser alteradas pelo programa. Se estas teclas chaves do layout apresentado pelo programa não conferem com as do seu teclado, você pode alterá-las através do menu View > Options…

Como alterar as teclas chaves do layout apresentado

Você pode alterar a representação das teclas uma por uma, mas sugiro copiar de um layout que você esteja acostumado e fazer as alterações somente nas teclas desejadas, para isso, clique no menu File > Load Existing Keyboard … e selecione o layout desejado

Você pode alterar o layout de um já existente

Você pode alterar o layout de um já existente

No caso do layout que necessita de acentuações, este recurso de ler um layout existente é muito interessante, pois eu pelo menos não consegui descobrir como instalar corretament as acentuações e o layout pronto já me entregou isso corretamente instalado (vide teclas destacadas com cinza mais claro no layout abaixo).

Clique para ampliar

Você pode alterar uma tecla no modo normal ou quando a tecla Shift estiver pressionada. Basta selecionar a opção “Shift” no lado esquerdo e entrar com o caractere alternativo para a tecla.

Clique para ampliar

Caso queira aprofundar nas personalizações, você pode ainda configurar um conjunto de teclas, como AltGr + tecla para inserir até 4 caracteres de uma só vez, imagine a seguinte configuração de teclado:

  • AltGr + V = Você
  • AltGr + N = não
  • AltGr + T = tem
  • AltGr + M = moto

Pressionando apenas 4 teclas você conseguiu formar uma frase com 16 caracteres: “Você não tem moto”. Alguns notebooks não possuem a tecla AltGr, então você pode utilizar outra combinação de teclas, mas não recomendo a utilização do Ctrl porque ela é amplamente utilizada por demais programas.

O menu Project talvez seja o menu mais interessante do programa, ele te permite verificar se o layout está devidamente configurado através da opção “Validate Layout”. Se houver algum problema, uma caixa de mensagem irá te informar que a validação falhou e se você gostaria de visualizar o arquivo texto com os problemas encontrados. Nenhum layout sem esta validação poderá ser instalado no sistema ou terá o pacote de instalação criado.

Você pode ainda no menu Project testar o layout através da opção “Test Keyboard Layout…” o qual abrirá uma tela em branco para você pressionar as teclas alteradas e conferir se o resultado está dentro do desejado.

Já na opção Properties do menu Project, você deve entrar com algumas informações importantes como o nome, o qual não pode ter mais do que 8 caracteres, as descrições, nome do autor e demais informações.

Propriedades do layout

No menu “Build DLL and Setup Package” você consegue criar um pacote de instalação do layout, isso é necessário para instalar o layout no seu sistema e interessante para aqueles que precisam repetir o processo em outros computadores iguais sem a necessidade de instalar e configurar tudo de novo.

Depois do layout criado ou modificado, validado e testado, com as informações adicionadas editadas e os arquivos de instalação criados, vá até a pasta aonde o programa salvou o pacote de instalação e execute o arquivo setup.exe, depois vá no Painel de Controle e selecione o ícone Opções regionais e idiomas, agora clique na aba Teclado e Linguagem e depois no botão Mudar teclado, basta agora selecionar o seu layout de teclado e usufruir de um layout feito especialmente para você ;)

Layout personalizado e selecionado

Observe que antes de clicar no botão Mudar teclado, há um link debaixo explicando como mudar o layout de teclado também na tela de Bem vindo do Windows Vista. :idea:

Você pode inclusive mudar as teclas fisicamente de lugar, mas lembre-se que isso é bem mais arriscado e consiste na perda de garantia do notebook.

Observação: No meu caso que estou acostumado com o layout Português Brasil ABNT2 e tenho um notebook com o layout Inglês Internacional, carreguei o layout de teclado brasileiro e modifiquei uma tecla pouco usual para o caractere e ? (com Shift) que faltava.

82 comentarios ate o momento

82 comentarios ao “Como mudar as teclas do seu teclado”

  1. Fernando Braga

    gilson … como proteger o computador de usuários indesejáveis usando este programa?

    25 de junho de 2009 at 20:13

  2. Oi Fernando,

    Acabei me esquecendo de detalhar este “macete”.

    bem, Basta criar e instalar um layout de teclado com apenas 1 tecla, por exemplo: O Caractere # para a tecla Shift + 3 e ocultar a barra de linguagens para que o usuário indesejável não consiga mudar para o layout de teclado normal.

    Para esconder a barra de linguagens do Windows Vista, vá até o Painel de Controle e selecione o ícone Opções Regionais de idioma, depois clique na aba Teclados e linguagens e clique no botão Mudar teclado, agora vá até a aba Barra de linguagens e selecione a opção oculta.

    observação: Geralmente a barra de linguagens fica visível na área de trabalho ou na barra de ferramentas quando se tem mais do que 1 layout de teclado instalado no sistema.

    Mesmo que ele troque de teclado, não conseguirá digitar uma letra sequer. Até ele descobrir que precisa entrar dentro das opções de idiomas no Painel de Controle para “consertar” o teclado, vai demorar muito.

    26 de junho de 2009 at 12:01

  3. breno ferreira

    Adorei essa personalização do teclado.

    O tutorial ficou ótimo!

    Obrigado

    8 de julho de 2009 at 11:08

  4. Adel

    A pergunta que não se cala… E os dizeres nas teclas? como muda-las? existem alguém que comercialize somente as teclas? alguma dica pra ‘colar’ alguma etiqueta nas teclas ?

    11 de julho de 2009 at 14:56

  5. Oi Adel,

    Eu pelo menos não tive problema com as legendas das teclas, pois como datilógrafo, sei de cor a posição das teclas e seus caracteres.

    Como disse acima, você pode trocar fisicamente estas teclas, mas caso seja um layout malucão, como o francês ou espanhol, retire todas as teclas, compre aquelas forminhas plásticas com o alfabeto e use uma tinta em spray própria para o plástico do teclado (nas casas de tintas você encontra).

    13 de julho de 2009 at 10:00

  6. Pagyell

    Adorei o tutorial… ficou ótimu… facilmente consegui tornar o teclado do meu notebook internacional em um teclado abnt-aportuguesado..

    valeu… abraço

    18 de julho de 2009 at 21:50

  7. Jarbes

    Gilson,

    Ao clicar no Menu “Build DLL and Setup Package” ocorre um erro, estou a 5 horas tentando criar um pacote de instalação mas realmente não da certo.

    O log está abaixo, sempre esta mensagem ou similar.

    ” WARNING: . (U+002e) is already defined more than once on the keyboard (on VK_OEM_PERIOD, ShiftState ‘Base’ and VK_DECIMAL, ShiftState ‘Base’).
    WARNING: ” defined on OEM_102 (Shift) but not defined elsewhere. This key may not be present on all keyboards. ”

    O tuto está ótimo, obrigado, aguardo ancioso por uma resposta.

    22 de julho de 2009 at 13:50

  8. Jarbes

    Gilson, parece que o programa não é compatível com x64 bit.

    O ultmo erro que está dando:

    “CL.EXE returned 1

    RC.EXE returned 1

    LINK.EXE returned 1″

    Encontrei algo a respeito pela net mas não compreendi muito bem. aí vai os links:

    http://blogs.msdn.com/michkap/archive/2005/06/17/430391.aspx

    http://levicki.net/articles/tips/2006/09/29/HOWTO_Build_keyboard_layouts_for_Windows_x64.php

    Obrigado.

    22 de julho de 2009 at 15:19

  9. Oi Jarbes,

    Estranho isso acontecer, pois os meus testes ocorreram no Windows Vista Home Premium de 64 bits.

    Gostaria de saber mais detalhes sobre o seu Windows, como versão e linguagem, se você instalou o .net framework e qual versão foi instalada, Como foi o processo de criação deste layout.

    Posso te antecipar algumas dicas como: Seguir o tutorial acima primeiramente para certificar-se que não seja o seu procedimento e instalar o programa em uma pasta com no máximo 8 caracteres sem espaços.

    23 de julho de 2009 at 05:46

  10. Jarbes

    Gilson,

    Troquei de CPU, peguei processador Pentium 4 3.0 socket LGA 775 x86-32 bit.
    Coloquei Windows XP Professional 2002 + SP3, Net franmework 3.5 SP1.

    Instalei o programa em pasta com menos de 8 caracteres, e os procedimentos da criação de layout foram os mesmos citados acima.
    Fiz um layout com apenas 1 letra, os erros são identicos aos postados por mim.

    Desisto gilson, mas obrigado pela atenção.

    24 de julho de 2009 at 06:57

  11. diogojfaraujo

    Muitíssimo obrigado!!!!! Agora tenho cedilha!!!!!

    28 de julho de 2009 at 22:37

  12. Luciano

    Gostaria de mudar a tecla WINDOWS para INTERROÇÃO pois a mesma (tecla interrogação) não funciona. Como faço isso já que tentei com esse programa e nenhum LAYOUT tem essa opção????

    2 de agosto de 2009 at 03:57

  13. flavia

    meu pc e espanhol tive que fazer um bckap agora esta todo o teclado trocado nao sei como fazer vcs podem mi ajudar

    3 de setembro de 2009 at 09:07

  14. jamaj

    Eu gostaria simplesmente de trocar a posição das teclas Delete e End.

    Não sei onde estavam com a cabeça quando projetaram esse teclado (de um notebook)… fica muito melhor usar Delete mais próximo das setas… enfim… ^^

    20 de novembro de 2009 at 18:33

  15. Diogo

    Olá, não tem a opção de trocar a teclado Fn do notebook, para outra? por exemplo o crtl ?

    Vlw!

    25 de novembro de 2009 at 12:41

  16. Silvia

    Oi Gilson !

    Adorei a sugestao do teclado. Mas to com um problema, meu notebook esta em Grego, e o teclado esta totalmente desorganizado, fiz todo o procedimento que vc disse, instalei os programas e o meu windows e o vista. Mas na hora de validar da erro e abre uma janela com esta msg:

    WARNING: The character ₢ (U+20a2) exists in the entry for VK_C, ShiftState ‘Ctl+Alt’ of the layout table and is not in the default system code page (1252) of the Portuguese (Brazil) language you specified. This may cause compatibility problems in non-Unicode applications.
    WARNING: / (U+002f) is already defined more than once on the keyboard (on VK_ABNT_C1, ShiftState ‘Base’ and VK_Q, ShiftState ‘Ctl+Alt’).
    WARNING: ? (U+003f) is already defined more than once on the keyboard (on VK_ABNT_C1, ShiftState ‘Shift’ and VK_W, ShiftState ‘Ctl+Alt’).
    WARNING: ° (U+00b0) is already defined more than once on the keyboard (on VK_ABNT_C1, ShiftState ‘Ctl+Alt’ and VK_E, ShiftState ‘Ctl+Alt’).
    WARNING: . (U+002e) is already defined more than once on the keyboard (on VK_ABNT_C2, ShiftState ‘Shift’ and VK_ABNT_C2, ShiftState ‘Base’).
    WARNING: ‘|\’ defined on OEM_102 (Base) but not defined elsewhere. This key may not be present on all keyboards.
    WARNING: ‘|’ defined on OEM_102 (Shift) but not defined elsewhere. This key may not be present on all keyboards.

    Sera q vc pode me ajudar? Meu teclado ta totalmente um horror! Desde ja agradeco mto a atencao ! Obrigada!

    25 de dezembro de 2009 at 18:36

  17. danielle

    oi Gilson,

    estou tentando instalar no meu notebook q é vista e ta dando pau…diz q preciso instalar o .net framework… eu instalei, mas mesmo assim nao ta rodando , fica apresentando a mesma mensagem.

    Obrigada, aguardo resposta.

    29 de dezembro de 2009 at 19:00

  18. danielle

    ola,

    mudei as teclas do meu pc e esta funcionando em todos os programas, menos no word. Porque?

    E o word é onde eu mais preciso da mudança da tecla, ja que é onde se digita os trabalhos.

    Espero obter resposta logo. Obrigada!

    danielle

    12 de janeiro de 2010 at 07:29

  19. Leandro

    Valeuuuuuuuuuuuuuuu !!!!!!!!!!!!!111
    Tutoriallll perfect !!!!!!!!!!!!!!!!!
    Funfou até no windows 7 ultimate !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    2 de fevereiro de 2010 at 22:43

  20. BrnLng

    Olá, Gilson e todos!

    Alguém descobriu como editar a tecla “/ ? °” que fica do lado do shift direito? Aqui não consegui fazê-la aparecer para edição.

    Abraços,

    10 de fevereiro de 2010 at 13:45

  21. Jesse Bacon

    =)

    Muito bom, muito bem feito e muito bem explicado!

    Não é atôa que esse é o primeiro resultado do Google.

    Valeu Gilson!

    23 de fevereiro de 2010 at 23:40

  22. Giselle

    Não consigo utilizar as teclas uiopjklçm sem apertar o Fn,como altero isso?

    9 de abril de 2010 at 12:19

  23. Marcelo Cavalheiro

    Estou com o mesmo problema Giselle. Comprei um teclado novo Leadership Mini e agora está sem uso.

    19 de maio de 2010 at 19:04

  24. Leonardo

    Cara parabéns mano, me salvou aqui ^^

    15 de junho de 2010 at 09:05

  25. Karina

    Gilson ,
    eu tenho um note da LG e o ponto de interrogação(“?”) e a barra(“/”) nao ficam no lugar normal dos notebooks (que seria do lado do shift direito)
    Ctrl+Alt+W=?
    Ctrl+Alt+Q=/
    tem como eu mudar isso e “substitui” a tecla e tem o “}” e a “]” pelo “?” e a “/” ?
    Obrigada desde já

    22 de junho de 2010 at 20:48

  26. Karina,

    Você pode configurar o seu layout do seu teclado do jeito que você quiser, basta seguir o tutorial acima.

    23 de junho de 2010 at 11:34

  27. Simiao Antonio Mondlane

    Ola gente!
    Tenho problemas do meu teclado, as teclas `~[]\{}| nao estao nos devidos lugares, isto porque cada uma esta no lugar da outra. que faco de forma a organizar? peco ajuda, por favor!…

    Simiao Antonio

    5 de agosto de 2010 at 09:02

  28. André

    Oi, meu amigo, segui seu tutorial e consegui montar um novo teclado, porem no word as teclas não funcionam da forma que formatei, será que vc sabe o que devo fazer para funcionar perfeitamente, obrigado.

    7 de agosto de 2010 at 10:31

  29. TONY

    Bom dia.

    Com a sua informação eu baixei i programa que altera as teclas, mas o meu é um ACER e estou com defeito na tecla Dell, portanto tenho a anecessidade de configurá-la em outra tecla, mas o programa não me demostra esta tecla no desenho, vc poderia estar me ajudando nesta configuraçã?

    Desde já agradeço a atenção.

    1 de setembro de 2010 at 09:07

  30. André Peil

    Cara não sabe o galho que tu quebrou pra mim!
    excelente tutorial, valeu!
    abração!

    4 de setembro de 2010 at 20:02

  31. troxe

    Oi, tenho um problema no meu teclado…
    Tenho algumas teclas que não funcionam bem, isto é, por exemplo a tecla “l” quando carrego nela aparece ” a,l8 ” … e no 7 aparece ” 3e270 ” …
    Alguém pode me ajudar..?

    8 de setembro de 2010 at 06:13

  32. Octavio

    Gilson,
    Parabéns, o tutorial ficou ótimo.

    Meu problema é o seguinte:
    Possuo um teclado novo com a tecla de função (Fn) na posição extrema esquerda, onde normalmente fica a tecla control (Ctrl) e, imediateente, à direita fica a tecla Ctrl.

    Dá para imaginar o problema, certo?
    Sim, gostaria de invertê-las logicamente, e depois, fisicamente.
    No seu tutorial menciona a impossibilidade de alterar a configuração da tecla Ctrl.

    A pergunta é: existe algum outro truque que me permita fazer isso?

    Desde já obrigado.
    Octavio

    1 de outubro de 2010 at 12:12

  33. Renan

    amigo, por favor, eu queria atribuir uma sequencia de comando a uma tecla, tipo:

    na hora que eu apertar a letra “A” ele executar o comando de “Shift+A” ou “Ctrl+A”.
    seria possivel isso?? para usar dentro de um jogo?

    Desde já agradeço

    2 de outubro de 2010 at 16:07

  34. Isabelle

    Adorei o programa so queria saber como salva!

    3 de novembro de 2010 at 18:43

  35. Isabelle,

    Atente a frase: “No menu “Build DLL and Setup Package” você consegue criar um pacote de instalação do layout, isso é necessário para instalar o layout no seu sistema…”

    5 de novembro de 2010 at 06:42

  36. Barket

    Gostei do programa. Porém uma duvida, como fazer surgir a tecla de interrogaçao.

    13 de novembro de 2010 at 10:07

  37. Rafael Jardim

    Gilson , eu quero lhe dar meus parabéns pelo excelente blog e pela matéria fora de série que você nos deu.Esse programa da Microsoft é mesmo tudo de bom, pois é a solução para um problema ao mesmo tempo simples,útil,e que pode deixar muita gente baratinada..haha
    Mais uma vez parabéns pela organização e clareza o artigo.
    Abraço!

    13 de janeiro de 2011 at 22:47

  38. Vinicius

    Cara se salvou minha vida..estava com um problema aqui e com esse programa resolvi logo Obrigado!!!!

    14 de janeiro de 2011 at 22:39

  39. Tatiana

    Tem como acrescentar, diminuir teclas? Pois nenhum layout pre-definido me atende…

    29 de janeiro de 2011 at 10:18

  40. regi abreu

    very good man! congrates! nota 10!

    19 de março de 2011 at 09:10

  41. Daniel Carlos da Silva

    Quero deixar minha contribuição pro tutorial:

    Para fazer funcionar corretamente as teclas de acentuação, clique na tecla onde o acento ficará, mas ao invés de digitar o acento e fechar, clique na opção “All”

    http://img13.imageshack.us/img13/5052/deadkey01.png

    Nela, você encontrará a opção “Dead Key View”, marque esta caixa e aparecerá uma caixa em cada campo perguntando se ela é uma “Dead Key”. Marque como Dead Key o campo que contém o acento desejado, e clique no botão “…” (reticencias)

    http://img846.imageshack.us/img846/6327/deadkey02.png

    Nele, você encontra 4 campos, onde apenas dois são editáveis: Base (code point), Composite (code point), Base e Composite. Em Base (code point), digite a tecla que receberá o acento. Em Composite (code point), digite as mesmas teclas da etapa anterior, porém já acentuadas. Nos lugares onde você digitou as teclas com e sem acento, vai aparecer o código hexadecimal correspondente delas, mas agora os campos Base e Composite estão preenchidos.

    http://img864.imageshack.us/img864/1244/deadkey03.png

    Quando você terminar a configuração, a tecla marcada como Dead Key ficará cinza claro, assim como mostrado no exemplo de layouts prontos.

    http://img96.imageshack.us/img96/4866/deadkey04.png

    Obs: Dead Key é uma tecla que só mostra na tela o que você digitou se você pressionar outra tecla após a primeira.

    22 de março de 2011 at 07:30

  42. André B.

    Gilson,
    Como fasso para alterar as teclas para F1-F12? estou com dificuldades com o notebook da HP que tem as respectivas teclas como atalho de som, brilho, imgem, etc. Conhece algum mace ou algum outro programa que pode me ajudar?

    22 de março de 2011 at 19:06

  43. Gilson Miranda

    Daniel, muito obrigado pela sua contribuição.

    André, neste programa não é possível alterar algumas teclas com funções especiais, como multimídia e teclas de funções.

    24 de março de 2011 at 16:20

  44. Max Viana

    Gilson Miranda,

    O programa funcionou perfeitamente! entretanto,
    as teclas de acentuaçao ao serem precionadas imprimem instantaneamente
    o seu caractere correspondente, tornando-se impossivel a acentuaçao das palavras.

    (como pode constatar neste proprio texto)

    Como resolvo este problema?

    28 de abril de 2011 at 17:20

  45. Aldo

    Gilson,

    Obrigado, muito obrigado por essa dica.

    Perfeita, assim como o tutorial.

    Um grande abraço.

    2 de agosto de 2011 at 12:32

  46. Alina

    Gilson,

    fiz todo o processo, a principio funcionou mas depois nao funcionou mais porque_ detalhe isso aparece quando aperto a tecla interrogaçao!!
    *parenteses da isso

    não aquento mais este teclado todo desorganizado
    obrigado

    6 de setembro de 2011 at 15:50

  47. ana

    tem como modificar o bloco numérico tb?

    17 de setembro de 2011 at 01:47

  48. oi ana

    Não, o programa modifica apenas as teclas alfabéticas.

    20 de setembro de 2011 at 14:59

  49. vitor

    gilson meu problema e com o meu not quero muda botao insert por exemplo pelo f5 com esse programa posso fazer isso desde ja obg..fuiz.

    20 de setembro de 2011 at 21:15

  50. Afonso

    Gilson,
    obrigado pela dica!

    Meu note veio da Alemanha e eu não estava conseguindo colocar o “~” e “ç” de jeito nenhum.
    Agora, com a sua dica, criei meu próprio layout do teclado e tah 10, funcionando tudo certinho para o PT-BR !!!

    PARABÉNS !!!

    24 de setembro de 2011 at 10:30

  51. robefarias

    como desabilito a tecla FN

    sds

    30 de setembro de 2011 at 09:56

  52. Paatin

    Caara, vc acabou de me salvar de devolver pela 3ª vez o notebook pra um !@#$%&* de loja chamada Center Informatica em Chapadinha

    12 de novembro de 2011 at 14:23

  53. laion

    tem como mudar a maldita tecla “FN” de lugar?

    14 de novembro de 2011 at 23:09

  54. oi laion,

    Tenho um notebook Asus B50A que também possui tecla FN invertida com o Ctrl, mas infelizmente o programa da Microsoft não reconhece tal tecla.

    15 de novembro de 2011 at 08:48

  55. cezar

    ola, eh possivel mudar a tecla SETA PARA CIMA de lugar? a minha parou de funcionar, gostaria de configurar essa funcao em outra tecla menos utilizada (como a END por exemplo).
    obrigado,

    22 de novembro de 2011 at 18:42

  56. camilla

    gostaria de saber como desativo a tecla fn

    6 de fevereiro de 2012 at 22:47

  57. Camilla,

    Desconheço uma maneira de desativar tal tecla nos notebooks.

    7 de fevereiro de 2012 at 08:27

  58. Marcos Pereira

    Post excepcional!!!
    Me ajudou MUITO!!!

    Há tempos procurava por isso. Encontrei no seu blog… e ainda por cima muito bem explicado.

    Obrigado!

    23 de fevereiro de 2012 at 12:05

  59. BillyGell

    Belo tutorial, me ajudou muito! Estava com vários problemas de acentuação e barra invertida no meu laptop japonês, e através de você consegui resolvê-los! Muitíssimo obrigado! Domo Arigatou!

    12 de maio de 2012 at 11:27

  60. Pri

    Parabéns pelo tutorial! Eu achava que não tinha solução para o meu note, estava com problemas para digitar textos acadêmicos com ele sem acentuação. Seu post Ajudou muito, obrigada!

    15 de maio de 2012 at 14:14

  61. andre

    cara eu jogo um jogo que eu preciso muito do f5..mas se eu clicar nele enquanto jogo nao acontece oq deveria pois ele tem aquela funçao de passar a musica quando ta no windown midia player… como posso faser ele voltar pro f5 de sempre?

    18 de maio de 2012 at 15:44

  62. qual jogo?

    19 de maio de 2012 at 20:35

  63. rafael

    eu tenho um notbook da semp toshiba e tem umas teclas que nao estão no lugar certo. as teclas são as teclas simbólicas! olhem como está (a tecla : ; esta no lugar das teclas / ?) ( a tecla ç Ç esta no lugar de : ;) e assim por diante… isso já esta me enchendo o saco! eu queria saber se tem como eu mudar as funçoes das teclas e como mudar? se alguem puder me ajudar eu agradeço muito. muito obrigado….

    2 de setembro de 2012 at 03:01

  64. Pether

    Nossa, cara! Muito Obrigado pelas dicas realmente foram muito úteis para mim. Estava completamente perdido com esse programa. Vc me salvou!

    Brigadão

    5 de setembro de 2012 at 19:40

  65. Ana

    Gilson, muito obrigada pelas dicas!

    Tive que trocar meu windows, por isso, entendo que nao consigo seguir o tutorial acima. O meu teclado ‘e ingles, na verdade comprei na Irlanda. Ele esta configurado para Ingles internacional. Estaria otimo se nao fosse pelos acentos que sao digitaveis mas nao ficam em cima das letras! Pode me ajudar? (cedilha tb nao tenho!)

    Desde ja agradeco.

    18 de setembro de 2012 at 00:04

  66. Leandro

    Cara, meu teclado está entre duas opções do Keyboard layout type: tem o backspace do tamanho de uma tecla e o teclado é em formato de “L” de cabeça pra baixo. Ou seja, está entre a opção 2 e 3.. sabes como mexer nisso? Obrigado!

    27 de dezembro de 2012 at 14:34

  67. Leandro

    Já resolvi.. quando fiz o teste do teclado, ele reconheceu a tecla automaticamente, mesmo não estando no layout.

    27 de dezembro de 2012 at 14:38

  68. jardel varnou da silva

    Como diz o senhor flanders, Exelent!

    29 de dezembro de 2012 at 17:58

  69. Fernando

    ótimo!!
    maravilhoso!
    muito obrigado mesmo!

    17 de janeiro de 2013 at 01:47

  70. romulo

    o programa funciona no windows 7 home premium?
    As minhas teclas r e t pararam de funcionar e quero trocar elas pelas \ e |

    11 de abril de 2013 at 18:58

  71. ivone

    etem como eu colar palavras ja feitas nesse teclado,ou tenho que digitar letra por letra?
    meu teclado ou melhor eu nao sei como colocar acento nas letras.ja tentei de tudo e nao consigo
    tipo a palavra vovô tem acento,no meu teclado nao consigo colocar.essa palavra copiei da net.vc poderia me dar uma dica porfavor..
    desde ja obrigado

    28 de abril de 2013 at 20:18

  72. Hans

    Gilson,
    Otimo post!
    Gostaria de saber como posso associar a funcionalidade da tecla CTRL a outra qualquer pois ela não está funcionando e meu notebook não tem outra.

    Agradeço desde já.

    2 de junho de 2013 at 21:01

  73. Oi Hans

    Há algumas teclas que também não consegui mudar, como a Control ou Alt.

    3 de junho de 2013 at 12:16

  74. ..fabiola

    Grata!

    minha tecla de ‘espaço’ deu pane e não queria jogá-lo fora. Agora pude passar esta função à outra tecla!
    grata!

    7 de julho de 2013 at 20:39

  75. SERGIO RICK1

    SEU TUTORIAL É PERFEITO!!! MAS ME DIZ AI QUANDO EU FIZ EM UM NOTEBOOK COMPAQ, QUE REINICIEI, NÃO FUNCIONOU E TIVE QUE FAZER NOVAMENTE. POR QUE ISSO ACONTECE????!!!

    6 de agosto de 2013 at 13:12

  76. Eduardo

    Muito bom seu tutorial. Salvou um teclado meu que seria descartado por uma tecla.

    9 de agosto de 2013 at 01:37

  77. Renan

    Boa noite Gilson, eu quero trocar fisicamente minhas teclas de lugar, mas não consegui, como devo proceder? O meu caso é o seguinte eu tenho um teclado da Philco, e no canto esquerdo inferior do teclado ao invés de ser o “Ctrl” é a tecla “Fn”. Eu quero que o Fn seja o Ctrl! como faço. Desde já agradeço.

    12 de novembro de 2013 at 21:04

  78. Victor

    Funfa no win7 x64 ult?

    9 de dezembro de 2013 at 13:09

  79. Eric

    Meu teclado é japonês e ao lado do shift esquerdo é a letra “z”, não tem a tecla “\|” e ao lado esquerdo do backspace tem uma tecla a mais que não tem funcionalidade, só que essa tecla não aparece no Microsoft Keybord Layout Creator, tem como eu configurar a tecla “\|” no lugar da outra que não tem funcionalidade? Abraços.

    4 de março de 2014 at 15:29

  80. ciça

    Olá alguem poderia informar como colocar acento no teclado virtual da lousa digital interativa do MEC?

    Obrigada

    27 de março de 2014 at 14:01

  81. Adriano Aquino

    Parabéns Gilson, muito inteligente e construtiva sua postagem, valeu!

    15 de abril de 2014 at 06:27

  82. Ciça

    Oi gostaria de de saber como colocar o acento no teclado virtual da Lousa Digital interativa do MEC.
    Grata

    19 de maio de 2014 at 17:53

Retornar a postagem | Comentarios RSS

Deixe um comentario