`

Instalando o Windows pelo próprio HD

Postado por em 14 de agosto de 2010 | Geral

Administrador

Desafio: você tem um computador ou notebook antigo, sem disquete, sem leitor de CD/DVD, que não dá boot por USB e precisa instalar um sistema operacional nele, como fazer? As dicas do nosso colega Leonardo não resolvem neste caso, apesar de já indicarem o caminho, e provavelmente você irá preferir instalar o Windows XP em uma máquina que esteja nesta situação. Segue aí mais um pequeno tutorial que pode te tirar de uma fria.

A principal consideração que temos que fazer é que; neste computador você não irá sair do lugar com esta instalação, pois não tem nenhum dispositivo de entrada de dados funcionando para se copiar o sistema operacional para ele. Vamos ter que preparar o HD dele para ser “bootável” e copiar os arquivos de instalação em um outro computador. Então uma ferramenta fundamental para resolver este problema seria um adaptador como este da Contac: http://www.hardplus.com.br/produto_det.php?PID=1USI9084 (ferramenta indispensável para quem trabalha com manutenção, uma verdadeira mão na roda). Uma alternativa seria um case externo do padrão do HD a ser formatado.

Vamos listar as ferramentas necessárias para a instalação:

  • Adaptador (ou case externo) do padrão de seu HD para USB
  • HP USB Disk Storage Format Tool (para formatar o HD o tornando “bootável”)
  • Disco de boot do Windows 98 (necessário para a tarefa acima) + o arquivo “smartdrv.exe”
  • Cd de instalação do Windows XP (ou a imagem dele se preferir)
  • Um segundo computador (onde todas essas ferramentas serão usadas)

O primeiro passo é retirar o HD do computador ou notebook e colocá-lo no adaptador (ou case…) para ser formatado. Aproveite essa etapa para fazer backup de documentos e arquivos pré-existentes no HD caso seja necessário.

O segundo passo é usar a ferramenta “HP USB Disk Storage Format Tool” e os arquivos do disco de boot do Windows 98 para formatar o hd tornando-o “bootável”. Esses dois ítens e o smartdrv.exe você encontrará facilmente na internet para fazer o download, Google it!  Neste passo você deverá escolher o sistema de arquivos FAT32 para poder marcar a opção “Create a DOS startup disk” e usar o campo logo abaixo para selecionar a pasta onde você deixou os arquivos  do boot do Windows 98. Clique em “Start” para formatar o HD.

Feito isso, basta copiar os arquivos do disco de boot para a raiz do HD (parece redundante, mas é necessário), junto com o arquivo smartdrv.exe e a pasta i386 do cd de instalação do Windows XP.

Agora o terceiro passo, vamos voltar com o HD para o computador de origem. Ao ligar este pc com HD reinstalado você deverá cair no prompt do DOS automaticamente, o himem.sys já deve ter sido carregado e você deverá rodar o smartdrv.exe (por isso falei para copiar os arquivos do boot depois de formatado, sem o himen.sys carregado o smartdrv.exe não funciona). Esse passo é muito importante, pois sem o smartdrv.exe carregado a instalação irá demorar demasiadamente. Após carregado (é praticamente instantâneo) basta proceder com a instalação do Windows, entrando na pasta i386 e dando o comando winnt.exe. Colocando em ordem então, os comandos que você vai dar no prompt são:

smartdrv.exe (tecle enter)

cd i386 (tecle enter)

winnt.exe (tecle enter)

A partir de então proceda com a instalação do Windows normalmente. Seu computador está pronto para voltar à ativa!

4 comentarios ate o momento

4 comentarios ao “Instalando o Windows pelo próprio HD”

  1. Bozohero

    Ola Leandro,

    Tive uma sorte incrivel em achar esta sua dica ! Muito Obrigado !

    Mas eu tenho uma duvida …. eu tenho um note com hd de 40 gb ….
    pelo hp format tool, o hd vai ficar com o formato Fat32 … mas vai ter somente 32gb … que é a limitação natural do sistema fat 32 …

    O que eu gostaria de saber é se depois posso transformar o hd em ntfs … e recuperar o espaço perdido … ou se mesmo o Hp format Tool aceitar meu hd de 40 gb , eu poderia depois transformar o hd de fat32 para ntfs ….

    Faz tempo que nao faço isso .. por isso a duvida ! hehehe ! Um grande abraço !

    14 de agosto de 2011 at 00:50

  2. Leandro

    Acho que a forma mais fácil de fazer isso é tentar criar uma outra partição e colocar ela em NTFS, pois trocar a que já está instalado o windows vai ter que formatar novamente. Mas dependendo da situação, só de ter conseguido reviver um equipamento antigo já compensa, mesmo perdendo um pouco de espaço no HD.

    16 de agosto de 2011 at 11:42

  3. Mourão

    E ja formatei meu hd externo com mais de 40GB em FAT32 e não perdi nenhum espaço… Tenta ai para ver se da no seu tb!

    17 de agosto de 2011 at 14:54

  4. Leandro

    Depois que atinei aqui, o FAT32 suporta até 2Tb

    17 de agosto de 2011 at 17:55

Retornar a postagem | Comentarios RSS

Deixe um comentario