`

E agora? Low Level Format e Zero Fill?

Postado por em 26 de junho de 2009 | Geral

Administrador

Outro dia ganhei um HD de um amigo, um HD Thoshiba 40gb IDE 2.5″.

Na verdade ele me disse: “Mourão testa este HD para mim, se ele estiver sem badblock pode ficar para você mas se estiver com problemas você me devolve”

Ai eu pensei “Bom demais! Se ele estiver sem problemas, beleza arrumei um HD para minha gavetinha Clone, agora é só instalar os jogos de Play 2 nela e usar pela porta usb do meu console!”

Então usei o programa HDDscan para fazer uma varredura que para minha infelicidade encontrou uns 8 badblock nele. Já é de conhecimento de muita gente que badblock é causado por um deterioramento da superficie dos discos rígidos causado por diversos motivos, um dos motivos é você deixar sua maquina aberta perto de um gatinho nervoso como visto na figura:…

hd_failed

Mas como a esperança é a última que morre resolvi tentar uma solução paleativa, dai vem a duvida “Low Level Format e Zero Fill?” bom vamos ver as diferenças entre esses dois metodos:.

* Qual a diferença entre Low Level Format e Zero Fill?

Nenhuma, ambos fazem a mesma coisa. Em alguns softwares de fabricantes, a opção low level format pode é fazer retornar alguns erros, por isso é mais recomendável usar a opção zero fill se a mesma estiver disponível no software usado.

Antigamente, Low Level Format era um método que fisicamente criava e definia as partes onde dados seriam armazenados, como trilhas, setores… e por isso, era muito complicado,  normalmente só é feito na fábrica. Hoje, Low Level Format chega a significar o mesmo que o Zero Fill (apesar dos mais conhecidos saberem diferenciar o LOW LEVEL FORMAT de tempos atrás com o novo Low Level Format de hoje, que tem nome mais conhecido de Zero Fill) onde o disco rígido preenche todo o disco com zeros novamente, fazendo com que o mesmo fique muito parecido com um disco que acaba de sair da fábrica. Normalmente quando está fazendo Zero Fill, o disco já executa um utilitário de teste para confirmar o sucesso do processo.

* Istó estraga o disco rígido?

O disco rígido lê e escreve dados. O zero fill nada mais faz do que escreve “zeros” no disco rígido. Ou seja, não estraga o disco rígido.

Vale um parênteses aqui, pois os fabricantes não recomendam fazer zero fill direto, e sim somente quando necessário, ou quando algum software de diagnóstico aconselhar o procedimento.

* Como saber quando fazer o Zero Fill?

Use sempre um programa de diagnóstico do fabricante do seu disco rígido para analisar o mesmo em busca de problemas. As vezes, um bad block pode ser reparado pelo software sem necesitar de um zero fill.

* Zero Fill apaga meus dados?

Diferente da formatação lógica, em NTFS ou FAT 32, por exemplo, o Zero Fill irá zerar seu disco rígido, ou seja, vai realmente deletar seus dados, sendo praticamente impossível a recuperação deles com um software depois. Por isso, antes de tentar fazer o Zero Fill, faça backup dos seus dados.

O Zero Fill pode ser uma opção para alguns usuários que estão querendo vender o seu disco rígido mas temem que o comprador possa tentar vasculhar o disco para ver o que o usuário antigo tinha no disco (como dados confidenciais).

* Zero Fill pode fazer o meu disco rígido voltar a funcionar normalmente  ?

Normalmente sim, se o mesmo tem problemas no disco, e não físicos como problemas mecânicos. Normalmente se o Windows estiver corrompido a ponto de não restaurar, ou até um vírus no setor de boot, alguns bad blocks, com o Zero Fill, você pode fazer o seu disco voltar a funcionar normalmente (mas vale lembrar que depende do problema. Zero Fill não é milagroso).

* Tenho mais de uma partição. Posso escolher em qual partição fazer o Zero Fill?

Não, não é possível escolher a partição. O Zero Fill trabalha no disco todo, ou seja, é o disco todo ou nada.

No meu caso o procedimento que  usei foi o zero fill doprograma MAXBLAST da Maxtor , depois que fiz este procedimento o HDDscan não encontrou mais nenhum badblock no HD. Mas lembrando que nunca é bom colocar dados importantes em HDs recuperados porque esse hd pode te deixar na mão outra vez voltando os badblocks ou ainda vir um dia começar a “BATER CABEÇA” ou “BATER AGULHA” como queiram aí o seu pesadelo irá começar! hahahahahahaha!

1 comentario ate o momento

um comentario ao “E agora? Low Level Format e Zero Fill?”

  1. regis

    fiz isso em um hd sata de 200 gb da maxtor que ganhei de um amigo pq diz ele que nem windows instalava no negocio….ficou novinho em folha, tava com 8 erros no disco.

    26 de junho de 2009 at 21:11