blogplus

O blog da Hardplus

Eletrônica embarcada

A eletrônica embarcada consiste na utilização de dispositivos eletrônicos em equipamentos móveis, como automóveis, navios, aviões e etc. Apesar da informática está cada vez mais presente nos automóveis, acredito que ela ainda esteja sendo sub utilizada pelas montadoras.

Os recursos mais comuns da eletrônica embarcada nos carros são mais voltados à mecânica do veículo, como injeção eletrônica, freios ABS, controles de aceleração, alarmes e etc. Mas como fica o gerenciamento de conteúdo multimídia, conectividade e demais recursos tão interessantes da informática?

Imagine como seria um veículo com uma tela principal capaz de reproduzir vídeos, músicas e imagens de um armazenamento interno ou via USB ou wireless! Esta mesma tela exibir os mapas de um GPS embutido ou conversar via celular com um cartão SIM embutido, proporcionando ainda o recurso de roteador 3G com os demais dispositivos wireless próximo ao carro! Controlar a temperatura do ar condicionado, volume dos alto falantes, navegar pela internet, comunicar-se via programas de mensagens instantâneas, e-mails vídeo game e etc.!

O computador de bordo que conhecemos hoje está destinado exclusivamente ao funcionamento do veículo, mas com o avanço no refinamento da tecnologia de transitores, que está migrando para 20 nanometros, as possibilidades são infinitas, mas por enquanto, vamos adaptando com gambiarras.

2 thoughts on “Eletrônica embarcada
  • Tatiane disse:

    Acho a idéia de combinar a informática com automóveis muito boa, mas na prática, o único problema será não se deixar distrair com tudo isso enquanto digiri e causar acidentes….

  • Os motoristas atualmente já se distraem no volante com os GPS, músicas, telefones celulares e etc.

    A implantação deste computador multimídia teria que ser feito como os DVDs Players adaptados: focalizado nos demais habitantes do veículo.

    Outros recursos deveriam ficar bloqueados enquanto o veículo estiver em movimento como a exibição de filmes, imagens, video games e etc.

Deixe uma resposta