`

Não abra seu notebook HP

Postado por em 27 de maio de 2010 | Geral

Administrador

Trabalho com informática ja há muito tempo e já possuo uma certa experiência em desmontagem de notebooks. Resumindo para vocês, são todos difíceis e complicados de se abrir. Todos os modelos possuem muitos parafusos e travas estratégicas além do conhecimento técnico que é necessário numa situação desta.
Sempre achei os notebooks da HP os mais complicados de se desmontar e enquanto trabalhava num DV7-3085DX, me passou pela cabeça depois de muito custo pra desmonta-lo, fazer este post mostrando pra vocês como é complicado.

Este post é mais para ser uma espécie de dica, não estou aqui para dizer que não façam, porém fica a dica de como é chato fazer este serviço.

Além de inúmeras travinhas (que muitas vezes até nos confundem a ponto de acharmos que ficou algum parafuso pra traz),  também de vários cabos flats que fazem a conexão entre os periféricos e a placa mãe, e de outros pequenos detalhes, o que sempre me incomodou mais foi a quantidade de parafusos. Sempre achei excessiva e neste último modelo que desmontei vi que colocaram mais parafusos onde antes (modelos anteriores) não tinham.

Por isso ate resolvi contar…. Se você não montar antes uma estratégia para guardar o procedimento de montagem e desmontagem acredito que (qualquer pessoa pode ate desmontar, mas montar novamente fico com dúvidas). Eu sempre vou retirando e anotando numa folhas de onde é estes parafuso e os organizo e  separo, mas digo que ainda assim não é fácil.

Fico tranqüilo de nunca ter sobrado nem faltado nenhum parafuso ao final dos procedimentos dos que eu fiz,  porém não criticaria aqueles que por ventura se esqueçam ou deixem sobrar alguns.

Seguem imagens do DV7-3085DX desmontado; somem à esta situação mais 56 parafusos de modelos e tamanhos diferentes e a pergunta que fica é. Você conseguiria montar?

32 comentarios ate o momento

32 comentarios ao “Não abra seu notebook HP”

  1. Adson

    Meu primeiro notebook foi um Acer Aspire 5050, um dia depois da garantia ter terminado eu o desmontei inteirinho, foi o primeiro que eu desmontei e por isso foi o mais difícil. Meu segundo notebook (o atual) é um Asus N80Vn (comprado aí na Hardplus), um dia depois da garantia ter acabado eu o desmontei inteirinho também. Uso o método de anotar os parafusos e no final dá tudo certo.

    Inclusive, meu Asus não veio com o módulo bluetooth interno, mas recentemente eu encontrei uma loja internacional na internet que vende peças da Asus e envia para o Brasil, lá tem praticamente todas as peças… comprei o módulo bluetooth da Asus e o controle remoto (que também não veio com o notebook) que encaixa na entrada para Express Card e serve no Windows Media Center…

    Abracos.

    31 de maio de 2010 at 21:41

  2. Anderson Bacarin

    só tira meu medo, este note que vc desmontou é pq deu defeito ou vc desmontou apenas pra mostrar? pois comprei um igual (DV7-3085DX) e estou esperando chegar, fiz uma boa compra?

    18 de junho de 2010 at 22:24

  3. Leonardo

    Anderson…o aparelho que vc comprou é um aparelho muito bom sim, este desmontei so pra fazer este post mesmo. Com certeza vc fez uma excelente compra sim…abraços

    19 de junho de 2010 at 09:12

  4. Anderson Bacarin

    Leonardo, vlw pela resposta :P mas só de ver a qualidade da placa mãe que a HP usou neste notebook já da pra ter a ideia da durabilidade que este note deve ter, pois achei bem construída, única coisa que a HP deu mancada foi na memória, pois um pente é de 2GB outro de 4GB fazendo com que não trabalhe em dual channel, é uma pena, pois achar uma memória dessa de 4GB IDENTICA a esta deve ser complicado e “caro”… mas enfim, no mais só alegria hehe

    20 de junho de 2010 at 13:00

  5. Eliezer

    Excelente post!!

    Acompanho seu site desde a época que a lista dos preços era uma tabela em texto puro rss

    Muito bom ver a evolucao do site!

    Dia desses eu desmontei meu celular, um Samsung Omnia II, seguindo um tutorial que tinha na web.. fiz com o objetivo principal de tirar um grao de poeira que estava entre a tela dele.. mas quando cheguei na última etapa, amarelei, pois tinha um conector que não era de encaixe, daí figuei inseguro…

    Mas o aprendizado foi mto bom.. é impressionante a quantidade de micro-conectores.. tdo organizado! É fantástico!!

    Acho que só faltou uma foto com todos os parafusos juntos, ia ilustrar bem a complexidade do processo de montar e desmontar um notebook. Mas mesmo assim repito que este é um ótimo post.

    Dia desses foi necesssário trocar a placa mãe de um Dell Latitude aqui no trabalho e ver o técnico fazendo isso foi fantástico.. super rápido (o cara devia fazer isso mto) e, acredite, com poucos parafusos rss

    Continue com o bom trabalho do site!!

    []‘s

    Eliezer

    9 de julho de 2010 at 14:16

  6. silvano

    Anderson

    Também comprei um asus. Tem como indicar onde comprou o módulo bluetooh e o controle remoto?

    valeu

    silvano

    10 de julho de 2010 at 11:27

  7. Carlos

    Bom dia, Leonardo, antes de mais nada, parabéns pelo blog, eu aprecio informações úteis como estas. Eu fiz curso de montagem de micros e já me falaram das dificuldades nos notebooks; porem, com estes relatos, eu vejo que não é bicho de sete cabeças desmontar tambem um notebook. Obrigado, sucesso para o blog.

    11 de julho de 2010 at 12:00

  8. Giovanni

    Gostei muito do post!

    13 de julho de 2010 at 18:43

  9. leonardo

    Silvano,
    Acessorios desta forma que vc quer adquirir sao complicado de se encontrar. Notebook geralmente se mudar o modelo a batareia e o carregador por exemplo ja passam a nao ser compativel. O mesmo acontece pra quase todos acessorios. Meu conselho é olhar mesmo em loja que mecham so com notebooks (exemplo: notebook e cia, so notebook dentre outras) e principalmente no mercado livre onde vc deve achar e com um preço mais acessivel. espero ter ajudado.

    Giovani, Carlos, Eliezer…Obrigado pelos elogios, o intuito é fazer sempre posts do tipo. Continuem participando e mais uma vez obrigado.

    14 de julho de 2010 at 09:37

  10. Karklin

    Leonardo, tomei conhecimento deste assunto hoje (29/07/10) atraves do jornal que veio com uma peça que comprei na Hardplus, achei interessante e para complementar existe no site da HP manuais disponiveis para manutençao, eu tenho um DV4 e já efetuei varios consertos nele, inclusive troca do display, é muito facil, o manual tem tudo bem explicado, a seguir vai o link do meu manual : http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c01597750.pdf

    29 de julho de 2010 at 14:43

  11. Leonardo

    Interessante karklin,
    obrigado pela dica e pela participação.abraços

    29 de julho de 2010 at 15:01

  12. Johanne

    Rapaz que matéria interessante. Teria um Dell 1440 para abrir ai? Tava querendo trocar a pasta termica e limpar o discipador. Valeu amigo…

    6 de agosto de 2010 at 10:20

  13. Leonardo

    Opa Johanne, não teria não…aki na loja nao trabalhamos com Dell. Fico te devendo, porem as dicas servem pra qualquer notebook. Eu ja abri dell antes e digo que nao é tão complicado como os HP e alguns asus. Emfim, manda ver que tende a ter sucesso.

    6 de agosto de 2010 at 13:44

  14. Johanne

    Valeu amigo…

    6 de agosto de 2010 at 16:16

  15. johanne coelho

    Caro amigo, desmontei o meu notebook, e, não fiquei muito feliz de ver m elastômero em cima do video 4500mhd da intel. Será que este terá o mesmo fim dos videos da nvidea? Tirei foto do notebook aberto, se quiser para postar ou comentar, é só me passar seu email ou me adicionar no msn. Aproveitei e coloquei a pasta termica artic mx2, qe melhorou por volta de 10 graus em full load. até mais…

    12 de agosto de 2010 at 09:24

  16. Nexus

    Amigo, gostei muito do post! mas tem uma coisa errada na sua dica! desmontar é facil!! o dificil é montar! SAUHUASHUSAHUSAHUSAHUSAHU vlwwww desmontei o meu e montei!

    27 de novembro de 2010 at 23:18

  17. joel

    Todoa os equipamentos da HP, exeto impressora, possuem o manual de servico, conhecido pore service manual, apenas em inglês disponivel para download para qualquer pessoa no site http://www.hp.com, aba drivers e downloads, voce poe o modelo ou product number do equipamento e do lado esquerdo tem um link pra manuais, se voce abriu em protugues altere o idioma para inglês e verá o service manual

    12 de janeiro de 2011 at 09:44

  18. Danilo

    Caro amigo. Estou precisando muito da sua ajuda. Tenho um DV9620us e primeiro bixou o microfone aí eu comprei aquele tipo telemarketing e funcionou normalmente agora bixou o áudio mesmo. o auto-falante do lado do relógio fica com um X vermelho. tentei instalar o driver novamente só que ele diz que náo encontrou nenhum dispositivo de áudio instaldo.
    Onde fica a placa de áudio do notebook? penso que talvez tenha desligado alguma coisa, sei lá.

    pode me ajudar?

    obrigado

    Danilo

    1 de fevereiro de 2011 at 22:01

  19. Yasmin

    Tenho um DV4 Pavilion, e simplismente não consegui chegar ao que me interessava na desmontagem(dissipador, processador e cooler), as partes que eu consegui desmontar mto bem, porémmmMM!M! dá mto medo qdo se termina de tirar os parafusos de forçar a “tampa” maior que alias fiz mta força e ela não saiu de jeito nenhum…desisti de desmontar e recoloquei td de volta…tem algum segredo miraculoso pra desmontar o Dv4?…pq eu fiquei com medinho de estragar qqr coisa e parei no meio do processo…pior que preciso limpar o dissipador e o cooler e trocar a pasta térmica do processador, ele tá esquentando mto…

    25 de março de 2011 at 19:58

  20. jorge leite

    Ja tirei os parafusos da meu laptop hp pavilion zv600 mas a partre direita logo acima do dvd room nao acho parafusos e eh quase certo que tenha uma trava que o prende ali, ja fiz forca moderada para tentar tira-lo mas nao consegui ainda e ja percebi que dentro tem muita sujeira e quero limpa-lo nao preciso desconectar mais nada acho eu porque a parte de cima esta quase toda desmontadasoh falta a parte preta que fica em volta do teclado e o mouse no meio acho que por ali eu consiga chegar ao precessador e cooler,poderia me ajudar por favor.
    Obrigado
    jorge

    26 de maio de 2011 at 14:39

  21. Ricardo

    Como faço pra retirar o hd, no meu antigo dv2700 tinha uma seta indicando a direção.
    mas nesse modelo nem tem essa seta e o espaço para se manusear o hd eh minimo, como faço??

    2 de junho de 2011 at 13:27

  22. Reinaldo

    Dica ou fotos de um notebook desmontado???

    30 de julho de 2011 at 09:00

  23. Braz

    tem como vc me passar o modelo do microfone interno do hp pavillion dv7 3180us
    o meu rebentou e sumiu daí eu preciso do modelo pra achar outro pra comprar fico aguardando resposta obrigado!!

    4 de fevereiro de 2012 at 12:07

  24. Braz,

    Pelo que vi nas fotos do seu modelo, parece que o microfone é junto com a webcam, confira isso por favor porque temos a webcam da HP usada disponível aqui para venda.

    5 de fevereiro de 2012 at 08:40

  25. Braz

    A webcan dele ta funcionando normalizinho só não esta saindo audio o modelo dessas fotos é do mesmo modelo que o meu

    8 de fevereiro de 2012 at 11:35

  26. Braz

    516312-001 este é o modelo do microfone dele mais acho que foi só o cabo que vai na placa que rebentou

    8 de fevereiro de 2012 at 11:47

  27. Braz

    Ei amigo vc tem aguma dica para configurar o teclado do meu notebook hp dv7 pavilion 3180us a tecla fn dele ta invertida com outra e ta desconfigurado algumas teclas o teclado dele ta configurado em ingles us.

    23 de fevereiro de 2012 at 16:31

  28. Ana

    Olá amigo!
    Meu computador HP é igualzinho a esse das fotos.
    Não entendo muito,porém queria retirar meu HD pra fazer o backup antes de mandar pra assistência técnica!
    Ele se encontra com a tecla scroll e capslock piscando e não esta ligando o monitor :(
    Vc poderia me ajudar a fazer isso?

    Obrigada :))))~

    8 de março de 2012 at 19:40

  29. Leonardo Fritz

    Boa noite! eu tenho um dv6 3090br, com amd phenom II p920 quad-core 1.6mhz, memo 6gb ddd3 e video 1gb, pesquisando muito, vi que o processador pode ser alterado, mas meu medo é eu alterar e queimar minha placa mãe. a minha ideia seria coçocar uma 2.0 ou 2.4 no máximo. se a placa resistir a um 2.0 ja é o suficiente para mim! será que é possível fazer essa troca?

    10 de maio de 2012 at 23:55

  30. Leonardo Fritz,

    Você pode trocar o processador e testar, desde que o TDP (consumo máximo) seja o mesmo do seu antigo. Maiores informações sobre o seu notebook na página: http://www.blogplus.com.br/?p=10163

    13 de maio de 2012 at 07:16

  31. Daniel

    Amigo, gostei muito do POST e gostaria de elogiar em especial a qualidade das fotos, de incrível nitidez. Tenho a seguinte pergunta:
    Como boa parte dos casos em que é preciso desmontar um notebook deve-se a limpeza do conjunto cooler/dissipador, gostaria de sua opinião sobre a prática de utilizar ar comprimido ao invés de desmontar. Sempre achei errado, até que encontrei no site da HP a recomendação de fazê-lo. Sugerem apenas que, ao invés de um compressor de ar (que traz riscos), utilize-se ar comprimido aerossol (conhecido por Soprão).
    Qual sua opinião? Certo ou errado ?

    http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01710030&lc=pt&dlc=pt&cc=pt

    14 de setembro de 2012 at 00:12

  32. Cybersam

    Muito trabalhoso e os clientes ainda por cima querem pagar baratinho.
    Saudade de quando os PCs de mesa imperavam soberanos.
    http://www.senhaperdida.com.br

    14 de setembro de 2012 at 20:27

Retornar a postagem | Comentarios RSS

Deixe um comentario