`

Netbook Asus Eee PC 1201N

Postado por em 19 de setembro de 2010 | Mobility

Gilson Miranda

Desde a inclusão dos netbooks no mundo da informática pela Asus em 2007 com o modelo Eee PC 701, esta categoria de subnotebooks evoluiu de forma muito interessante, tornando hoje uma opção muito mais atraente para alguns usuários do que os próprios notebooks.

A princípio, o conceito era para os computadores portáteis de pequeno porte, baixo custo e sem unidades mecânicas ou outros periféricos que reduzem a autonomia da bateria, aumente o peso, custo ou tamanho. Por isso, os primeiros netbooks do mercado possuiam telas pequenas e unidades de memórias Flash.

As memórias flash apesar de consumirem menos energia e ter mais haver com o conceito netbook, o seu custo e capacidade não permitiu que os modelos posteriores adotassem tal componente, fazendo com que os sucessores adotassem os tradicionais discos rígidos.

Já a ausência das unidades ópticas como leitores e gravadores de DVD ou Blu-ray permaneceram nos modelos posteriores, porque a sua utilização vem sendo cada vez mais substituida pelos pen-drives ou armazenamento em “nuvem”. Além disso, sua presença não permitiria modelos compactos, baratos e com autonomia maior.

Outro componente que consome muita das baterias são as telas, sendo que quanto maior, mais consumo de energia, porém, com a adoção de backlights em LEDs, os quais brilham mais e consomem menos energia, foi possível adotar telas maiores permanecendo o mesmo consumo.

Diante destas características, temos atualmente netbooks tão interessantes que os torna mais viável do que os notebooks de pequeno porte. Os netbooks Eee PC 1201 da Asus têm sido sucesso no mercado atual, pois apresenta uma beleza discreta, conforto de operação, tela com qualidade impressionante, longa autonomia da bateria e recursos importantes.

O Asus Eee PC 1201N é melhor representado pela palavra discreto, com desenhos sóbrios, elegantes e detalhes pequenos, até mesmo o carregador de energia é discreto, de pequeno porte, possui apenas uma pequena luz indicadora de energia na cor azul. Já os cabos são finos e simples. Pelo lado de fora, nada mais do que uma tampa preta no estilo “black piano”  e pequenas partículas azuis brilhantes. No meio da tampa a logo da marca na cor cromada com um leve detalhe de aço escovado. Todos os cantos externos são arredondados, realçando a beleza do design.

Na parte interna, a seriedade da beleza permanece, com a superfície no mesmo estilo da tampa, um botão cromado no canto superior esquerdo para ativar ou desativar o touchpad e no canto superior direito outro botão cromado para ligar ou desligar o produto. O touchpad recebe pequena textura para melhorar o conforto de operação e os botões dele é representado por uma barra cromada, o qual possui cliques muito “duros”.

A parte frontal é extremamente fina e no canto direito possui as luzes indicadoras de energia, bateria, operação dos discos, rede wireless/bluetooth e caps lock. Apesar de pouco utilizados atualmente, nenhuma luz indicadora para o Num Lock ou Scroll Lock.

Na parte debaixo, há apenas um compartimento para expandir a memória. O Asus 1201N possui dois slots de memória SODIMM DDR2 de até 800MHz, isso permite um upgrade de até 8GB (capacidade máxima de 4GB por cada slot)

O layout do teclado é muito bom, seguindo o padrão Inglês internacional, não há o que reclamar dele, confortável, bem posicionado e discreto, ele torna o produto tão confortável quanto os notebooks de pequeno porte. Parabéns à Asus!

Devido à área pequena do touchpad, ele não é tão confortável, mas possui um recurso muito interessante que muitos outros deveriam ter: multitoque. Este recurso identifica movimentos com os dois dedos para aumentar ou diminuir zoom, girar ou barra de rolagem horizontal ou vertical, conforme abaixo demonstrado.

A qualidade de imagens da tela impressiona primeiramente pela iluminação por LED, em seguida pela resolução widescreen de 1366 x 768 pixels em uma tela de 12 polegadas.

O áudio também impressiona pelo volume que ele consegue reproduzir, mas ainda está longe da qualidade sonora dos notebooks de grande porte, como os da HP DV7, por exemplo.

No lado direito temos um leitor de cartões, duas portas USB2.0, conectores P2 de saída e entrada de áudio, RJ45 para rede de até 1Gbps e uma trava kengston.

No lado esquerdo temos um conector VGA, um discreto conector de energia, uma porta USB2.0 e o conector HDMI. A parte frontal é bastante limpa, havendo somente as luzes indicadoras no canto direito e os alto falantes na parte de baixo.

O sistema operacional oferecido é o Windows 7 Start, uma versão reduzida e optimizada para este tipo de produto. Os softwares mais interessantes oferecidos são:

Asus Vibe
Um elegante software para gerenciar o conteúdo multimídia, como vídeos, fotos, imagens e músicas, sua função é semelhante ao Windows Media Center do Windows. Considero este software muito útil no Asus Eee PC 1201N pelo fato do Windows 7 Start não possuir o Windows Media Center integrado.

O Asus WebStorage é uma forma de ampliar o seu espaço de armazenamento utilizando os servidores da Asus na Internet com a grande vantagem de poder acessar o conteúdo de qualquer parte do mundo. É necessário criar a sua conta através do Eee PC 1201N. É obrigatório estar conectado à internet para a sua utilização. O HD do Eee PC 1201N é de 320GB e a capacidade do WebStorage é de 500GB. O diretório já vem com as seguintes pastas:

  • Compartilhe com a Família
  • Compartilhe com Amigos
  • Compartilhe com Colegas
  • Meus Documentos
  • Meus Vídeos
  • Minhas Fotos
  • Minhas Músicas

Para compartilhar os arquivos, basta arrastá-los para a pasta equivalente do Asus WebStorage que ele irá de fornecer o endereço (link da página na internet) para você repassar para os seus amigos, colegas ou familiares.

O Asus Update é outro software elegante da Asus que permite atualizar o BIOS para versões que corrijam algum problema que pode ocorrer futuramente, como incompatibilidade com algum software ou hardware. Além de atualizações, é possível restaurar o BIOS para versões anteriores. A interface é muito amigável e sua utilização é rápida e simples. Não é obrigatório estar conectado à internet para sua utilização desde que se já tenha o arquivo salvo no disco local.

YouCam é um divertido software que permite editar as imagens capturadas da webcam, possibilitando adicionar molduras, acessórios, aplicar filtros, efeitos e muitos outros recursos para tornar a webcam muito mais interessante. Este software interage bem com os programas de mensagens instantâneas como o AIM ou MSN Messenger.

As animações na tela enquanto se ajusta alguma configuração do notebook ainda permanece, como ajuste de volume de áudio, brilho da tela, perfil de consumo de energia, ativação ou desativação de wireless, áudio, saída de vídeo ou touchpad. Um outro recurso que a Asus geralmente coloca para agregar valor aos seus produtos é o Express Gate, seria ótima idéia se tal recurso estive presente, mas infelizmente a Asus não o colocou.

O sistema de restauração é mais frágil por não possibilitar gravar uma mídia com a imagem do sistema em função da ausência de um gravador de DVD. Você pode restaurar o sistema apertando F9 durante a incialização do netbook, mas se o problema for no disco rígido, esta possibilidade pode estar comprometida, uma vez que o Asus Recovery está gravado em uma partição oculta no próprio HD.

Apesar do manual se referir a um DVD de suporte, nenhuma mídia veio junto com o produto. É aconselhável adquirir um gravador DVD externo para criar os discos de restauração, além disso, este acessório poderia ampliar a utilização do Asus 1201N.

A opção Boot Booster é um recurso disponível no BIOS que permite uma incialização mais rápida do netbook, mas ele deve ser desativado enquanto o processo de restauração estiver sendo executado ou quando houver uma troca de componente, como o HD ou memória. Lembre-se de reativá-lo após o upgrade porque o recurso é útil. Para isso, ligue o netbook, aperte a tecla F2 durante o processo de incialização evá até a opção boot, escolha o item Boot Booster, altere o seu status para Enable e reinicie o netbook.

A inicialização do netbook em si leva apenas 8 segundos com o Boot boost e em torno de 11 segundos sem ele. Apesar da diferença ser apenas 3 segundos, isso representa quase 40% a menos no tempo para inicialização do netbook. Já o Windows 7 Start de 32bits leva em torno de 1 minuto e 13 segundos para estar 100% pronto para operação.

O SimHD é um plugin do aplicativo TotalMedia Theatre 3 da ArcSoft que melhora a qualidade das imagens com suporte a uma variedade muito grande de formatos. Os usuários podem desfrutar vídeos mais nítidos e suaves não só na tela de 12.1 do netbook quanto na saída full HD da porta HDMI.

O processador apesar de ter 4 núcelos (2 físicos e 2 via HT), foi o fator limitador na pontuação do índice de experiência do Windows 7 com 3,3 pontos. Na média, o Asus Eee PC 1201N conseguiu 4,5 pontos. O destaque foi o HD com 5,4 pontos. Trata-se de um Western Digital com capacidade de 320GB, interface SATA II com 8MB de buffer, os discos operam a 5.400RPM. Maiores detalhes na página: http://www.hardplus.com.br/produto_det.php?PID=1620320S. As memórias são da Kingston, série KVR do tipo DDR2 operando a 800 MHz, as latências são de 6-6-6-18. A rede cabeada é de 1Gbps e a rede wireless padrão n.

Em relação a autonomia da bateria, o tempo de 5 horas prometido pelo fabricante está muito longe da realidade. Foram realizados alguns testes em situações diferentes, na primeira situação, deixamos um modem 3G conectado pela porta USB, um mouse óptico USB e um HD externo Seagate FreeAgent também conectado pela porta USB, o Asus 1201N conseguiu executar um vídeo do Windows durante 2:05 hs. Na segunda situação, deixamos um mouse óptico USB e a rede wireless ligada, o 1201N executou tarefas domésticas como reprodução de músicas via Radio do Asus Vibe e navegação pela internet durante 3: 18 hs. Na terceira situação a bateria do Asus 1201N conseguiu durar 3:15 hs com um mouse conectado via bluetooth e a internet via rede wireless, os programas executados durante este período foram o Internet Explorer e o Live Messenger. Ambas as situações o brilho da tela se manteve no máximo.

O Asus 1201N é muito silencioso e não esquenta muito. A tela e o teclado são muito confortáveis. Ele é leve e pequeno. A autonomia é grande em função principalmente do baixo consumo da tela e do processador. O poder de processamento é além do que as atividades domésticas exigem. O processador gráfico nVidia ION permite executar vídeos de alta definição, como o Blu-ray e filmes em full HD (1080P). A configuração de hardware permite executar alguns jogos 3D e aplicativos 3D e o custo para levar tudo isso é relativamente baixo. Diante disso, o Asus 1201N é um dos produtos mais interessantes que já chegaram em nossa loja.

Maiores detalhes na página: http://www.hardplus.com.br/produto_det.php?PID=AS1201N. O Asus Eee PC 1201N está disponível nas cores preta, prata, azul e vermelha.

25 comentarios ate o momento

25 comentarios ao “Netbook Asus Eee PC 1201N”

  1. Watson

    O link do notebook aponta para um HD da WesternDigital.

    20 de setembro de 2010 at 13:40

  2. Sandro Mendes

    Tenho um Asus 1201N, fui instalar o w7 professional e aí agora a tcla caps lock não aparece mais na tela quando ativada, as fuñções da tecla fn para desativar a redw wireless não funciona e nem a tecla do lado esquerdo superior para desativar o touchpad tbm não funciona, gostaria que me dessem uma dica de que preciso instalar e como se faz para voltar a funcionar tudo. Grato

    5 de outubro de 2010 at 17:44

  3. Oi Sandro,

    Visite a página: http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=sZ0sI6WqjnCHGFta e instale todos os aplicativos sugeridos pela Asus.

    7 de outubro de 2010 at 20:26

  4. Sandro Mendes

    Já instalei todos os drivers e nada da tc caps lock aparecer na tela e agora pra completar quando aperto a tc para fixar o caps lock ela abre a tela do menu iniciar.

    27 de outubro de 2010 at 20:26

  5. ricardo

    tenho um netbook desse mas ontem quando eu tava mechendo ele travou, e ate hoje ele ta do mesmo jeito. queria saber se tem como reiniciar ele?

    2 de dezembro de 2010 at 08:48

  6. Nilza

    Olá, Tudo bem?
    Então, acabei de adquiri o meu net desse modelo asus 1201n e não consigo ativar o vídeo na minha TV. Conectei o HDMI do net na TV, ativei o hdmi da TV, mas não consegui ativar a transmissão pela tecla de função.
    Sabe como devo fazer?
    Obrigada.

    7 de dezembro de 2010 at 21:32

  7. luciano

    ola nilza pra ativar o hdmi na tv é so segurar a tecla “Fn”( que esta ao ladoda tecla Ctrl e apertar a tecla F8. aí vc seleciona entre mostrar a imagem na tv e no net junto ou somente na tv. abracos.

    luciano_camilo2@yahoo.com.br

    15 de dezembro de 2010 at 08:43

  8. anderson

    ola pessoal, depois que formatei o botão que ativa e desativa o mouse pad não funciona e eu nao encontro o driver asus 1201n
    alguem pode me ajudar.
    grato

    2 de janeiro de 2011 at 11:38

  9. israel

    queria saber como ligar o BlueTooth do netbook asus eeepc

    7 de janeiro de 2011 at 06:30

  10. rinaldo

    como eu consigo conectar a rede sem fio que configuração devo faze?

    4 de abril de 2011 at 23:19

  11. Antonio

    Prezados, boa noite!
    Alguém pode me ajudar informando como eu consigo o código ou senha para o bluetooth no netbook Asus Eee PC 120? Muito Obrigado.

    14 de maio de 2011 at 18:26

  12. Eduardo

    Alguem ai sabe ligar o bluetooth do netbook assus 1005 HA? Eu ja sou a terceira pessoa que pergunta isso e ainda ninguem respondeu. Por favor dono do site nos ajude.

    24 de maio de 2011 at 07:51

  13. luciano

    para ativar o bluetooth é somente apertar a tecla Fn (que está ao lado da tecla Ctrl e apertar a tecla f2. vc pode ligar o bluetooth e wireless ou ligar somente um dos 2 ou desligar os 2. abraços.

    15 de julho de 2011 at 11:47

  14. marcos

    como faço para deixar ligadas as luzes das teclas do teclado? por favor envie para o email marcoshadeva@yahoo.com.br obrigado mesmo.

    28 de agosto de 2011 at 02:24

  15. Giovana

    Olá, tenho um Eee PC e nunca consegui usar o Bluetoo mesmo apertando a tecla Fn + F2. Não acontece nada, clico no dispositivo de Bluetoo e coloco enviar arquivos e fica em branco, nada acontece. Se alguém puder me ajuda agradeço muito…

    14 de setembro de 2011 at 15:56

  16. Giovana,

    O seu Bluetooth do notebook pode estar danificado ou ele não possui tal recurso. Já observamos alguns comerciantes falarem que tem o bluetooth só porque tinha uma tecla com a legenda de bluetooth ou um botão para habilitar/desabilitar o bluetooth. Muitos fabricantes usam a mesma carcaça para modelos diferentes, por isso que eles colocam tais recursos como Opcional nos manuais.

    20 de setembro de 2011 at 15:12

  17. Maciorowski

    Formatei o netbook Eeee PC 701 e não acho os drivers de rede. Fui em todos os sites, foruns, e a reclamação é sempre a mesma! ninguém encontra os drivers de rede. Atualmente ~\o existe suporte para ele, infelizmente.!

    14 de dezembro de 2011 at 16:35

  18. Deivid

    Boa tarde to com um net asus Ecc PC para formata-lo e quando eu do esc para entar pelo usb ele entra em uma tela preta manda eu remover o disco ou midia e pressionar qualquer tecla para reniciar fazendo ele inicializa normalmente alguém pode me ajudar ai?

    6 de novembro de 2012 at 15:41

  19. Wesley

    Ou seja tbm formatei e vejo q todos tiveram o mesmo problema, o wifi não funciona mais baixei todos os 6 driver no fabrincantes e uns deram erros, perdi meu tempo e outros instalaram para win7 mas no final não funcionou, enfim os netbooks da ASUS podem ser bons e bonitos, mas o suporte é uma porcaria, ter um net que vc não consegue resolver um simples wifi nos dias de hoje, prefiro ficar com marcasmais conhecidas quem tem menos palhaçadas, nunca tive problemas por exemplo com a HP quanto a drivers, e como é de cliente vou tentar resolver por minha conta por que se esperar da ASUS, estamos todos lascados, e ia compra um net desses pra mim, já desisti e não vou recomendar a clientes já que sou eu que vou me ferrar se eles comprarem….fuja de ASUS, O DIA QUE VC PRECISAR FORMATAR E FOR NO FABRICANTE, A MAIORIA DOSDRIVERS NÃO FUNCIONAM. Não instalam corretamente.

    23 de novembro de 2012 at 03:36

  20. LORENA

    Boa tarde, eu tenho o ASUS EeePC N270 Windows XP VERSÃO 2002 home edition.
    Bom, eu queria saber umas coisas a respeito dele, estou tendo dificuldade em alterar o idioma para português, é possível?
    E outra, eu não estou conseguindo identificar o ícone do BLUETOOTH, ele tem? Por que eu estava lendo as informações acima e vocês informam que tem, mas eu estou tendo dificuldade.

    Aguardo resposta

    15 de janeiro de 2013 at 11:42

  21. Marilia

    desativei a bios e ativo reinicio e quando vou lá tá do mesmo jeito

    16 de janeiro de 2013 at 17:17

  22. Oi Lorena,

    Se voce comprou o seu netbook fora do brasil, o idioma padrao sera do pais de origem que voce adquiriu ele. Infelizmente a versao do seu windows nao tem como mudar o idioma, atualmente apenas o Windows 7 Ultimate é capaz deste recurso.

    Sobre o bluetooth, o modelo que possui tal conexao é o 1201N e o N270 não possui.

    20 de janeiro de 2013 at 10:13

  23. Erika Ursula da Silva Santos

    Olá, como faço para ligar a web cam do meu netbook asus Eee?

    23 de abril de 2013 at 17:02

  24. Edvaldo Filho

    Boa noite.

    4 de setembro de 2013 at 17:49

  25. luis

    tudo bem! tenho um netbook Eee Pc e agora algumas funções com o Fn não estão respondendo, como desabilitar busca de redes (F2) até Controle de volume(F12), os numeros do teclado ainda funcionam e o Num Luck. Tambem aquela função de ampliar imagens com o touch!! saberia o q houve!!!
    rato

    21 de outubro de 2013 at 09:13

Retornar a postagem | Comentarios RSS

Deixe um comentario