Escolha a fonte de alimentação ideal para seu PC.

Afinal, o que faz uma fonte de alimentação? A fonte de alimentação do PC transforma a corrente elétrica alternada, (corrente fornecida pela distribuidora de energia até a sua casa), em corrente contínua usada pelos circuitos eletrônicos do micro.

Como a grande maioria dos equipamentos eletrônicos, as fontes podem trabalhar ligadas em 110 ou 220 volts, dependendo da região e da tensão de onde o PC será ligado, é necessária a mudança da tensão na fonte através de uma pequena chave seletora normalmente situada na parte de trás da fonte de alimentação.

chave_seletora

Nos dias de hoje, as fontes possuem várias capacidades de potência. Essa potência é medida em WATT. Quanto maior for a potência de uma fonte de alimentação (Watts), mais equipamentos poderam ser alimentados por esta fonte.

A maioria dos micros do mercado possuem fontes de alimentação com potência maior a 300 Watts. Essa potência é mais do que adequada, quando ela é real. O problema é que nem sempre os fabricantes são realistas quanto a essa potência. Muitas vezes eles dizem que a fonte tem 450 Watts de potência, mas na verdade, não chega a 300 Watts. Por isso, é importante adquirir uma fonte de qualidade e de marca confiável, pois, caso a fonte de alimentação queime, ela pode levar junto o processador, o HD, a memória e etc. Em certos casos, também é necessário observar se o seu micro necessita realmente de uma fonte de alimentação de maior potência, como fontes de 450W, 550W ou mais.

Infelizmente calcular essa necessidade não é tão simples. Se você acha que precisa de uma fonte mais poderosa, existem ferramentas na internet que podem ajudá-lo a calcular a potência da fonte ideal para o seu micro. Essas “calculadoras” mostram a potência máxima consumida pelos principais dispositivos presentes no mercado atual e informando os dispositivos presentes no interior do seu gabinete, você pode calcular qual a fonte ideal para seu micro. Como exemplo, podemos calcular essa necessidade nos seguintes sites: o Power Supply Calculator e também o eXtreme Power Supply Calculator Lite v2.5.

 ASUS_U-75HA_1

Grandes marcas fabricantes de micros como a Dell e a HP, por exemplo, equipam seus micros com fontes de boa qualidade e potência adequada. Agora para aqueles usuários que vão adquirir um micro “montado” devem procurar equipar seus micros com uma fonte de potência “real”, de boa qualidade e de confiança. Um ponto negativo é que essas fontes encarecem um pouco o preço do micro, mas dificilmente queimam, protegendo o investimento feito no computador. Ou seja, no final das contas, uma fonte de boa qualidade deixa de ser um gasto para se tornar um investimento.

Por isso procure sempre pesquisar e conhecer seu equipamento na hora de escolher a potência e a marca de sua fonte de alimentação para garantir a proteção e boa qualidade de alimentação do seu micro.

 

Fonte:  

http://www.guiadopc.com.br/artigos/5713/como-calcular-a-potencia-necessaria-para-a-fonte-de-alimentacao.html

6 thoughts on “Escolha a fonte de alimentação ideal para seu PC.

  1. Menilson

    Olá, gostaria de saber,qual fonte é indicada p/ meu pc. meu processador é um corei3, 4gb de ram, gravador de cd dvd, um HD de 1tb e uma placa de video ati radeon 4850 1gb 256bits.

    Reply
  2. rafael

    qual a fonte ideal para;;;

    Placa Mãe Asus P8p67 Pro

    processador Core I7 2600k

    memoria 16 gb

    Placa De Video Radeon Hd6870 1gb Gddr5 Dx11

    HD Seagate SATA 3.5´ 2TB SATA 3 600MB 5900RPM ST2000DL003

    Cooler Corsair H80 High Performance Liquid Cpu Cooler

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *