`

Eee PC 1000HA

Postado por em 9 de agosto de 2009 | Mobility

Gilson Miranda

De vez em quando alguns fabricantes acertam em cheio o lançamento de um produto, como foi o caso da Apple com o seu iPhone e da Asus com o seu Eee PC, ambos um sucesso de vendas, mas com a minha primeira experiência com o Eee PC 701, logo deduzi que esta classe de computador portátil não seria párea para os notebooks tradicionais, como os com tela de 15 ou 17 polegadas, pois o desconforto na operação era muito grande, principalmente por causa do layout de teclado muito reduzido e a minúscula tela.

Então decidi experimentar um novo modelo de netbook Eee PC para me certificar da evolução desta classe de notebooks.

O primeiro desta nova bateria de testes foi o Asus eee PC 1000HA, agora com tela de 10 polegadas e um layout de teclado um pouco mais amplo. Embora o tamanho deste modelo comporte uma tela de 11 polegadas, a Asus não adotou tal tela. Outro grande desperdício na minha opinião é a ausência do sistema Express Gate, um sistema praticamente exclusivo da Asus que tem muito mais haver do que o Windows XP Home Edition.

Asus Eee PC 1000HA branco

Embora tenha ocorrido uma melhora muito grande no layout do teclado, o qual agora permite a correta digitação, o conforto ainda não se compara com os demais layouts dos teclados de notebooks, pois o espaçamento entre as teclas é ligeiramente reduzido (em torno de 1,5 mm) e algumas teclas tiveram o seu tamanho reduzido (de 14 mm para 10 mm). O tamanho do teclado equivale a 92% de um teclado de notebook convencional. A função de Home, Page Up, Page Down e End são acessadas somente combinadas com a tecla Fn + seta para esquerda, para cima, para baixo e para direita, respectivamente. Embora tenhamos este inconveniente, a Asus acrescentou mais uma tela Fn ao lado destas.

Na parte superior do teclado há uma barra cromada com alguns botões com funções especiais, sendo que o primeiro botão serve para desativar ou ativar a tela, o segundo para alternar entre resoluções 800×600, 1024×600, 1024×768 e 1024×768 compress, obviamente que a resolução nativa de 1024×600 é a recomendada. O próximo botão alterna entre o perfil de consumo e desempenho do notebook e o quarto botão abriu o Skype já pré instalado. No lado direito desta barra está o botão Power com uma luz azul indicadora de energia. Os demais recursos como funções multimídia, habilitar e desabilitar wireless ou touchpad são acessadas através da combinação da tecla Fn + F1 a F12.

Os primeiros modelos vieram com um layout de teclado em que o Shift da direita ficava na posição do atual Fn direita, o que ocasionou várias reclamações com o fabricante, que logo lançou uma versão com este problema corrigido. Outra característica deste novo teclado é que as teclas ao invés do estilo padrão de notebook são do estilo dos notebooks da Apple e Sony Vaio

Uma maior resolução na tela proporcionou também um maior conforto visual, pois aquela tela de 7 polegadas com resolução de 800 x 480 pixels era terrível de operar. Agora o Eee PC 1000 possui resolução de 1024 x 600 pixels em uma tela de 10 polegadas que poderia ser muito bem de 11 polegadas, pois as molduras tanto laterais quanto a superior e inferior da tela ficaram muito grandes, um desperdício de espaço!

A qualidade de imagem desta tela surpreendeu, proporcionando um contraste maior e uma definição de cores melhor. Em um ângulo de visão maior, a distorção de cores não foi tão grande quanto a tela dos demais notebooks da categoria.

Já o touchpad não temos muito o que elogiar, a sensibilidade dele é muito ruim, para você não ter um tempo de resposta grande do ponteiro do mouse é necessário tocar com uma maior pressão na superfície, pois a pouca área de contato causa um retardo e dificuldades no reconhecimento de clique através do duplo toque.

Uma grande evolução foi o armazenamento de dados, que saiu dos singelos 4GB para 160GB, porém, o tipo de memória era Flash, o que consome menos energia, ocupa menos espaço e pesa menos do que os discos rígidos agora utilizados. A única vantagem dos discos rígidos frente as memórias Flash ainda é o custo mais baixo. Além destes 160GB, a Asus disponibilizou mais 10GB para serem armazenados na web através do Eee Storage. Este recurso consiste em uma unidade do Windows que é acessada através de um usuário e senha para obter acesso ao que você já guardou nos servidores da Asus. Embora a Asus garanta total privacidade e segurança dos seus dados, o recurso ainda enfrenta receio de muitos usuários.

Eee Storage

Quanto a autonomia da bateria, a Asus colocou neste notebook o selo “All Day Computing” o qual anuncia uma duração da bateria de 7 horas, mas na realidade a bateria de 6 células, modelo AL23-901 de 6600mAh durou em torno de 4:30 hs. Mesmo assim, o Eee PC 1000HA possui a grande vantagem de ter uma bateria com mais células, uma vez que a maioria dos seus concorrentes oferecem netbooks com baterias de 3 células apenas. O MSI Wind, por exemplo, tem uma autonomia em torno de 2:40 hs.

O modelo é muito silencioso e esquenta muito pouco enquanto estiver operando com atividades “domésticas” como navegar pela internet e editar documentos. Quando o Windows desliga a tela para economia de energia, você só deduz que o notebook está ligado pela luz de energia. Uma das características que permitiu este silencio e desempenho de refrigeração é a altura dos pezinhos, que deixa a parte de trás do netbook bem distante da base em que ele está sobre.

Na parte debaixo temos um compartimento que aloja o slot de memória, HD e rede wireless, tornando muito fácil o upgrade no produto. Os alto falantes também encontram-se na parte debaixo, o que ajuda a propagar os sons mais graves, mas se você deseja uma qualidade de áudio melhor, então acho bom você conectar um fone de ouvido, porque os speakers não possuem muita potência.

 As conexões continuam básicas, sendo uma porta USB 2.0, conector RJ-45 para rede e dois conectores P2 fêmea para microfone e fone de ouvido de um lado e duas portas USB 2.0, conector Sub-D para VGA e leitor de cartões do outro lado. Nada mais apropriado para o que o produto se proprõe.

Atualmente o modelo 1000HA é o mais barato da série 1000H, pois ele não possui a rede wireless padrão n e nem a conexão bluetooth.

Diferenças de design do Eee PC 701 e o Eee PC 1000H

Crédito da imagem: SlashGear

Comparando o desenho do Eee PC 1000 com o Eee PC 701, não tivemos muita evolução. Os modelos diferenciam-se apenas pelo tamanho. O design do Eee PC 1000 ainda carrega desnecessariamente aquela barra cilíndrica no eixo de abertura, característica que foi retirada no design do Eee PC 1008.

 Obviamente que junto com o aumento de recursos (tela, armazenamento e sistema operacional) em relação ao seu antecessor, houve também o aumento de preço, mas mesmo assim o produto possui um custo muito interessante.

Se você se interessou por este produto, aconselho a adquirir um mouse USB também. Outro acessório interessante que poderia acompanhar é um gravador de DVD USB. A capacidade máxima de memória RAM suportada é de 2 GB, mas acredito que 1GB já seja suficiente para o Windows XP Home Edition de 32bits (sistema operacional já incluso pelo fabricante) e para as tarefas domésticas que o Eee PC 1000HA geralmente irá executar.

Continuo achando que esta categoria de notebook não será tendência no futuro, assim como qualquer tipo de notebook não conseguirá “destronar” os computadores desktops, mas com esta constante evolução a fatia será bem maior.

Páginas do produto: http://www.hardplus.com.br/produto_det.php?PID=22100HAB e http://www.hardplus.com.br/produto_det.php?PID=22100HAB

2 comentarios ate o momento

2 comentarios ao “Eee PC 1000HA”

  1. Sergio Abreu

    achei ótima a matéria sobre esses netbooks… compramos um na empresa que trabalho e caiu como uma luva, excelente funcionamento para as nossas necessidades. O problema agora é que estamos com a vontade de comprar mais (cerca de 30) e não estamos conseguindo achar. Compramos um netbook da ASUS com 4 gb de memória flash, 900 mhz e 512 de ram trabalhando com XP e mini-modens para internet. Se alguem puder indicar onde comprar, fico agradecido. Abraços e parabéns pela matéria… Sergio

    17 de setembro de 2009 at 22:12

  2. Sergio Abreu,

    Entre em contato com um de nossos consultores para providenciar a encomenda das 30 peças que você está procurando

    http://www.hardplus.com.br/conteudo.php?LISTA=menu&MENU=1

    18 de setembro de 2009 at 11:39

Retornar a postagem | Comentarios RSS

Deixe um comentario